Ariquemes / RO - domingo, 30 de junho de 2024
(69) 99929-2272

Nova espécie de sapo da Amazônia é descoberta em floresta do Amapá

Publicado em: 08/12/2020 - 12:00
Nova espécie de sapo da Amazônia é descoberta em floresta do Amapá

Uma nova espécie de sapo foi descoberta por pesquisadores da Universidade Federal do Amapá (Unifap) em 2020. Encontrado, até o momento, somente nos municípios de Serra do Navio e Pedra Branca, na região Centro-Oeste, muito ainda precisa ser estudado do anfíbio que recebeu o nome científico de Adelophryne amapaensis, em homenagem ao estado.

Medindo cerca de 14 milímetros e normalmente encontrada no chão da floresta amazônica, a nova espécie era coletada pelos pesquisadores desde 2013. Porém, a equipe pensava se tratar de um sapo já conhecido pela ciência. Apenas neste ano a descoberta foi possível, após um estudo mais profundo.

Professor do curso de ciência biológicas da Unifap, Eduardo Campos ressaltou que a descoberta só foi possível pelo apoio de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que realizarem análises importantes para que fosse tida a certeza de que era uma espécie ainda não estudada.

"Vieram pesquisadores da Unesp que levaram os tecidos, que é um pedacinho do músculo do qual eles fazem análise molecular. E diante dessa análise molecular, a gente notou que era uma espécie ainda não descrita pela ciência. Só a partir dessa análise molecular é que a gente 'bateu o pé' para dizer que era realmente uma espécie nova", detalhou.

O Vinícius Barbosa é aluno de iniciação científica no laboratório de herpetologia da Unifap e ajudou no processo de descrição e levantamento dos dados. Ele falou que as próximas etapas são estudar o animal mais afundo e descobrir aspectos mais detalhados do modo de vida.

"Agora que a gente já tem a descrição base da espécie, a gente parte para estudos mais aprofundados relacionados a história natural. Precisamos saber o que o bicho come, quais os aspectos reprodutivos, aspectos relacionados à fauna que vive dentro dele, como vive qualquer vertebrado, inclusive como nós", explicou.

Até agora, a única que se sabe é sobre o canto da nova espécie, mas para Campos a descoberta ajuda no conhecimento da fauna amapaense e na fortalecimento da pesquisa científica do estado.

"Nós somos um estado extremamente rico em biodiversidade, só que em termos de pesquisa nós ainda somos ainda há bastante incipientes. Então essas pesquisas alavancam todo esse conhecimento local sobre a biodiversidade", finalizou.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::