Ariquemes / RO - terça-feira, 30 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Repique no Rio Madeira chega 5,42 metros

Publicado em: 05/08/2018 - 12:00
Repique no Rio Madeira chega 5,42 metros

Os repiques provocados pelas chuvas concentradas na bacia do rio Beni provocou uma ligeira subida no nível do rio Madeira, em Porto Velho. Do dia 30 de julho até 2 de agosto, o nível do Madeira subiu 79 centímetros. Ontem (2), a conta do rio Madeira marcou 5,42 metros. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o nível do rio seguiu sua trajetória de queda ao longo do mês de julho como esperado no período de vazante, que se estenderá até o mês de outubro. Em 01 de julho, o nível disponibilizado pela Rede Hidrométrica Nacional (RHN) era de 8 metros e baixou 4,63m até o dia 30 de julho.
Segundo a assessora operacional do Centro Regional de Porto Velho (CRPV), Ana Strava, esse fenômeno é conhecido na região como “repique” do rio Madeira. “Esse alívio, com aumento do nível nessa época, é bem-vindo para melhoria das condições de navegabilidade, porém não é permanente e o rio logo voltará a baixar”, explicou Ana sobre o fenômeno que causou uma leve subida no nível do rio.
Ana ainda informou que para os próximos meses, o Boletim Climático da Amazônia, editado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), mantém a previsão do clima dentro da normalidade para a região, o que significa que as chuvas permanecem escassas até o mês de setembro. A falta de chuva nos meses de junho e julho, justifica a queda mais acentuada do nível em Porto Velho até hoje.
Com o nível baixo do rio Madeira, já é possível visualizar bancos de areia próximos à curva do Belmont, o trecho entre Porto Velho e Calama (RO). “Esses bancos de areia ficam mais visíveis junto às margens do rio e em áreas conhecidas pela presença desses, como é o caso da região da Ilha do Tamanduá”, informou Ana Strava. A ilha é considerada um dos lugares mais perigosos do rio. A Marinha do Brasil, todos os anos atua no sentido de emitir o “aviso aos navegantes” quando a cota do rio atinge o limite inferior de 400 cm (4 m).

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Porto Velho - 13 minutos atrás Sindafisco parabeniza os novos auditores fiscais do Estado de Rondônia Tomaram posse: Abrahão Scarcela De Carvalho Neto, Luis Fernando Pereira Maia, Luis Guilherme Pires Gonçalves, Marcelo Gomide De Oliveira Resende, Lilian Gracyete Antonina Duarte Da Costa, Sergio Pedro Paiva Furtado Filho, Alanclay Alves De Lima.
2
Capa - 21 minutos atrás Atração de investimentos é tema do 2° Encontro de Secretários Municipais do Desenvolvimento Econômico Os gestores municipais de Alta Floresta, também demonstraram a satisfação em receber o guia e o apontaram como ferramenta para a transformação do município.
3
Economia - 24 minutos atrás Feira dos Empreendedores reúne expositores de Rondônia e movimenta a economia local Todos os meses, empreendedores de todo o Estado têm a oportunidade de expor seus produtos na Feira dos Empreendedores, realizada pelo Governo de Rondôni
4
Guajará-Mirim - 4 horas atrás Segunda edição do Projeto “Vem pro Parque” promove conscientização ambiental em Guajará-Mirim Com o intuito de dar continuidade às ações de prevenção e conscientização ambiental nas zonas de amortecimento do Parque Estadual Guajará-Mirim (PEGM), o Governo de Rondônia realizou nos dias 27 e 28 de abril, a 2ª edição do Projeto Vem pro Parque.
5
Destaque - 4 horas atrás Governo de RO anuncia investimentos na estrutura energética do Estado O Estado de Rondônia irá receber investimentos na área de estrutura energética, que beneficiarão diretamente a população

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::