Ariquemes / RO - terça-feira, 2 de julho de 2024
(69) 99929-2272

Para Mulheres na Ciência: vencedoras ganham recursos e criticam machismo

Publicado em: 02/10/2017 - 12:00
Para Mulheres na Ciência: vencedoras ganham recursos e criticam machismo

 

(FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

 

 

 

 

 

A edição de 2017 do Prêmio para Mulheres na Ciênciapremiou 7 brasileiras com bolsas de pesquisa no valor de R$50 mil. O projeto da L’Oréal Brasil em parceria com a UNESCO e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) premiou mulheres do Pará, Rio de Janeiro e Curitiba.

Dentre os estudos está o de Jenaina Ribeiro Soares, física da Universidade Federal de Lavras, que afirma que os recursos vieram em ótima hora. "Eles vão nos tirar de um sufoco, a situação de ter equipamentos parados por falta de reagentes. Além disso, vamos poder comprar material para instrumentação científica barateada. Tudo isso vai permitir desenvolver projetos de ponta e inéditos no país”, afirmou, em comunicado à imprensa.

 

 

 

 

 

(FOTO: REPRODUÇÃO)

 

 

 

 

 

Já a matemática Diana Nóbrega, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro acredita que a bolsa vai ajudar a atrair mais alunos e a melhorar a infraestrutura para pesquisa na Uerj. A pesquisadora tem ainda a perspectiva de construir um mini laboratório.

As outras cientistas concordam que o dinheiro é crucial e destacam a importância do prêmio para reconhecer e trazer mais mulheres para a área científica. Pâmela Carpes, uma das premiadas, diz ter ficado muito contente por alguém ter lido e acreditado em seu trabalho, mas acredita que a relevância da premiação vai muito além: “É o reconhecimento à participação feminina na ciência – uma ciência que, desde sempre, tem muito mais rostos masculinos, não porque as mulheres não fazem ciência, mas sim porque não são apoiadas e reconhecidas”.

Mulheres na ciência
Segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desde 2010 o número total de pesquisadoras mulheres se iguala ao de homens, ainda que haja diferenças na presença entre áreas de conhecimento.

O problema, portanto, reside nas áreas de chefia, que continuam sendo dominadas por homens: "Na minha instituição, as chefias são masculinas. A gente vê claramente um problema de progressão de carreira", conta Gabriela Nestal, pesquisadora premiada do Instituto Nacional do Câncer – Inca.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::