Ariquemes / RO - sexta-feira, 28 de junho de 2024
(69) 99929-2272

Musicoterapeuta criou vale-canção durante a pandemia: ‘A música nos ajuda a ressignificar muitas coisas’

Publicado em: 31/12/2020 - 12:00
Musicoterapeuta criou vale-canção durante a pandemia: ‘A música nos ajuda a ressignificar muitas coisas’

Em um ano tão diferente e com tantas notícias tristes, como foi 2020, a música pode ser uma saída para ajudar a deixar a vida mais leve. Letras, ritmos e melodias podem conectar à história, a outras pessoas e despertar emoções.

Com tantas limitações e desafios impostos durante a pandemia da Covid-19, incluindo novos hábitos, a distância entre as pessoas e as perdas, a música tem sido um instrumento importante, segundo a psicóloga e musicoterapeuta, Mariana Neves Nunes.

"As pessoas ficaram em casa e entraram em contato com questões mais profundas, com memórias, emoções, afeto. A música pode nos ajudar a ressignificar, a entender, a compreender muitas coisas. Quando ouço uma música e me identifico, estou dizendo: 'nossa, você me entende"", afirmou.
 

No início da pandemia, a musicoterapeuta teve que suspender os atendimentos, assim como muitos profissionais, que tiveram que fechar as portas temporariamente. Foi quando ela percebeu que precisava pensar em algo novo.

"Pensei, nossa e agora o que eu vou fazer? Como é que vou pagar meu aluguel?", contou.

E foi a música mesmo que ajudou Mariana a atravessar esse momento. Ela criou um vale-canção, como se fosse uma telemensagem.

"A minha ideia era entregar canções personalizadas para as pessoas, eu poderia gravar um áudio ou um vídeo", disse.

A ideia deu tão certo que em duas semanas ela conseguiu levantar o valor para pagar o aluguel.

O empresário Pedro Paulo da Silva tem a música como companheira de vida. "Passou a fazer parte da minha vida, em casa, no deslocamentos, no carro, sempre ligado. Diria que onde tem uma música não tem solidão", disse.

Hoje já existem estudos que consideram a música um elemento fundamental no equilíbrio das emoções, inclusive instrumento de cura.

O maestro Fabrício Carvalho explica que essa contribuição ocorre, de várias formas e através de diferentes ritmos.

"Pode ser pop, eletrônico, sertanejo, samba ou mesmo a música erudita. Tem a capacidade de ajudar nos transtornos emocionais, ajudando na recuperação de pacientes, sendo um agente regulador das emoções. Algumas doenças já são tratadas com a musicoterapia", afirmou.
O maestro disse ainda que, na pandemia, as famílias passaram a se interessar mais pelo assunto.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::