Ariquemes / RO - terça-feira, 30 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Auditoria aponta irregularidades em programa de reforma agrária

Publicado em: 08/04/2016 - 12:00
Auditoria aponta irregularidades em programa de reforma agrária

 

 

 

O Tribunal de Contas da União determinou a paralisação do programa de reforma agrária no país. Os auditores encontraram milhares de irregularidades, inclusive mortos recebendo terra e recursos do programa.

 

A suspeita de fraude atinge quase 600 mil beneficiários, 1/3 do total atendido pelo Incra em todo o país. Os auditores do Tribunal de Contas da União cruzaram os dados do próprio Incra com dados da Receita Federal, do INSS e do sistema eleitoral e acharam entre os beneficiados da reforma agrária, que recebem terra ou recursos, quase 62 mil empresários, 144 mil servidores públicos e quase 38 mil mortos.

 

Havia também mais de mil políticos eleitos, 800 vereadores, quase 100 deputados estaduais, 69 vice-prefeitos, quatro prefeitos e um senador.

 

Todos são proibidos por lei de entrar no programa de reforma agrária, que deveria atender famílias com renda de até três salários mínimos e que lidam diretamente com a terra. Os nomes suspeitos estão em sigilo até o fim do processo.

 

O maior número de irregularidades está no Pará, com quase 80 mil casos e em Mato Grosso, com 66 mil casos. O prejuízo pode chegar a quase R$ 3 bilhões.

 

Os auditores descobriram que o Incra também suspendeu as visitas de supervisão do programa, segundo o TCU importantes para detectar fraudes e conferir se os beneficiários da reforma agrária estão de fato na terra.

 

Até o fim da investigação estão suspensas novas concessões de benefícios, créditos e assistência e também novos assentamentos, como os decorrentes das desapropriações autorizadas pela presidente Dilma Rousseff na semana passada, em 12 estados.

 

Em nota, o Incra disse que ainda não recebeu o acórdão do Tribunal de Contas da União e que só depois disso vai se manifestar.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::