Ariquemes / RO - quinta-feira, 2 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Em Porto Velho: Unir mantém exames periódicos na Vila Princesa

Publicado em: 05/04/2024 - 8:47
Em Porto Velho: Unir mantém exames periódicos na Vila Princesa

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tem realizado ações de conscientização junto à comunidade da Vila Princesa, bairro vizinho ao Campus da UNIR em Porto Velho, sobre prevenção de doenças parasitárias, além de fazer a coleta de amostras para exames.

A ação acontece por meio do Projeto de Extensão “Levantamento e biomonitoramento de parasitas na Comunidade Vila Princesa”, que é parte do Programa de Iniciação Científica da Universidade, sob a coordenação da professora Elieth Mesquita, do Departamento de Biologia, e do professor Ariel Adorno, do Departamento de Física.

O projeto prevê que ao longo de dois anos serão realizadas ações de educação para a saúde e exames junto aos moradores da Vila Princesa. “As ações para monitoramento de doenças parasitárias na comunidade não podem estar desconectadas da saúde do ambiente em que vivem, muito menos a saúde social, dado o contexto do qual se encontram”, disse o professor Ariel Adorno.

O objetivo das ações é a realização de estudos que possibilitem maior acesso da população à saúde a partir de ações cooperadas com a educação.

A partir do contato direto com a população e educadores da Escola Municipal João Afro Vieira, localizada no bairro, um dos planos de trabalho do projeto tem se mostrado fundamental: o impacto social da Comunidade após o fechamento do lixão que havia no local, uma vez que o conceito de saúde abrange bem-estar físico, mental, ambiental e social.

O biomonitoramento de doenças parasitárias teve como ponto a própria escola João Afro Vieira, por ser um centro de apoio físico e haver na unidade colaboradores docentes.

Assim, a partir da escola há ações de Promoção à Saúde Escolar (PSE), com atividades lúdicas, onde as crianças desenvolvem boas práticas de higienização pessoal e com o ambiente. A saúde das crianças será acompanhada a partir de exames parasitológicos de fezes, realizados a cada três meses.

Os diagnósticos positivos serão encaminhados para tratamento específico com extensão aos familiares. Serão promovidas também campanhas de vacinação infantil, e a promoção à saúde promoverá exames rápidos e gratuitos à comunidade adulta, disponibilizando tratamentos maláricos e encaminhamento médico, no caso diagnósticos positivos para hepatite, sífilis e HIV.

Ascom.

Tags: , ,

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Capa - 58 minutos atrás Previsão do tempo em Rondônia nesta quinta-feira (2) À medida que o sistema de alta pressão perde força e a convergência de umidade se intensifica levemente sobre Rondônia
2
Capa - 1 dia atrás Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR O objetivo do encontro foi discutir uma parceria para o oferecimento de assistência contábil aos Micro e Pequenos Empreendedores (MEI). A ideia apresentada à reitora da Universidade consiste em um projeto que envolva os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da instituição
3
Cidades-RO - 1 dia atrás Festival de Pesca Esportiva reúne 50 embarcações em Ji-Paraná, equipe Besta Fera foi a grande vencedora Na classificação geral, com a soma de 212 pontos, a equipe Besta Fera, composta por Hitalo Henrique, Thiago Ferreira, Lindomar Félix e João Henrique, foi a grande vencedora do torneio
4
Ariquemes Online - 1 dia atrás Ariquemes: Polícia Militar cumpre quatro mandados de prisão em menos de 24 horas As duas primeiras prisões foram no período da tarde no bairro Setor 10. Durante o patrulhamento, um homem de 33 anos, foi abordado em frente a uma residência e na consulta nominal constatado
5
Polícia - 1 dia atrás Batalhão de Polícia Ambiental Implanta Microchip em Tartaruga Antes de Soltura O processo de microchipagem é fundamental para acompanhar o comportamento e a movimentação dos animais após a soltura, contribuindo para a pesquisa e o controle das espécie

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::