Ariquemes / RO - sábado, 18 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Senadores do Mato Grosso Maggi e Taques são contra censura à imprensa

Publicado em: 19/09/2012 - 12:00
Senadores do Mato Grosso Maggi e Taques são contra censura à imprensa

  Duas das maiores lideranças políticas de Mato Grosso, os senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT), se declararam frontalmente contra qualquer tipo de censura, principalmente em relação à imprensa. 



Apesar de serem, também, as duas principais "estrelas" da campanha do candidato a prefeito Mauro Mendes (PSB), ambos criticaram a decisão da Justiça Eleitoral que culminou com a retirada de matérias jornalísticas do MidiaNews



A juíza Rita Soraya Tolentino de Barros, da 51ª Zonal Eleitoral, acatou a um pedido do advogado José Antônio Rosa, que atua para Mendes, e mandou, liminarmente, o site excluir várias reportagens com conteúdo crítico ao candidato. Três delas são entrevistas feitas com o ex-secretário de Estado Eder Moraes.

"É claro que sou contra a censura; sem dúvida alguma. A imprensa tem todo o direito de informar os fatos", disse Maggi



"É claro que sou contra a censura; sem dúvida alguma. A imprensa tem todo o direito de informar os fatos; ela não tem o direito de inventar fatos. Mas informar, divulgar uma opinião, isso precisa ser absolutamente livre. O site publicou uma opinião, não inventou, apenas reproduziu uma critica. Se tivesse inventado, aí seria outro departamento", disse Maggi que, inclusive, também foi criticado por Eder Moraes nas entrevistas censuradas.



Permanentemente foco da vigilância – e das críticas – da imprensa, principalmente durante seus dois mandatos de governador do Estado (2002 a 2010), Maggi afirmou que nunca tentou censurar qualquer veículo de comunicação. 



"Não tentei, e nunca vou tentar censurar. Eu acho um erro esse tipo de coisa. Eu nunca fui de reclamar de conteúdo. Quando, eventualmente, eu acho que tem alguma coisa que passa da conta, eu ligo pessoalmente para o jornalista, sempre de maneira tranquila, e digo o que penso. Até porque não adianta ir contra um órgão de imprensa que cumpre o seu papel", afirmou.



Republicano



Ao MidiaNews, o senador Pedro Taques também foi categórico ao afirmar que é contra a censura imposta à imprensa.

"Como republicano, sou contra qualquer tipo de censura, incluindo aquelas que atingem veículos de comunicação"



“Como republicano, sou contra qualquer tipo de censura, incluindo aquelas que atingem veículos de comunicação”, disse.



Ele evitou fazer uma avaliação mais detalhada sobre a censura imposta ao site pela Justiça Eleitoral, pois não teve conhecimento sobre o teor integral da decisão.



OAB e Fenaj


Além de Maggi e Taques, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Cláudio Stábile, e o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schroder, se posicionaram contra a censura ao MidiaNews



“Mesmo em período eleitoral, é fundamental que exista o máximo de respeito à liberdade de expressão e de imprensa. É sempre perigoso impedir a imprensa de divulgar qualquer fato, ou crítica, em qualquer situação, inclusive no período eleitoral. Se houver algum questionamento sobre uma reportagem, em que alguém considere que deva haver algum reparo, que isso seja feito através do direito de resposta, e não por meio da censura”, afirmou Stábile (leia mais AQUI).



O presidente da Fenaj também foi enfatico: “Nós não consideramos isso, simplesmente, um veto, e sim um impedimento ao trabalho jornalístico do site, um impedimento à atuação de seus profissionais”, disse (leia mais AQUI).



Colaborou Helson França, da redação

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::