Ariquemes / RO - sexta-feira, 21 de junho de 2024
(69) 99929-2272

Agachamento profundo: benefícios de praticá-lo

Publicado em: 08/11/2019 - 12:00
Agachamento profundo: benefícios de praticá-lo

O agachamento profundo não é outro senão aquele em que as coxas ultrapassam o paralelo, colocando a articulação do quadril abaixo da articulação do joelho. Trata-se de um exercício que nos ajuda a desenvolver e fortalecer quase todas as fibras musculares do corpo.

Por esse motivo, será essencial entender a nossa posição corporal – biomecânica – para concluir o movimento do agachamento profundo. A seguir, descobriremos quais são os músculos que influenciam na execução do exercício.

Quais músculos estão envolvidos nos agachamentos profundos?
Como mencionamos anteriormente, conhecer a biomecânica do movimento será fundamental para uma execução correta. Os músculos envolvidos no agachamento profundo são os seguintes:

Quadríceps: trata-se do maior músculo do corpo. O quadríceps é formado por 4 segmentos: o reto femoral, que está inserido na coluna ilíaca, o vasto externo, o vasto interno e o vasto médio. Os três têm sua inserção no fêmur e chegam até a rótula.
Femoral: esse músculo é antagonista ao quadríceps. Sua função mais importante é a de compensar a extensão com a flexão. Quando falamos sobre o agachamento profundo, o femoral é responsável por controlar a velocidade de descida, e é por isso que se torna tão relevante nesses casos.
Outros músculos: embora menos importantes, também influenciam o agachamento do músculo semimembranoso e semitendinoso, além do tensor da fáscia lata, dos adutores, do menor e do maior. Em menor grau, também estão envolvidos o glúteo maior e os eretores da coluna espinhal.

Agachamentos profundos vs. agachamentos tradicionais

A seguir, vamos repassar as vantagens de praticar o agachamento profundo ao invés do agachamento tradicional.

Os ligamentos cruzados são muito importantes em várias modalidades esportivas, e o agachamento profundo é menos prejudicial para eles do que o tradicional. Esses ligamentos são, como já sabemos, fundamentais para a estabilidade do joelho. Sempre que pudermos, devemos protegê-los de lesões que exigiriam um certo tempo de repouso ou até cirurgias.
Obteremos maior desenvolvimento, além de maior ganho de força no quadríceps em comparação com o agachamento tradicional. Isso ocorre porque a força máxima do quadríceps ocorre a 90 graus de flexão.
Obteremos uma maior ativação, tanto dos músculos posteriores da coxa quanto dos glúteos. Esses últimos são a musculatura mais envolvida ao fazer sprints e corridas curtas. Com o agachamento profundo, portanto, melhoraremos o desempenho em esportes como futebol, basquete etc.

Benefícios de praticar o agachamento profundo
O agachamento profundo é, sem dúvida, o melhor exercício para trabalhar as pernas, especialmente se for feito rompendo o paralelo. Além dos benefícios mencionados acima, podemos adicionar estes outros:

Melhora a mobilidade das fibras musculares da parte inferior do corpo.
No agachamento profundo, trabalhamos o movimento completo, o que ajuda a reduzir o risco de ruptura fibrilar. Se acostumarmos a fibra a aumentar seu grau de extensão, melhoraremos as adaptações.
O agachamento profundo ocorre no plano sagital do joelho e do quadril e na parte alta do tornozelo. Isso permitirá que essas regiões possam suportar mais peso e também contribuirá para melhorar a rigidez do tecido.
Com esta prática, garantiremos que as articulações, cartilagens e meniscos sejam estimulados de maneira mais otimizada, o que serve para reduzir o risco de lesões.
Quanto à hipertrofia muscular – o ganho de massa muscular – estudos recentes mostraram hipertrofia superior com o agachamento profundo em relação ao agachamento tradicional.

Também é favorável para a estabilização lombo-pélvica, algo fundamental quando se trata de prevenir lesões tão incômodas quanto a temida pubalgia.
Alívio da dor: em pessoas com uma lordose importante em sua região lombo-sacral, que produz uma dor que pode ser muito intensa, ao fazer o agachamento profundo a pelve gira para trás, o que permite que a coluna se alongue e os incômodos diminuam.

Com todas essas informações, podemos erradicar os mitos sobre o agachamento profundo. Não devemos ter medo de nos lesionar com a prática deles, mas pelo contrário. Por que não começar a praticá-lo como parte de sua rotina de exercícios?

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Agricultura - 11 horas atrás Juntos pelo Agro: Senar e Sebrae Rondônia iniciam parceria com foco na cafeicultura Em Rondônia, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizaram uma série de reuniões, entre os dias 10 e 12 de junho, com cafeicultores de São Miguel do Guaporé
2
Rondônia - 11 horas atrás Polícia Militar é destaque na Segurança da Rondônia Rural Show Internacional O evento, sediado no Centro Tecnológico Vandeci Rack, reuniu cerca de 276 mil visitantes, sendo a maior feira do agronegócio da região Norte
3
Ariquemes Online - 11 horas atrás Foragido da Justiça de Ariquemes é recapturado pela Polícia Militar em Cerejeiras De acordo com informações do boletim de ocorrência, Por volta das 16 horas, uma equipe da Polícia Militar em patrulhamento visualizou um homem o qual havia suspeita de ser foragido da justiça
4
Cidades-RO - 11 horas atrás Ação Rápida: PRF apreende arma de fogo em Ji-Paraná A equipe estava em deslocamento quando visualizou uma TOYOTA/Hilux, realizando ultrapassagem em faixa contínua e forçando passagem entre os veículos. Ato contínuo, a equipe deu ordem de parada ao veículo
5
Rondônia - 12 horas atrás Prefeitos buscam solução para compensar perdas nos repasses de fundo estadual para os municípios Com exceção de cinco prefeitos que receberam os recursos de forma antecipada, os demais prefeitos alegam que estão sem condições de arcar com os compromissos firmados

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::