Ariquemes / RO - segunda-feira, 6 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Pré-Seca: Órgãos ambientais de Rondônia e Acre discutem o período de estiagem

Publicado em: 19/06/2018 - 12:00
Pré-Seca: Órgãos ambientais de Rondônia e Acre discutem o período de estiagem

O Centro Regional de Porto Velho do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou na última quinta-feira (14), reunião com diversos órgãos, que atuam na área ambiental com objetivo de discutir cooperação para a prevenção e combate às queimadas no período de estiagem. O evento contou com a presença de 23 instituições públicas federais, estaduais e municipais. Estas instituições tiveram a oportunidade de apresentar os avanços no monitoramento e mitigação dos efeitos da estação seca na Amazônia Ocidental.

            O prognóstico climático, para o período de estiagem de 2018, foi apresentado pelo Meteorologista do Censipam, Marcelo Gama. De acordo com as previsões para os meses de junho, julho e agosto de 2018, as chuvas deverão ocorrer dentro da normalidade, em toda a região Sul da Amazônia. O mesmo acontece com a temperatura do ar, conforme simulações dos principais centros internacionais, os modelos apontam para temperaturas dentro dos padrões normais no decorrer do trimestre.

            O panorama geral da evolução das queimadas desde o ano de 2010 foi apresentado pelo Analista do Censipam, Thiago de Lima Martarole. Verificou-se que Rondônia é o Estado que mais queima, proporcionalmente à sua extensão territorial, concentrando a ocorrência de focos na região de Cujubim e Machadinho D’Oeste. Em termos absolutos, porém o município com maior numero de ocorrências é Porto Velho. O Acre, apresentou aumento gradual nos últimos sete anos, chegando a seu ápice em 2017. Os estados de Rondônia e Mato Grosso vem intercalando entre anos com baixas e altas ocorrências. Entre 2016 e 2017 o Mato Grosso apresentou a maior elevação dos índices, com aumento de 36% nas ocorrências de focos de calor, enquanto Rondônia registrou um aumento de 18%. 

               O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente em Rondônia (Ibama), por meio do gerente Estadual do PREVFOGO, Uilian Chaves Barreto, apresentou a distribuição das brigadas de incêndio ao longo do Estado, a forma de acionar a as mesmas no caso de alguma ocorrência de queimada e quais as perspectivas para atuação em 2018.
               No sentido de colaborar com o combate às queimadas ilegais, o Censipam oferece aos parceiros a emissão de alertas de focos de calor em tempo quase-real por meio do monitoramento por satélite. O sistema envia por e-mail as anomalias térmicas detectadas após a passagem dos satélites, para as regiões de interesse previamente cadastradas pelos parceiros. 
               Novas tecnologias: O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apresentou os estudos que estão sendo desenvolvidos na Unidade de Conservação “Campos Amazônicos” sobre as queimadas controladas com o intuito de formar cicatrizes que impedem o avanço de queimadas acidentais na época seca. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Rondônia, trouxe aos presentes os resultados de outra pesquisa que avalia a utilização do jato de água eletromagnetizado por um campo elétrico. O estudo demonstrou que a fuligem e a fumaça atraem a água, reduzindo o consumo de água durante o combate aos incêndios.
               Outra preocupação típica da época de estiagem é a situação das vazantes e respectivos níveis mínimos dos rios. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), representado pelo engenheiro Herculys Pessoa e Castro apresentou a situação atual dos níveis dos rios das bacias de Rondônia e Acre. Em um segundo momento, foram apresentados os prognósticos para os principais rios que afetam mananciais de abastecimento do Estado de Rondônia e Acre pela assessora Operacional do Censipam/Centro Regional de Porto Velho, Dra. Ana Cristina Strava. Caso o prognostico se confirme, os níveis de restrição à navegação devem ocorrer ao longo do mês de agosto e setembro. 
 Fonte: SIPAM/CR PV

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Educação - 1 hora atrás Sala de Recursos Multifuncionais promove inclusão e fortalece aprendizado de alunos na escola José Otino de Freitas em Porto Velho Para promover a inclusão social nas escolas, o Governo de Rondônia tem realizado ações e destinado recursos para fortalecer o aprendizado dos estudantes na Rede Pública Estadual de Ensino.
2
Destaque - 2 horas atrás Solidariedade: Governo de Rondônia envia força-tarefa para reforçar ações de resgate à vítimas em RS A equipe especializada em salvamento, partiu do aeroporto de Vilhena, na região do Cone Sul do Estado, em deslocamento para o Rio Grande do Sul, com previsão de chegada na quarta-feira (8)
3
Agricultura - 2 horas atrás Estação de Tratamento de Água instalada aguarda ajustes para funcionamento na 11ª edição da Rondônia Rural Show Pelo segundo ano seguido, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) será responsável pelo serviço de distribuição de água aos feirantes e expositores na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, que vai acontecer de 20 a 25 de maio
4
Ciência e Saúde - 2 horas atrás Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia As cidades de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste e Mirante da Serra receberão obras de construção de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
5
Agricultura - 2 horas atrás Dra. Taíssa participa da entrega de maquinário à produtores rurais da linha 29 Buriti em Nova Dimensão Maquinário foi adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$370 mil

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::