Ariquemes / RO - domingo, 2 de junho de 2024
(69) 99929-2272

Lei amplia penas para crimes cometidos pela internet

Publicado em: 29/05/2021 - 12:00
Lei amplia penas para crimes cometidos pela internet

Crimes como furto e estelionato cometidos de forma eletrônica ou pela internet agora têm penas mais rigorosas. A mudança ocorre após o Presidente Jair Bolsonaro sancionar lei que altera o Código Penal e o Código de Processo Penal. A sanção da Lei nº 14.155 está publicada na edição desta sexta-feira (28) do Diário Oficial da União.

As alterações endurecem as punições para os crimes de violação de dispositivo informático como celulares, tablets e computadores, furto e estelionato cometidos de forma eletrônica ou pela internet e definem a competência em modalidades de estelionato.

A lei pode incluir crimes cometidos pelo whatsapp. “Percebemos que o whatsapp hoje é dos meios mais comuns para a prática desses crimes em questão de clonagem de aparelhos telefônicos e também para fraudes econômica, estelionato e outros crimes cometidos pela internet”, afirmou o secretário de Operações Integradas, do Ministério da Justiça, Alfredo Carrijo.

 

 

Invasão de dispositivo eletrônico

Com a nova legislação, a pena para o crime de invasão de dispositivo informático, previsto no Código Penal, que antes era de detenção, passa a ser de reclusão. A penalidade que era de três meses a um ano de detenção e multa, passa a ser de um a quatro anos de reclusão e multa. A pena aumenta de um terço a dois terços se da invasão resultar prejuízo econômico.

Caso a invasão resulte em obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas, assim definidas em lei ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido, a pena passará a ser de reclusão, de dois a cinco anos, e multa. A punição prevista até então era de pena de reclusão, de seis meses a dois anos, e multa.

 

 

Furto qualificado

A pena será de quatro a oito anos e multa se o crime de furto qualificado for mediante fraude, por meio de dispositivo eletrônico ou informático, conectado ou não à rede de computadores. Também será considerada se houve violação de mecanismo de segurança ou a utilização de programa malicioso ou qualquer outro meio fraudulento.

E poderá ser aumentada de um terço a dois terços se a ocorrência for praticada em servidor mantido fora do território nacional.

 

 

Estelionato

A alteração no Código de Processo Penal prevê que a competência para julgar os crimes de estelionato será definida pelo local do domicílio da vítima quando praticados se houver depósito, emissão de cheques sem fundos em poder do sacado ou com o pagamento frustrado ou transferência de valores.

Prevê ainda que a pena é aumentada de um terço ao dobro se o crime for cometido contra idoso ou vulnerável, sendo avaliada a gravidade da ocorrência.

“Sabemos que os idosos têm uma certa dificuldade, não todos, mas alguns, para lidar com a internet, aplicativos, e percebemos que os idosos eram vítimas desse crime com uma frequência maior”, explicou o secretário de Operações Integradas, Alfredo Carrijo.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Brasil - 4 horas atrás Você sabia? Aplicativo de carteira digital dá desconto de até 40% para quitar multas Aplicação que tem desde a CNH e lista principal condutor, permite vender veículo sem precisar de cartório e muito mais
2
Destaque - 4 horas atrás Pavimentação asfáltica em Cujubim conta com emenda de R$ 1.4 milhão do deputado Pedro Fernandes Por meio de seu mandato, destinou mais uma emenda parlamentar que viabilizará a pavimentação asfáltica de diversas ruas e avenidas da cidade, trazendo mais infraestrutura e qualidade de vida para a população
3
Cidades-RO - 4 horas atrás Saúde: Governo de RO reforça parceria com Inca para melhorar qualidade das informações sobre tratamentos de câncer O objetivo é melhorar a qualidade das informações relativas aos casos de cânceres diagnosticados e tratados em Rondônia
4
Capa - 4 horas atrás Lançamento oficial da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá aconteceu na Capital O lançamento oficial da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá ocorreu na sexta-feira (31), e contou com a participação dos representantes dos 32 grupos folclóricos de quadrilhas juninas e bois-bumbás
5
Capa - 4 horas atrás Oficina para definir prioridades, diretrizes e pesquisas do PPSUS será realizada nesta segunda-feira (3) A Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e à Pesquisa (Fapero), juntamente à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::