Ariquemes / RO - domingo, 19 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Problema de Capital: Natal concentra quase 70% de moradores de rua no Rio Grande do Norte

Publicado em: 10/08/2023 - 5:33
Problema de Capital: Natal concentra quase 70% de moradores de rua no Rio Grande do Norte

Segundo estudo realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), 67,71% das pessoas que moram na rua no estado estão concentradas em Natal, capital potiguar

O Censo foi realizado pelo Governo do Estado por meio da SETHAS e  em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) e o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP).

A SETHAS realizou Seminário “Apresentação do Diagnóstico Situacional da População em Situação de Rua no Rio Grande do Norte” com os resultados do primeiro censo deste segmento populacional no Rio Grande do Norte
O Seminário foi destinado a pesquisadores, voluntários da Pesquisa, CIAMP-RUA (Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua) SAR (Serviço de Assistência Rural e Urbano), secretarias de estado, secretários/as e equipes da assistência social dos municípios convidados e o Movimento Nacional da População em Situação de Rua no RN.

O estudo é inédito na história do Rio Grande do Norte, relatou a secretária da SETHAS, Iris Oliveira. “O Censo da População em Situação de Rua no Estado foi realizado por uma determinação da governadora Fátima Bezerra, em primeiro lugar, para a defesa e garantia de direitos e prestação de serviços a essa população em situação de vulnerabilidade”, complementa a titular da Secretaria.

As equipes da SETHAS, FAPERN e Instituto Kennedy coordenaram e desenvolveram a pesquisa e atividades interventivas do projeto “Promoção dos direitos da população em situação de rua no Rio Grande do Norte
: diagnóstico e intervenção nos caminhos de inovação no Sistema Único de Assistência Social”.

Segundo Iris Oliveira, o principal objetivo foi desenvolver ações de natureza investigativa e interventiva diretamente voltadas às demandas da população em situação de rua no Estado.

De forma específica, o estudo fez um mapeamento, contagem e diagnóstico do cenário da população em situação de rua entre 2021 e 2022, e pretende realizar ações de intervenção direta visando resultados de curto, médio e longo prazo, comprometendo-se em responder e transformar objetivamente as condições de vida dessa população no RN, finalizou a secretária.

Representações que compareceram ao Seminário:

Representante da Fapern, Maria Eliete de Queiroz;

Diretora geral do IFESP, Márcia Maria Alves de Assis;

Coodenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, José Vanilson Torres da Silva;

Vice-presidente do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua (CIAMP), Jéssica de Moraes Costa;
Coordenador do Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR), Márcio Andrades;

Pesquisadores bolsistas: João Vitor Moura Lima, Mateus Cavalcante da Silva, Shirlene Nascimento dos Santos;

Colaborador da Pesquisa, Cobra Preta dos Santos Galvão;

Promotora de Justiça da 49ª Promotoria de Natal, Maria Daniele Veras .

Veja relatório disponível  aqui

Assessoria.

Foto de capa: Natal em Foco.

Tags: 

Tags: ,

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::