Ariquemes / RO - sábado, 22 de junho de 2024
(69) 99929-2272

Star Wars: A ascensão Skywalker se esforça para fugir de riscos em final mediano da saga; G1 já viu

Publicado em: 18/12/2019 - 12:00
Star Wars: A ascensão Skywalker se esforça para fugir de riscos em final mediano da saga; G1 já viu

Em certo ponto, alguém em "Star Wars: A ascensão Skywalker" diz que a missão de um Jedi, os heróis de toda a saga, é lutar contra o medo. Uma declaração irônica, já que falta ao filme a coragem para ir além do esperado e dar à história o final que ela merecia de verdade.

O nono episódio, que estreia no Brasil nesta quinta-feira (19), está longe de ser ruim, mas é triste ver a conclusão de uma aventura de mais de 40 anos fugindo tanto de riscos. Isso quer dizer que ela pode até agradar grande parte dos fãs sedentos por nostalgia, mas perde a oportunidade de surpreender.

Tudo bem para quem gosta de se sentir esperto ao prever cada "relevação" da trama, mas é frustrante para aqueles que se apaixonaram pela franquia ao ouvir pela primeira vez uma das reviravoltas mais famosas do cinema – "Não, eu sou seu pai".

O retorno de J. J.

Em "A ascensão Skywalker", o trio formado por Rey (Daisy Ridley), Finn (John Boyega) e Poe (Oscar Isaac) se reencontra para a batalha final entre a Resistência e a maligna Primeira Ordem, reforçada por um possível – mas improvável – retorno do maior vilão da trilogia original, o imperador Palpatine (Ian McDiarmid).

O retorno do diretor J. J. Abrams, responsável pela abertura dessa nova trilogia em "O despertar da Força" (2015), já anunciava que o estúdio preferia jogar seguro. Afinal, apesar de excelente, a maior crítica ao primeiro filme era sua quase releitura de "Uma nova esperança" (1977).

Infelizmente, o que era aceitável para uma nova introdução à saga deixa o gosto de oportunidade perdida em sua conclusão. O roteiro escrito por ele e por Chris Terrio (ganhador de um Oscar por "Argo") consegue reproduzir o clima de aventura espacial dos primeiros filme de George Lucas, mas tem medo de tentar qualquer coisa nova.

Pior – e alguns podem considerar este parágrafo um spoiler, então quem não quer saber de nada pode pular para o próximo –, se concentra demais em desfazer os rumos mais disruptivos tomados por "Os últimos Jedi" (2017), ao invés de abraçar a liberdade criada por Ryan Johnson.

Entre negar o que aconteceu no episódio anterior e algumas voltas desnecessárias pela galáxia, o filme não consegue desenvolver o resto da narrativa e se torna dependente demais – até para o universo de "Star Wars" – do acaso e de coincidências.

Força na união

A relativa simplicidade da trama pelo menos ganha com a proximidade dos dos três protagonistas, já que a química entre os atores é uma das melhores coisas da nova trilogia desde seu começo.

A história ainda presta belíssimas homenagens a personagens importantes de seus nove episódios, em frente e de trás das câmeras – vale prestar atenção a cada personagem de fundo que ganha algum segundo a mais de tela e a alguns nomes dos créditos finais.

É preciso ser justo também e lembrar que a triste morte de Carrie Fisher em 2016, intérprete da única sobrevivente do trio original nos filmes, deve ter dificultado e muito a vida dos roteiristas.

O uso de gravações não utilizadas de "O despertar da Força" para garantir a presença da atriz no filme não deve incomodar a maioria do público que não sabe do truque, mas salta aos olhos dos fãs mais envolvidos. Mesmo assim, garante uma despedida digna à princesa Leia de Fisher, por mais que um tanto melancólica.

Do outro lado da Força, Adam Driver (indicado a um Globo de Ouro por "História de um casamento") apresenta um vilão mais contido, com a maior – e mais previsível – jornada de um personagem dos novos filmes. O ator pode não repetir a grande atuação do filme de Noah Baumbach, mas traz um certo equilíbrio ao poder do carisma do trio de heróis.

O futuro do império

"A ascensão Skywalker" encerra a história da família mais poderosa de uma galáxia muito, muito distante amarrando a maior parte das pontas soltas. Um grande feito, sem dúvidas, mas uma pena que consiga isso ao simplesmente negar o que seu antecessor construiu, olhando mais para o passado do que para o futuro.

Um filme feito para agradar aos desejos de seus fãs, e não para desafiá-los. Considerando o império que a Disney ainda pretende manter faz sentido. Mas os Skywalkers mereciam muito mais que um final mediano.

Quem sabe daqui dez anos, com a conclusão de uma inevitável nova trilogia.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Cidades-RO - 2 minutos atrás Confira programação do Flor do Maracujá deste sábado (22) em Porto Velho A 40ª edição do Flor do Maracujá, maior arraial do Norte, acontece entre os dias 21 e 30 de junho. Realizada pelo governo de Rondônia, com organização da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel)
2
Cultura - 6 minutos atrás Reconhecimento de nossa cultura: Programa de rádio da França exibe série especial de músicas rondonienses 30 músicas autorais produzidas em Rondônia vão ser exibidas em um programa de rádio na segunda maior cidade da França
3
Justiça - 16 horas atrás Tráfico interestadual de drogas: Operação Hermes da PF cumpriu em Porto Velho 21 mandados judiciais Conforme apurado, cerca de 50 Kg de narcóticos foram enviados por mais de 50 pacotes identificamos
4
Rondônia - 16 horas atrás Estratégias são tomadas pela Caerd para garantir abastecimento de água à população de Rondônia durante verão amazônico Para as medidas em curto prazo, estão previstas ações como a limpeza e desassoreamento de rios para garantir a qualidade e quantidade de água nos pontos de captação, melhorias emergenciais nas Estações de Tratamento de Água
5
Agricultura - 16 horas atrás Programa Mais Calcário: governo de RO entrega mais de 4 mil toneladas às famílias produtoras O governo de Rondônia concluiu neste primeiro semestre de 2024, a distribuição de 4.224 mil toneladas de calcário, por meio do Programa Mais Calcário, beneficiando centenas de famílias produtoras.

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::