Ariquemes / RO - sexta-feira, 3 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Comunidade do município de Guajará-Mirim/RO mas uma vez receber a coroa do Divino Espírito Santo

Publicado em: 04/04/2018 - 12:00
Comunidade do município de Guajará-Mirim/RO mas uma vez receber a coroa do Divino Espírito Santo

A comunidade do município de Guajará-Mirim/RO mas uma vez receber a coroa do Divino Espírito Santo. A tradição ocorre há 124 anos no Vale do Guaporé/Mamoré e tem na coordenação a Irmandade do Divino. 

 

Centenas de pessoas aguardavam a chegada do batelão

 O batelão estava com 12 remadores, meninos cantores, mestre violeiro, o caixeiro, como o responsável pela coroa e o capitão da embarcação, depois das 16h chegou a embarcação no Porto Oficial, seguindo até a Catedral Nossa Senhora do Seringueiro. O veículo do bombeiros conduziu a coroa e policiais militares fazia a segurança das pessoas na via pública.

 Centenas de devotos se deslocaram de suas cidades até município. “Muitos, ao verem a proximidade do batelão com seus doze remadores, entram no rio”, exclamou uma guajaramirense e devota do Divino. 

 

História

A Festa do Divino Espírito Santo no Rio Guaporé é o segundo festejo religioso mais antigo da Amazônia, superado apenas pelo Círio de Nazaré, em Belém do Pará. Ao contrário de similares que acontecem em vários estados brasileiros, no Guaporé não existe cavalhada ou luta entre “mouros” e “cristãos”, sendo o deslocamento feito todo por via fluvial.

Trazida da região de Cuiabá em 1894, a Festa do Divino visita as comunidades brasileiras e bolivianas ao longo dos rios Guaporé e Paraguá. Na década de 1930 as celebrações foram normatizadas pelo bispo Dom Francisco Xavier Rey, e a sede da Irmandade do Espírito Santo é localizada na cidade de Costa Marques.

As sedes são sempre escolhidas no ano anterior quando também são sorteados, dentre os membros da Irmandade as principais autoridades da próxima Festa, o imperador, a imperatriz e outros componentes da coordenação. Com ritos próprios e ritmos específicos, as celebrações atraem milhares de pessoas, especialmente na sede do encerramento.

O Barco do Divino leva dentro a Arca contendo a Coroa, a Bandeira, as Toalhas do altar e os livros de Ata. Após o encarregado da Coroa receber a arca, o Barco do Divino inicia sua peregrinação ao longo do rio Guaporé, por quarenta dias, até o final da Festa, colhendo óbolos entre os ribeirinhos, o Final da Festa dá-se no dia de Pentecostes.

Ao aproximar-se de cada povoação, o Barco do Divino anuncia a sua chegada através de ronqueira (artefato confeccionado em madeira com um cano de ferro por onde é introduzido a pólvora), três buzinadas em chifres de bois, e mais próximos, os remeiros entoam cânticos de chegada e fazem a “meia Lua”, em frente ao porto, que consiste em três voltas circulares com, o barco, antes de aportar. As remadas são cadenciadas e os romeiros espargem água para o alto entre uma remada e outra. O caxeiro, inicia o toque do tarol.

Fonte: O MAMORÉ

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Capa - 2 minutos atrás Confira calendário oficial das atividades previstas para campanha Maio Amarelo O calendário oficial de atividades previstas para campanha Maio Amarelo 2024, cujo tema deste ano é “Paz no trânsito começa por você”, foi apresentado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran)
2
Porto Velho - 14 minutos atrás “Paz no trânsito começa por você” é reforçada com ações da Lei Seca realizadas pelo Detran-RO Apesar dos casos alarmantes, a taxa de mortes por 100 mil habitantes de 2021 foi 32% menor que a de 2010, quando a Lei Seca ainda tinha dois anos.
3
Ação Parlamentar - 20 minutos atrás Pedro Fernandes celebra a publicação da nova “Pauta da Madeira” em Rondônia O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD), defensor dos interesses da indústria madeireira, desempenhou um papel importante na mediação entre o governo estadual e os empresários do ramo
4
Capa - 23 minutos atrás Com novos computadores, curso de Informática é reaberto na Escola do Legislativo Nesta sexta-feira, às 10h, o presidente da Alero, Marcelo Cruz (PRTB) estará à frente da solenidade de entrega dos novos computadores para Escola do Legislativo, além de internet de última geração, dando celeridade às ações.
5
Cidades-RO - 26 minutos atrás Fiscalizações voltadas ao saneamento básico nos municípios visam melhorias dos serviços ofertados aos rondonienses Com o objetivo de avaliar e diagnosticar as condições técnicas e operacionais da prestação dos serviços de coleta e manejo dos resíduos sólidos, do sistema de abastecimento de água

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::