Ariquemes / RO - domingo, 19 de maio de 2024
(69) 99929-2272

O homem que vendeu a Torre Eiffel

Publicado em: 15/01/2015 - 12:00
O homem que vendeu a Torre Eiffel

 Ele foi em maio de 1925, quando Victor Lustig primeiro concebeu o esquema que faria dele uma lenda. Com os documentos e papéis timbrados proclamando-o director-adjunto dos Ministère de Postes et telégrafos (o Ministério dos Correios e Telecomunicações), Lustig tinha enviado notas para Paris proeminentes empresas de sucata de metal urgentemente pedindo-lhes para encontrá-lo no Hotel de Crillon. Seis traficantes veio, curioso o que o governo francês queria com eles. Depois de uma refeição caro e muito vinho, Lustig declarou, em sua forma típica carismático, que a cidade de Paris ia derrubar a Torre Eiffel e vendê-lo para a sucata. Este foi um grande segredo e do público não poderia saber, neste ponto, é claro, mas ele queria que as empresas de sucata de metal para licitar um contra o outro para ver quem ficaria com este contrato com o governo extremamente valioso.

 
As negociações começaram em sério com Andre Poisson vencer a licitação para setenta mil dólares (cerca de um milhão de dólares hoje). Era um monte de dinheiro, mas de Poisson, que era novo na cidade e queria estabelecer uma reputação, que valeu a pena o enorme contrato. É claro que havia um problema muito grande. Victor Lustig não trabalho para o Ministério da Postes et telégrafos. Na verdade, Lustig não funcionou para o governo francês em tudo. Victor Lustig era um vigarista.
 
Nascido em Arnau, Áustria-Hungria (hoje Hostinne, República Checa) em 1890, não se sabe muito da infância de Lustig além de ele nasceu como Robert V. Miller a uma família de classe média alta. Em tenra idade, ele decidiu viajar pelo mundo. Para financiar suas aventuras, ele levou para enganar as pessoas ricas. Fluente em várias línguas, devido às variadas culturas de sua terra natal, ele montou transatlânticos entre a Europa e América fazendo o papel de um jovem rico, livre de gastar – e deu-se um novo apelido, o "Conde".
 
 
Victor_LustigO Conde seria vinho, jantar, e potenciais charme marcas, até que finalmente conversa se voltou para sua linha de trabalho e fonte de riqueza óbvio. Relutantemente e pedindo maior segredo, ele iria revelar sua "caixa de dinheiro" (também conhecido como um Box romeno). A con bem conhecida, a "caixa de dinheiro" era essencialmente uma impressora dinheiro falso – cuspindo contas que estavam escondidos na máquina. A engenhoca foi feita de mogno bonita e era do tamanho de um baú. Ele gostaria de pedir a sua marca para uma nota de cem dólares, insira-o na máquina, esperar algumas horas para "transformação química", e quando voltaram, dois dos projetos de lei iria surgir. Como Lustig iria colocá-lo, "a caixa literalmente pago por si … e mais um pouco."
 
Os empreendedores novos amigos de Lustig iria implorar para vendê-lo, apesar de Lustig "relutância". Depois de muita persuasão e subindo lances, Lustig concordaria em vendê-lo por, às vezes, até trinta mil. Depois de mais alguns ensaios – e mais algumas centenas de notas de dólar – Lustig partiria o navio e deixe a caixa de dinheiro com seus novos proprietários. Seria apenas uma questão de tempo antes que eles perceberam que era golpe, mas isso não importava. Lustig já tinha ido embora, em sua próxima con.
 
Sua coup-de-graça de cons veio a ele quando ele estava lendo um artigo de jornal sobre a Torre Eiffel. O artigo comentou sobre o alto custo de manutenção e reparos para a Torre, fazendo menção de que foi enferrujando. Você vê, a Torre Eiffel não era reverenciado na época, como é hoje. Quando foi construída em 1889 para a Feira Mundial de Paris, ele nunca foi concebido para ser permanente; na verdade, ele só tinha uma autorização para permanecer em pé por 20 anos, até 1909. Devido ao valor fornecido para as transmissões de rádio e de turismo, a cidade de Paris manteve ereto. Apesar disso, muitos parisienses acreditava ser uma monstruosidade, incluindo escritores famosos Alexandre Dumas (que chamou de uma "construção repugnante") e Guy de Maupassant ("O que vai ser pensado a nossa geração se não quebrar esta pirâmide magro." ) Toda esta história de fundo, e os sentimentos do público deu Lustig a idéia.
 
Apesar do interesse do negócio de metal seis sucata parisiense, Lustig já havia identificado a sua marca – Andre Poisson. Como mencionado, Poisson era novo para a comunidade empresarial e estava querendo fazer um splash. Como suspeitava do Conde, quando ele tomou todos os potenciais contratantes para a torre em uma limusine para um passeio, foi Poisson que muito claramente foi o mais sério sobre ganhar o contrato.
 
No entanto, a esposa de Poisson não tinha tanta certeza. Ela pensou que a coisa toda pareceu duvidoso, com todo o sigilo e rápido movimento natureza do negócio. Para acalmar seus temores, o Conde organizou uma reunião em que ele confessou … Lustig explicou Poisson e sua esposa que ele era apenas um burocrata humilde, esperado para impressionar, mas dificilmente fazendo o suficiente para pagar suas contas. Assim, para além das encomendas de discrição normal quando facilitando contratos como este, ele tendia a gosto de manter as coisas extremamente silencioso em fechar o negócio para evitar a atenção indesejada. Poisson sabia exatamente o que isso significava – Lustig estava aberto a subornos. Poisson e sua esposa, na verdade, bastante aliviado, obrigado, dando o Conde cinquenta mil para se certificar de Poisson iria ganhar a licitação. Acrescentando a vinte mil para o contrato atual, Lustig tinha setenta mil, ou cerca de um milhão de dólares hoje, em suas mãos. Dentro de uma hora de receber o dinheiro, o conde deixou Paris.
 
Surpreendentemente, apesar da enorme quantia que tinha mudado de mãos, ao perceber que ele tinha sido teve, Poisson decidiu manter a boca fechada. O dinheiro foi provavelmente ido uma ou outra maneira, mas, pelo menos, por manter o silêncio, ele podia manter-se de tornar-se motivo de riso do mundo dos negócios em Paris. Então, no final, o preço de ser envergonhado e, potencialmente, ser preso por suborno feito isso não vale a pena.
 
Tal como tinha funcionado tão bem da primeira vez, Lustig decidi tentar novamente. Apenas seis meses depois, ele retornou a Paris com os mesmos cabeçalhos e convocou cinco novas empresas de sucata de metal. Ele tomar as suas refeições eles, assim como antes, mas como um negócio estava sendo consumado com um dos traficantes de ferro, outro tornou-se suspeito. Ele contatou a polícia. Quando Lustig pego vento dele, ele abandonou o negócio e fugiu às pressas para os Estados Unidos, provavelmente em um dos transatlânticos onde ele tem o seu início.
 
Se alguém pensou que o conde tinha aprendido a lição, eles seriam muito enganado. Ele mais uma vez voltou-se para a caixa de dinheiro para seus golpes. Levando em dezenas de apelido e duradouro várias detenções – incluindo um que ele desembarcou na mesma prisão Indiana como . ex-jogador de beisebol profissional virou gangster famoso na off-season, John Dillinger The Count enganado pessoas inocentes em Indiana, Nebraska, Texas, e Chicago, incluindo um xerife texano que o seguiram por todo o país, apenas para finalmente pegá-lo e ser enganado novamente quando Lustig convenceu-o de que era o xerife que não conseguiu trabalhar a máquina corretamente.
 
Algum tempo antes de 1930, ele mesmo teria enganado o mais famoso gangster do nosso tempo, Al Capone. A história diz que ele convenceu Capone para dar-lhe cinquenta mil com a promessa de dobrar seu dinheiro em 60 dias com o seu mais novo empreendimento. Sabendo muito bem reputação perigosa de Capone, ele deixou o dinheiro sentar-se em um banco por 59 dias. Ele, então, voltou para Capone para dizer-lhe o negócio caiu completamente, e que ele tinha perdido os fundos, mas estava disposto a reembolsar o montante investido fora do seu próprio bolso. Capone, evidentemente, ficou tão impressionado com a integridade de Lustig que ele só o fez pagar cerca de US $ 45,000- $ 49.000 do dinheiro (relatórios variam sobre a quantidade exata Capone deixá-lo ficar). Um pouco de bom lucro para o mínimo de esforço do con do homem.
 
Como Lustig tornou-se mais confiante e arrogante em suas habilidades, assim fizeram seus riscos – o que levou a ele, eventualmente, ser apanhado e condenado a uma pena de prisão substancial. Em 1930, ele se juntou com um químico Nebraska chamado Tom Shaw e começou uma operação de contrafacção real; pratos, papel, tinta, os nove metros. As contas parecia tão real que eles foram capazes de liberar até cem mil dólares por mês para a economia dos Estados Unidos (cerca de 1,4 milhões hoje). Esta quantidade de dinheiro nunca ia escapar aos olhos do Serviço Secreto. "Lustig dinheiro" continuou mostrando-se a partir de New Orleans para Chicago.
 
Mesmo assim, o Serviço Secreto tem uma pequena ajuda na captura o homem por trás de tudo. Você vê, quando a namorada de Lustig suspeitar dele de traindo ela, ela transformou-o em. Com a ajuda dela, o Serviço Secreto foi capaz de pegá-lo passeando Broadway no Upper West Side, em Nova York. Com uma maleta cheia de roupas caras e nenhum sinal de nervosismo, um agente do Serviço Secreto comentou ao Conde que, "Você é o mais suave con homem que já viveu."
 
Lustig não foi feito ainda. Ele de alguma forma escapou prisão através de uma corda de lençol, mas foi pego em Pittsburgh um mês depois. Ele foi, então, condenado a 20 anos na mais famosa prisão de todos eles – Alcatraz. Lá, ele viveu o resto de seus dias. Apesar de seu sucesso como um con-artista, sua morte atraiu nenhuma atenção do público real no início, relatada pela primeira vez ao público em um New York Times artigo de 31 de agosto de 1949, em que o irmão de Lustig disse a um juiz que o Conde famoso tinha passado de distância, dois anos antes na prisão.
 
 
 
 
 
 
 
 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::