Ariquemes / RO - segunda-feira, 6 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Emater promove webinar para apresentar propostas à equipe técnica; iniciativa visa preservar florestas

Publicado em: 08/04/2021 - 12:00
Emater promove webinar para apresentar propostas à equipe técnica; iniciativa visa preservar florestas

Buscando inovações tecnológicas para desenvolver e aprimorar os atuais modelos de negócio, o Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), realizou nesta semana uma webinar, que reuniu técnicos da Emater, da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) para apresentação de uma ideia que vai ao encontro das cadeias produtivas de Rondônia, por intermédio de uma startup.

 

No evento on-line, a startup (empresa emergente) apresentou uma proposta para incentivar a adoção de florestas por empresas e grandes grupos mundiais que demonstram sua preocupação com a preservação do meio ambiente. O projeto, que leva o nome Adote uma Floresta, busca apoio de pequenos agricultores familiares para minimizar o desmatamento e queimadas na Amazônia.

 

A startup é uma plataforma digital, criada em Rondônia, com incentivo do Governo de Rondônia com o objetivo de conectar o proprietário de terra e investidores interessados em preservar a Amazônia. Fabio Marques, representante da startup que fez a apresentação aos técnicos, explica que a empresa trabalha em um marketplace, forma mais barata, fácil e rápida de empreendimentos on-line e que a princípio farão o cadastramento dos produtores interessados. “Através de uma plataforma digital os pequenos produtores rurais poderão acessar e fazer os pré-cadastro, enviar documentos que serão checados e validados para que possam ser adotados nas suas áreas de mata nativa”.

 

A empresa emergente recebe incentivo do Poder Executivo, por meio da Sedi, com o objetivo de fomentar o movimento dessas startups que estão surgindo no Estado. Segundo o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Mori, a Superintendência tem trabalhado de forma bastante intensiva a fim de acelerar esses processos e a reunião realizada com os técnicos da Emater vai ajudar a apresentar e divulgar a proposta em todo o Estado. “A nossa iniciativa é de sempre de valorizar os empreendedores locais e todas essas soluções que estão surgindo em Rondônia, e nós, como Governo, buscamos apoiar e dar condições para que eles se desenvolvam.”

 

Para a coordenadora de Comércio Exterior da Sedi, Glenda Hara, a Superintendência tem por foco dar apoio para os empresários. “A ideia dessa startup vai ao encontro dos fomentos das cadeias produtivas de Rondônia e nosso objetivo é fazer com que o projeto chegue aos investidores, que é a outra ponta principal do projeto, para que eles possam investir na preservação das nossas florestas e evitar a continuidade do desmatamento.”

 

Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater, achou muito interessante a ideia e, com a capilaridade que a Entidade tem no Estado, consegue fazer o elo entre o pequeno produtor rural e as pessoas que pretendem colocar recursos financeiros para que o a floresta nativa seja preservada na propriedade, evitando assim as queimadas e o desmate. “Inicialmente a Emater, a pedido do Governo do Estado, vai ajudar com a divulgação e cadastramento dos produtores, mas quem vai fazer esse elo de análise, se o produtor se enquadra nas transações financeiras, que no futuro poderão ocorrer, será a própria startup.”

 

Luciano explica ainda, que o projeto vai beneficiar o produtor rural que já está preservando, se adequando à legislação ambiental vigente, e que não recebe nada para manter essa preservação.”Entendemos que essa vantagem para o pequeno produtor surge como mais uma fonte de renda, além de contribuir para diminuir drasticamente o desmatamento, uma vez que o produtor é o principal guardião da floresta, já que é ele está lá na propriedade e é ele que fiscaliza”.

 

Por fim, Luciano diz ser essa uma ideia muito favorável e o que é mais gratificante é saber que essa startup surgiu no Estado. Uma empresa genuinamente de Rondônia, que está sendo criada por alguns investidores com apoio do Poder Executivo Estadual e espera que, após o cadastramento dos produtores rurais os resultados já comecem a aparecer.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Agricultura - 2 horas atrás Rondônia e Costa do Marfim estreitam laços para intercâmbio em recursos animais e pescados Assinatura do Memorando de Entendimento, entre Rondônia e República da Costa do Marfim
2
Cidades-RO - 3 horas atrás Laerte Gomes confirma empenho de R$ 140 mil para Autarquia de Esporte, Cultura e Turismo de Pimenta Bueno Na última semana, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Laerte Gomes (PSD), confirmou o empenho de R$ 140 mil, recurso destinado por meio de emenda parlamentar de sua autoria.
3
Ação Parlamentar - 3 horas atrás Cláudia de Jesus enaltece o profissionalismo dos taquígrafos O trabalho dos taquígrafos atravessou séculos e ainda resiste até hoje apesar das novas tecnologias, traduzindo sons em sistemas de escrita abreviados, que surgiram na Roma antiga, por volta de 63 anos, antes de Cristo.
4
Ação Parlamentar - 3 horas atrás Pedro Fernandes destaca a entrega de ares-condicionados para escolas do Vale do Jamari O deputado tem acompanhado de perto o processo de entrega dos equipamentos, frisando a importância de um ambiente escolar mais confortável para o desenvolvimento educacional dos alunos.
5
Artigos - 4 horas atrás Um verdadeiro Lixo: Show de Madonna tem palavrão, nudez e insinuações de sexo; parte do evento foi pago com dinheiro público Na web, internautas utilizaram termos como “Sodoma e Gomorra” e “libertinagem” para comentar o show da cantora Madonna que aconteceu neste sábado (4) na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::