Ariquemes / RO - sábado, 4 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Com machucados graves, neandertal sobreviveu graças à ajuda de amigos

Publicado em: 24/10/2017 - 12:00
Com machucados graves, neandertal sobreviveu graças à ajuda de amigos

 

REPRESENTAÇÃO FEITA DOS NEANDERTAIS (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

 

 

 

 

 

Se juntos já causam, imagina juntos. A análise do esqueleto de um neandertal que viveu há mais de 50 mil anos e foi encontrado em uma caverna no Iraque indica a importância dos laços sociais e de cooperação entre os hominídeos. Batizado de Shanidar 1, o membro da espécieapresentava múltiplas lesões e tinha perdido a audição, mas conseguiu sobreviver até cerca 40 anos de idade.

Erik Trinkaus, antropólogo norte-americano especialista no estudo dos neandertais, participou da análise do esqueleto e afirmou que é possível concluir que a ajuda de outros hominídeos foi essencial para a sobrevivência de Shanidar 1. Ele apresentava um grave machucado no rosto, fraturas múltiplas, uma lesão permanente em sua coxa e uma possível amputação na altura do cotovelo direito — além de degenerações gradativas em seu organismo responsáveis pela perda de audição.

Com esse quadro, afirma Trinakus, o neandertal se tornaria uma presa fácil no ambiente em que vivia, mas foi "protegido" e se tornou dependente de seu grupo social, vivendo por um período relativamente longo.

 

 

 

 

 

O CRÂNIO DE SHANIDAR 1 (FOTO: ERIK TRINKAUS)

 

 

 

 

De acordo com o antropólogo, já foram encontrados outros neandertais que apresentavam condições físicas semelhantes ao de Shanidar 1, o que indica os laços básicos de "humanidade" entre os hominídeos. Os Homo sapiens, por sinal, conviveram junto dos neandertais: de acordo com pesquisas recentes, há registros de acasalamentosentre as espécies há pelo menos 219 mil anos.

Os primeiros registros de neandertais datam de cerca de 400 mil anos atrás, com esqueletos encontrados em parte da Ásia e na Europa. Ainda não há comprovações definitivas sobre o motivo de sua extinção, que aconteceu há 40 mil anos, mas cientistas acreditam que a competição por comida favoreceu os Homo sapiens, mais adaptados a viverem com uma dieta variada em tempos de escassez.

(Com informações do Science Daily)

 

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::