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Atravessar a fronteira entre MT e RO requer tempo, dinheiro e um veículo traçado

Publicado em: 09/09/2012 - 12:00
Atravessar a fronteira entre MT e RO requer tempo, dinheiro e um veículo traçado

 

Os pecuaristas da cidade de Juína, quinto município mato-grossense com o maior rebanho, enfrentam dificuldades para negociar o seu rebanho. E não é somente pelo fato de a região ter apenas um frigorífico (JBS/Friboi), mas porque a falta de infraestrutura logística é realmente um desafio. 



Duzentos e quarenta quilometros separam Juína de Vilhena, em Rondônia, mas percorrer este trecho requer tempo (otrajeto leva em torno de sete a oito horas), habilidade (todo o trecho é de chão batido e areia, entremeados por grandes áreas de erosão) e investimento em cabo de aço, corda, veículo com tração 4X4 e uma boa reserva de água mineral. “A alternativa, que geralmente é a opção mais usada por todos aqui, é fazer um desvio de quase 800 quilômetros, voltando a Comodoro e, de lá, para Rondônia”, conta o pecuarista Odair Américo, de Juína. 



Segundo o médico veterinário Mario Fabio Costa Junior, asdificuldades da estrada e a distância do desvio mais apropriado leva muitos produtores a usarem uma fronteira mais ao norte da região. “Mas Rondônia é uma área livre de aftosa sem vacinação e este tráfego pode ser uma ameaça sanitária para a região”, alerta. “Esta estrada de terra foi aberta há décadas atrás pelos madeireiros da região e foi praticamente abandonada. As fazendas que haviam no percurso foram desapropriadas e a área, que é uma reserva, está protegida. Há anos escuto falar que vão asfaltar a estrada ou pelo menos, arruma-la, mas até agora, nada”. 



Mas até mesmo a ligação entre Campo Novo do Parecis e Juína era precária até três anos atrás. “O asfalto até Juína é recente, praticamente uma novidade”, diz. Américo conta que, em tempos passados, muitas boiadas tinham que ser soltas na BR de chão batido. “O caminhão encravava e levávamos dez, doze horas para conseguir sair da estrada e seguir viagem. Com o sol a pino e o calor, o gado morria, então tínhamos que soltar”, lembra. 



E as boiadas soltas da BR continuam competindo com o tráfego de carros, pick ups e carretas de carga no trecho. Em cerca de 480 quilômetros percorridos pelas equipes do Rally da Safra (entre Campo Novo do Parecis até Brasnorte e Juína), pelo menos duas comitivas cruzaram a rodovia. “Todo dia é assim”, diz o pecuarista. 



Rally 



 

Uma das pick upas do Rally da Pecuária teve o pneu estourado devido à situação das estradas (Foto: Viviane Taguchi / Editora Globo)

Nesta sexta-feira (7/9), o Rally da Pecuária percorreu o trecho entre Juína (MT) e Vilhena (RO). As quatro pick ups 4X4 levaram seis horas e meia para realizar o percurso. 



No caminho (quase deserto), uma caminhonete de agricultores locais atolou e um caminhão de carga precisou ser resgatado em três pontos do caminho. Uma das pick ups da equipe do Rally da Pecuária teve um pneu estourado.

 

 

 

 

 

Um caminhão de carga precisou ser resgatado em três pontos do caminho (Foto: Viviane Taguchi / Editora Globo)

 

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