Ariquemes / RO - quarta-feira, 22 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Termo de adesão ao Programa Brasil M.A.I.S já está disponível para órgãos e entidades de todo o País

Publicado em: 02/12/2020 - 12:00
Termo de adesão ao Programa Brasil M.A.I.S já está disponível para órgãos e entidades de todo o País

Brasília, 01/12/2020 – O Programa Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), já está disponível para adesão dos órgãos federais, estaduais e municipais, bem como de todos os integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).  

A ferramenta vai ampliar a capacidade de cobertura diária de imagens em alta precisão de todo o território nacional e auxiliar, também, no monitoramento de crimes ambientais, como desmatamento ilegal, queimadas, bem como na identificação de abertura de pistas de pouso clandestinas. O Brasil M.A.I.S também irá auxiliar no combate ao tráfico de drogas e demais crimes, como o trabalho escravo e o tráfico de pessoas.

Comparado a tecnologias utilizadas, a ferramenta, em uso pela Polícia Federal, permite receber cinco vezes mais imagens, com resolução sete vezes melhor, inclusive em regiões com alta nebulosidade, como é o caso da região Amazônica.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, destaca que o Brasil M.A.I.S faz parte de uma série de ações estruturantes, como aquisição de equipamentos e sistemas, que o Ministério está realizando para auxiliar as forças de segurança no combate ao crime.

Foram investidos R$ 49 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública na aquisição da tecnologia. Os órgãos públicos interessados em aderir, de forma gratuita, devem enviar ofício para a Secretaria Executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública  por meio do e-mail  [email protected] ou pelo site do MJSP.

A adesão ao sistema, cuja coordenação e operacionalização está a cargo da Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal, permitirá o acesso não apenas às imagens coletadas nas últimas 24 horas, mas também ao acervo diário do sistema, desde 2017, o que permitirá comparar mudanças ocorridas ao longo do período.

De acordo com o diretor Técnico-Científico da Polícia Federal, Alan de Oliveira Lopes, o contrato do sistema é de cinco anos e “pretende revolucionar a forma como se atua na prevenção, controle e repressão por meio das geotecnologias, incrementando e potencializando outras iniciativas governamentais no mesmo sentido”, afirma.

“O sistema de disponibilização de imagens diárias de alta resolução trata-se da solução mais moderna e eficiente no mundo, customizada para as necessidades da segurança pública no Brasil”, destacou Lopes.

Bons resultados

Antes de ser implantado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, projetos-piloto foram desenvolvidos e conduzidos em duas etapas ao longo de dois anos.

A primeira experiência foi regional, coordenada pela Superintendência Regional no Amazonas e permitiu a deflagração da Operação Arquimedes, que resultou no bloqueio de mais de R$ 50 milhões, bem como na apreensão de aproximadamente 8.000 m³ de madeira e ainda outros 140 contêineres carregados com o mesmo material. A segunda etapa, nacional, foi conduzida pela Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal e cobriu uma área de 181 mil km² na Amazônia Legal (cerca de 3,5% do total), quando se atuou no combate à extração irregular de minérios, no combate ao tráfico de drogas e ao desflorestamento.

Para o presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, o Brasil M.A.I.S irá ajudar o trabalho das polícias nos estados.

“Não só para a realização das perícias, mas também para o trabalho de investigação que é feito diariamente. Essa cobertura fotográfica diária é algo que vai facilitar bastante o trabalho que vem sendo feito e representa uma importante contribuição do Ministério da Justiça e Segurança Pública com a segurança do País e com o trabalho dos estados”, destacou.

O Programa Brasil M.A.I.S. prevê, ainda, a criação da RedeMAIS, que irá integrar as diversas instituições que terão acesso à tecnologia com capacitações conjuntas, troca de experiências, desenvolvimento de novas metodologias de atuação, dentre outras atividades de cooperação.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Agricultura - 42 minutos atrás Sessão itinerante extraordinária ocorre no estande da Alero nesta quinta-feira (23) Presente desde de 2015 na RRSI, a presença da Assembleia na feira internacional tem o propósito de aproximar os parlamentares dos produtores rurais, ampliar discussões e promover debates
2
Ação Parlamentar - 45 minutos atrás “Aqui nós produzimos comida”, diz Laerte Gomes ao defender direito à posse de terras aos produtores rurais de Rondônia Regularização fundiária foi o tema da audiência pública realizada no espaço da Assembleia Legislativa dentro da 11ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná.
3
Agricultura - 48 minutos atrás Crescimento e diversidade marcam o pavilhão de artesanato na Rondônia Rural Show Internacional A coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro, Adriele Malta, evidenciou que: “ver a participação crescente dos artesãos no pavilhão é extremamente gratificante
4
Cidades-RO - 54 minutos atrás Mesa Redonda de segurança pública sobre Bullying e Cyberbullying no ambiente escolar é realizada pela Alero durante 11ª RRSI Na manhã da última terça-feira (21), a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio de sua Assessoria Militar, comandada pelo tenente-coronel da Polícia Militar, Emanoel Lourenço do Nascimento
5
Destaque - 2 horas atrás Mais de 600 lotes de veículos conservados estarão disponíveis em leilão eletrônico do Detran-RO O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) torna público o edital nº 98/2024, de Leilão Público na forma eletrônica, para a venda de veículos removidos conservados, ou seja, que estão em condições de voltar a circular

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::