Ariquemes / RO - sábado, 4 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Indígenas em cargos no governo do Amapá facilitam acesso de povos a serviços

Publicado em: 04/05/2017 - 12:00
Indígenas em cargos no governo do Amapá facilitam acesso de povos a serviços

As aldeias do Amapá indicam desde 2015 representantes indígenas para atuarem em cargos dentro do governo, com o objetivo de aproximar e elaborar políticas públicas de atendimento em várias áreas, como saúde, infraestrutura, assistência social e educação.

A Secretaria Especial dos Povos Indígenas (Sepi) destacou que ao longo de dois anos, os povos têm indicado indígenas para gerências em Macapá e Oiapoque, onde parte dos servidores atuam na linguagem com índios que não falam o idioma português.

Os cargos em Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá, foram distribuídos nas aldeias Manga, Kumenê e Kumarumã. Outros foram destinados ao atendimento de povos que vivem ao longo do rio Oiapoque. Na capital, foram contempladas as etnias Apalaí, Tiriyó, Wayana e Waiãpi.

 

A titular da Sepi, Eclemilda Macial, disse que os cargos são remunerados pelo governo do Amapá com valores entre R$ 1,8 mil e R$ 2,4 mil, e que a indicação para nomeação é feita pelas próprias aldeias, onde os índios têm autonomia para sugerir os escolhidos.

"Esse trabalho que eles fazem é uma intermediação do governo do estado e população indígena. A secretaria vem fazendo a articulação e isso vem acontecendo de uma forma muito próxima. As populações estão sendo atendidas de forma gradativa", falou Eclemilda.

Entre as ações, a Sepi aponta que as aldeias iniciaram o cadastro para inclusão no programa "Luz Para Todos", que pode fornecer redução e isenção nas tarifas de energia, além disso, nas duas cidades existem guichês específicos dentro do Super Fácil para atendimento aos índios.

 

População indígena no Amapá

O Amapá tem mais de 7 mil índios habitando 4 terras indígenas, tanto em zonas rurais quanto urbanas dos municípios, segundo o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o Censo, 80,4% dos índios, quase 6 mil, vivem em mais de 80 aldeias nas terras. Pelo menos 1,4 mil já moram fora delas, seja na capital ou nas sedes dos municípios amapaenses.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::