Ariquemes / RO - sexta-feira, 3 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Polícia começa investigação sobre 8 menores encontrados com fome e presos em casa no AP

Publicado em: 07/06/2021 - 12:00
Polícia começa investigação sobre 8 menores encontrados com fome e presos em casa no AP

A Polícia Civil do Amapá iniciou nesta segunda-feira (7) a investigação sobre o caso envolvendo 7 crianças e uma adolescente resgatadas em situação de risco na própria residência onde moravam na Zona Oeste de Macapá. Presos dentro casa e com muito lixo, os menores estavam com fome, sede e sem roupas.

Os menores foram resgatados na sexta-feira (4) pelo Conselho Tutelar. Abandonados pelos pais e sem terem familiares responsáveis, eles tiveram que ser levados para um abrigo.

O Conselho Tutelar informou que os menores viviam na casa com as mães e que os pais são ausentes. A instituição fez ainda a busca ativa dos pais e das avós das crianças, entretanto, os que foram encontrados afirmaram que não podiam ficar com os menores.

As duas mães das crianças são irmãs da adolescente de 13 anos. Ela também foi acolhida, mas em outra unidade.

De acordo com o delegado Ronaldo Entringe, titular da Delegacia de Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), pela manhã, uma equipe da Polícia Civil passou a levantar informações sobre a ocorrência e a situação dos menores.

"Já estamos apurando. Uma equipe já foi mandada para o local dos fatos e até o final do dia teremos concluído", informou Entringe.

 

Resgate

O Conselho Tutelar informou que chegou até a casa após denúncias anônimas. De acordo com Helton Luiz, conselheiro da Zona Oeste, na casa não existia recursos básicos como água encanada, água potável, alimentos, fogão e nem geladeira.

Como consequência do abandono e da falta de condições apropriadas, os menores estavam muito sujos, sem roupas, com fome e desidratados. As crianças também apresentaram gripe, indícios de anemia e feridas pelo corpo.

Segundo o conselho, um dos meninos é portador de autismo e todos recebem atendimento médico em uma casa de saúde.

Ainda de acordo com Helton, a adolescente de 13 anos, que tomava conta dos menores, recebia instruções para fingir que tinha 17 anos de idade. Ela descreveu que uma das irmãs teve 3 crianças e a outra, mais 4.

De acordo com o Conselho Tutelar, não era a primeira vez que as mães deixavam os menores sob a responsabilidade da adolescente.

 

“As duas mães já faziam isso há alguns dias, deixavam a menina tomando conta das crianças. Ela tem 13 anos de idade, mas dizia ter 17 porque as irmãs estavam induzindo para que ela mentisse sobre a idade. Ela relatou ainda que essas crianças sempre ficavam trancadas”, detalhou o conselheiro.

 

Os menores devem permanecer nos abrigos até que sejam tomadas novas medidas.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::