Ariquemes / RO - sábado, 18 de maio de 2024
(69) 99929-2272

A HISTÓRIA DO ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ

Publicado em: 31/08/2012 - 12:00
A HISTÓRIA DO ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ

 ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ

Quando ainda éramos Território de Rondônia, muitos festivais de quadrilhas e bois-bumbás eram realizados. Em 1980 e 1981 esses eventos eram promovidos pela Secretaria de Educação e Cultura, através do DASC (Departamento de Assuntos Culturais), dirigido pela Professora Claudete Maria Cardoso Ferreira, esposa do Ex-prefeito Luiz Gonzaga, e posteriormente pela Professora Natalina Ferreira da Cruz. O DASC era constituído pelas seguintes divisões: Patrimônio Histórico, gerenciado pela Professora Yedda Borzavoc; Ciências, Letras e Artes que era gerenciado pela Professora Maria de Nazaré Figueiredo da Silva e Intercâmbio Cultural gerenciado pela Professora Madalena Duarte, que coordenou os dois últimos Festivais, realizados na Escola Barão do Solimões.

A partir de 1982, com a instalação do Estado, os eventos passaram a ter nova denominação e aí surgiu a I Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás, promovidos pela então Secretaria de Estado da Cultura, Esportes e Turismo (SECET), que teve como primeiro Secretário, o Dr. Vitor Hugo. A I Mostra foi realizada no período de 24 a 27 de Junho de 1982, na quadra coberta da Escola Rio Branco através da Divisão de Desenvolvimento Cultural, gerenciada pelo Professor Gutemberg Vasconcelos e que tinha na equipe João Zoghbi, José Monteiro e Flávio Carneiro.
Em 1983 se pensou em transferir o local, da Escola Rio Branco para uma das quadras ao lado do Ginásio Cláudio Coutinho. Mas a SECET não tinha recursos financeiros para arcar com as despesas do Arraial. Nazaré Silva e José Monteiro voltaram a solicitar ao Secretário e ao Secretário Adjunto da SECET que apoiassem a realização do arraial, visto que iriam buscar de patrocínio. João Zoghbi fez um cartaz com o desenho do arraial, numa folha de cartolina. Monteiro e Flávio escolheram o nome ARRAIAL FLOR DE MARACUJÁ, por esse ter sido o nome da primeira quadrilha de Porto Velho. Com o cartaz na mão, Nazaré Silva e Flávio Carneiro foram solicitar patrocínio em várias empresas. Após receberem vários “nãos”, Nazaré resolveu apelar para a direção da empresa de bebidas CERPA, até então desconhecida nesta Cidade, que após ter a garantia da exclusividade no fornecimento das bebidas, se prontificou em patrocinar as seguintes despesas: material para a construção e iluminação de 10(dez) barracas, empréstimo de mesas com cadeiras e o fornecimento, em consignação, das bebidas para os barraqueiros.
Confirmado o patrocínio, Nazaré dirigiu-se ao Comando da Brigada, que também realizava um arraial, para saber a sua data. Quando o Comandante soube que do Arraial Flor do Maracujá,  sugeriu que as seis entidades participantes do arraial daquela instituição fossem transferidas para o Flor do Maracujá. Nazaré também foi às Escolas: Barão do Solimões, Carmela Dutra e Castelo Branco solicitar que não programassem seus arraiais na mesma época, e todos resolveram também participar do Arraial Flor do Maracujá, desde que recebessem as barracas prontas.
Após ter a garantia da participação dos barraqueiros, Nazaré e Flávio foram até a Empresa Coca-Cola que patrocinou a construção e iluminação do curral das danças, a CAERD forneceu água, a CERON fez a instalação elétrica, a Delegacia de Costumes, Jogos e diversões e o ECAD forneceram seus alvarás de funcionamento, a Polícia Militar fez a segurança, a SEMUSP se responsabilizou pela instalação das arquibancadas e mandou limpar o arraial, diariamente. 
Miguel Silva (esposo da Nazaré) emprestou toda a aparelhagem de som e convidou seus amigos: Jaiminho e Volnei Alonso para fazerem, gratuitamente, a locução do arraial, em conjunto com José Monteiro. O Professor Antônio Roque foi o responsável pelas atividades recreativas, tais como: corrida com ovo na colher, corrida de saco, dança do limão, dança do balão, enfia agulha, pau-de-sebo, etc. 
Nazaré foi a responsável pela coordenação do Arraial e da Mostra, no período de 1984 a 1989, último ano em que o Arraial aconteceu ao lado do Ginásio Cláudio Coutinho. 
Atualmente o 31º Arraial Flor do Maracujá está acontecendo no antigo Parque de Exposições, na Avenida Lauro Sodré ao lado do Parque Circuito, desde sexta feira, dia 31/08 e encerra dia 09/09.
Nossos agradecimentos àqueles que iniciaram há mais de três décadas, esse evento cultural que é o maior arraial da região: Nazaré Silva, João Zoghbi, Flávio Carneiro, José Monteiro, Miguel Silva, Jaiminho, Volnei Alonso, Antonio Roque.
Até a próxima semana…
 
ANÍSIO GORAYEB
 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::