Ariquemes / RO - terça-feira, 2 de julho de 2024
(69) 99929-2272

Cientistas encontram inseto supostamente extinto há 30 anos

Publicado em: 11/10/2017 - 12:00
Cientistas encontram inseto supostamente extinto há 30 anos

 

(FOTO: REPRODUÇÃO TWITTER)

 

 

 

 

 

Por cerca de seis décadas, pensou-se que as lagostas-de-árvore (Dryococelus australis) estavam extintas, mas uma nova pesquisa sugere que o misterioso inseto da Ilha Lord Howe,no Mar da Tasmânia, a cerca de 600 km da costa da Austrália, ainda está por perto e pode retornar ao seu habitat natural em breve. 

As ameaças à espécie começaram em 1918, quando uma embarcação australiana chegou na ilha levando ratos pretos, eliminando várias espécies nativas. Cinco pássaros, duas plantas e 13 invertebrados, incluindo a lagosta-de-árvore — não encontrados em nenhum outro lugar do mundo.

Na década de 1960, escaladores da Pirâmide de Ball, uma pilha vulcânica a 20 quilômetros a sudeste da Ilha Lord Howe, descobriram alguns cadáveres frescos desses insetos. Contudo, eles não se pareciam com as "lagostas", o que fez com que a espécie fosse oficialmente extinta em 1986.

 

 

 

 

 

PIRÂMIDE DE BALL, ONDE OS INSETOS FORAM REENCONTRADOS (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

 

 

 

 

 

Mas, em 2001, um pequeno grupo de insetos foi encontrado vivo na rocha, o que resultou em um programa de criação em cativeiro. Foi apernas em 2017 que um teste de DNA confirmou que os insetos são, de fato, lagostas-de-árvore.

 

 

 

 

 

COMPARAÇÃO ENTRE O ESPÉCIME ENCONTRADO E UM DRYOCOCELUS AUSTRALIS "ORIGINAL" (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

 

 

 

 

Para Alexander Mikheyev, líder da pesquisa, a natureza deu muita sorte de não ter perdido essa espécie, porque tudo indicava que isso havia ocorrido: "Tivemos uma outra chance, mas muito frenquentemente não temos", disse em comunicado.

Embora os insetos encontrados na rocha não se pareçam com os espécimes da Ilha Lord Howe, a comparação entre os genomas dos dois animais mostrou menos de 1 por cento de diferença — divergência pequena o suficiente para que os exemplares sejam considerados da mesma espécie.

"Descobrimos o que todos esperavam encontrar, que apesar de algumas diferenças morfológicas significativas, essas são realmente a mesma espécie", afirmou Mikheyev. Entretanto, a espécie continua seriamente ameaçada de extinção.

O especialista ressalta que o "inseto-bastão" ilustra a fragilidade dos ecossistemas de ilhas e o quão vulneráveis são às mudanças provocadas pelos humanos. "Foi necessário apenas um naufrágio, e a fauna da ilha foi alterada de maneira muito fundamental".

 

 

 

 

 

ILHA LORD HOWE, PERTO DA COSTA AUSTRALIANA (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::