Ariquemes / RO - sexta-feira, 21 de junho de 2024
(69) 99929-2272

Trânsito de Mercúrio: Brasil verá minieclipse do planeta vizinho pela 4ª vez no século

Publicado em: 08/11/2019 - 12:00
Trânsito de Mercúrio: Brasil verá minieclipse do planeta vizinho pela 4ª vez no século

Nesta segunda-feira (11), vai ocorrer um evento astronômico interessante e pouco conhecido: um trânsito planetário. Volta e meia eu falo aqui de trânsito planetário, mas sempre em relação a planetas de outros sistemas estelares. Isso porque esse fenômeno é uma das técnicas de detecção de exoplanetas, os planetas fora do Sistema Solar. Além do trânsito planetário, a espectroscopia de alta precisão é outra técnica bastante usada.

Mas o que vem a ser um trânsito planetário?

Um trânsito planetário é o evento que se dá quando um planeta "passa na frente" de um observador que esteja observando a estrela do seu sistema. Com um alinhamento favorável das órbitas, é possível perceber quando um exoplaneta passa na frente da sua estrela através de uma minúscula redução no brilho dela. Muita gente chama isso de "minieclipse", já que o planeta é incapaz de bloquear toda a luz da estrela. Essa é a técnica usada pelo finado telescópio espacial Kepler, recordista de descobrimentos de exoplanetas. Essa é também a técnica usado pelo seu sucessor, o satélite TESS.

Mas não é necessário ir muito longe para se ver um trânsito planetário, apenas esperar algum tempo. Às vezes, podemos observar trânsitos de planetas no nosso Sistema Solar.

De tempos em tempos, Mercúrio e Vênus passam na frente do disco solar e podemos observar isso aqui da Terra – claro, com os devidos cuidados. Como os dois planetas ficam entre a Terra e o Sol, é natural que isso aconteça, mas são necessárias condições especiais de inclinação das órbitas. Por isso, esses fenômenos não são tão comuns.

O trânsito de Mercúrio é mais comum, acontece por volta de 13-14 vezes a cada 100 anos. Já os trânsitos de Vênus são muito mais raros, com intervalos de mais de 100 anos. O último deles aconteceu em junho de 2012 e o próximo será em 2117.

O trânsito de segunda-feira deve começar às 09:35 da manhã e deve durar até às 15:04. Durante o evento, será possível ver Mercúrio como um círculo bem escuro contra a superfície iluminada do Sol.

Mas atenção! Nunca, jamais, em nenhuma hipótese olhe diretamente para o Sol! Principalmente se você tiver alguma luneta ou telescópio. As chances de uma lesão grave e permanente são imensas. Nem mesmo use soluções caseiras de vidros sujos ou radiografias, isso não filtra os raios ultravioleta.

O método mais seguro para se observar o Sol, suas manchas ou qualquer evento de trânsito como esse com uma luneta ou telescópio é fazer uma projeção da sua imagem em um anteparo claro. Galileu, que não era bobo nem nada, fazia isso em uma tela de pintura e desenhava as manchas que observava. Para se olhar para o Sol é necessário um bom filtro de densidade, ou seja, nada desses filtros coloridos.

Uma opção segura é procurar a famosa "lente de solda", aquele vidro escuro que cobre o visor dos capacetes de proteção usados por soldadores profissionais. Você pode encontrá-los em casas de material para construção a menos de R$ 10 cada. Se você for mesmo procurar um, compre o número 14, que é o mais escuro de todos. Eu usei um desses no último eclipse solar total no Chile.

Os trânsitos de Vênus e Mercúrio tiveram importância muito grande na história da astronomia: foi em um trânsito de Vênus que foi possível finalmente se obter a distância Terra-Sol, em 1639. O valor obtido era bem menor do que o valor atual, mas ainda assim era o melhor de sua época. Aliás, até então não havia medidas de distâncias absolutas de planetas ao Sol, apenas as distâncias relativas à Terra.

Por exemplo, sabia-se que a distância de Vênus ao Sol era de uns 70% da distância Terra-Sol, mas ninguém tinha ideia de quantos quilômetros (ou léguas, na verdade) isso representava. Hoje em dia, trânsitos de Vênus e Mercúrio são usados para "calibrar" as observações de trânsitos de exoplanetas, ajudando a caracterizá-los melhor.

Para observar o evento de forma segura, procure um clube de astronomia, planetário ou universidade que esteja se programando para observar o trânsito. Em São Paulo, o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) vai acompanhar desde cedo, assim como o Observatório do Valongo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Não perca, pois o próximo só em 13 de novembro de 2032! Este é o quarto deste século, com 13 trânsitos do planeta.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Agricultura - 11 horas atrás Juntos pelo Agro: Senar e Sebrae Rondônia iniciam parceria com foco na cafeicultura Em Rondônia, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizaram uma série de reuniões, entre os dias 10 e 12 de junho, com cafeicultores de São Miguel do Guaporé
2
Rondônia - 11 horas atrás Polícia Militar é destaque na Segurança da Rondônia Rural Show Internacional O evento, sediado no Centro Tecnológico Vandeci Rack, reuniu cerca de 276 mil visitantes, sendo a maior feira do agronegócio da região Norte
3
Ariquemes Online - 11 horas atrás Foragido da Justiça de Ariquemes é recapturado pela Polícia Militar em Cerejeiras De acordo com informações do boletim de ocorrência, Por volta das 16 horas, uma equipe da Polícia Militar em patrulhamento visualizou um homem o qual havia suspeita de ser foragido da justiça
4
Cidades-RO - 11 horas atrás Ação Rápida: PRF apreende arma de fogo em Ji-Paraná A equipe estava em deslocamento quando visualizou uma TOYOTA/Hilux, realizando ultrapassagem em faixa contínua e forçando passagem entre os veículos. Ato contínuo, a equipe deu ordem de parada ao veículo
5
Rondônia - 12 horas atrás Prefeitos buscam solução para compensar perdas nos repasses de fundo estadual para os municípios Com exceção de cinco prefeitos que receberam os recursos de forma antecipada, os demais prefeitos alegam que estão sem condições de arcar com os compromissos firmados

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::