Ariquemes / RO - quarta-feira, 22 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Entra em vigor ponto eletrônico para micro e pequenas empresas

Publicado em: 03/09/2012 - 12:00
Entra em vigor ponto eletrônico para micro e pequenas empresas

 As novas regras do ponto eletrônico começaram a valer, nesta segunda (3/9), para as micro e pequenas empresas com mais de 10 funcionários. São obrigadas a instalar o Registrador Eletrônico de Ponto (REP) as empresas que já utilizam o ponto eletrônico. As demais empresas podem utilizar também os pontos manual (escrito) ou mecânico (cartão). O novo equipamento de ponto eletrônico deverá imprimir um comprovante ao trabalhador toda vez que for feito registro de entrada e saída, inclusive horário de almoço.

De acordo com a portaria 373 do Ministério do Trabalho e Emprego, que rege norma, os empregadores poderão adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, desde que autorizados por convenção ou acordo coletivo de trabalho.

A determinação atinge mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas, que totalizam 99% dos negócios do país, segundo dados de pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com o Dieese, entre 2000 e 2011.

Essa é a terceira e última etapa de implantação do novo ponto, que começou em 2 de abril deste ano. Nesse dia, a medida passou a vigorar para empresas do varejo, da indústria e do setor de serviços. Em 1º de junho, foi a vez das empresas dos setores agrícola e agropecuário. As mudanças já deveriam ter sido adotadas, mas foram adiadas cinco vezes. De acordo com o Ministério do Trabalho, o motivo foi dificuldades técnicas de algumas áreas.

A utilização do ponto eletrônico gera polêmica desde que começou a ser discutida. Para o advogado Alan Balaban, sócio do escritório Braga e Balaban Advogados e professor de Direito do Trabalho, a lei não traz nenhuma novidade. “Atualmente, a nova portaria infere-se as pequenas empresas — com mais de 10 empregados — onde a própria CLT já obrigava as empresas a controlarem a jornada de trabalho. Novamente, o MTE está chovendo no molhado e, do ponto de vista, prático não traz qualquer inovação ao difícil cotidiano das empresas”, explica.

Os sindicatos afirmam que a exigência do sistema eletrônico vai evitar que os trabalhadores façam horas extras e não recebam por elas. Já as entidades sindicais patronais argumentam que a adoção do ponto eletrônico pode gerar altos custos, principalmente para as pequenas empresas. Segundo o Ministério do Trabalho, a regra está sendo adotada para evitar fraudes na marcação das horas trabalhadas.

Revista Consultor Jurídico, 3 de setembro de 2012

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaque - 2 minutos atrás Mais de 600 lotes de veículos conservados estarão disponíveis em leilão eletrônico do Detran-RO O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) torna público o edital nº 98/2024, de Leilão Público na forma eletrônica, para a venda de veículos removidos conservados, ou seja, que estão em condições de voltar a circular
2
Economia - 9 minutos atrás Coluna Simpi – ATENÇÃO MEI! Tem multa de 20% se atrasar a Declaração Anual Como se diz no meio do empreendedorismo – “O MEI é o tipo de empresa mais fácil de “tocar”, pois só tem duas obrigações, onde uma se pagar o DAS mensal e outra é fazer a Declaração de Rendimento Anual
3
Agricultura - 17 horas atrás Deputado Marcelo Cruz reforça importância da Assembleia Legislativa na Rondônia Rural Show A ação itinerante da Assembleia assegura ao cidadão rondoniense uma oportunidade ímpar de manter contato diretamente com os parlamentares, ampliar discussões e aproximar a população local
4
Agricultura - 17 horas atrás Atendimentos de urgência e emergência são disponibilizados na Rondônia Rural Show Internacional Os visitantes que necessitarem dos atendimentos de primeiros socorros, hidratação, curativos ou precisarem se deslocar até uma unidade de saúde, poderão receber suporte da equipe especializada da secretaria.
5
Agricultura - 17 horas atrás Cirone Deiró faz explanações sobre trabalho em defesa do setor produtivo Setor produtivo foi um dos temas abordados durante entrevista de Cirone ao apresentador da Rádio Rondônia, Davi Holanda.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::