Ariquemes / RO - domingo, 5 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Com prisões superlotadas, RR tem oito obras em andamento e prevê novas vagas até dezembro de 2020

Publicado em: 20/08/2020 - 12:00
Com prisões superlotadas, RR tem oito obras em andamento e prevê novas vagas até dezembro de 2020

As prisões de Roraima seguem superlotadas. Um levantamento do governo, feito à pedido do G1, mostra que as quatro unidades penitenciárias atualmente em funcionamento abrigam mais que o triplo da capacidade: somadas, são 851 vagas para 2.917 detentos — 340% acima do previsto.

Em meio a este cenário, no entanto, o estado tem oito obras, entre reformas e construções, em andamento. A previsão é que até dezembro deste ano todas sejam entregues e ocorra a ampliação de vagas.

Na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), a maior unidade prisional do estado, há quase cinco vezes mais presos que a capacidade, o que torna o presídio o mais crítico em relação à falta vagas.

A Pamc tem espaço para 450 internos, mas abriga 2.089 — 464% acima capacidade, conforme a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), responsável pelo sistema prisional do estado.

A Cadeia Pública Feminina é segunda unidade mais superlotada: são 329 mulheres presas dividindo o espaço para 142.

Em fevereiro deste ano, Roraima ocupou o primeiro lugar em superlotação carcerária do Brasil, com o número de presos proporcionalmente muito acima do número de vagas.

Além de todas essas quatro unidades acima, a Sejuc administra a Casa do Albergado. A unidade tem 844 presos cadastrados em regime de prisão domiciliar, mas o número de vagas é 75.

As cinco unidades — Pamc, Cadeias Feminina e Masculina, CPP e Casa do Albergado — estão em obras de reforma e ampliação.

O governo executa também a construção da Cadeia Pública Masculina, em Monte Cristo, mesma região da Pamc, do presídio de Rorainópolis, no Sul do estado, e uma unidade de triagem e observação criminológica, em Boa Vista.

O governo informou que as obras na Penitenciária Agrícola estão 95% concluídas. A unidade está em reforma desde novembro de 2018, quando houve a intervenção federal na gestão. Atualmente, a segurança do presídio é de responsabilidade da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) e administração é da Sejuc.

Quando as obras finalizarem, a Pamc terá capacidade para 950 presos.

Já na Cadeia Pública Masculina a obra está com 98% dos trabalhos concluídos. Ao fim, as vagas da unidade serão ampliadas para 400.

Na Cadeia Feminina a reforma está com 65% de execução, com previsão para ampliar para 260 o número de vagas. Em Rorainópolis, 70% da obra do presídio já foi feita.

A Cadeia Pública Masculina de Monte Cristo, construída do zero, está com 65% da obra feita. Com previsão de 286 vagas, a unidade vai abrigar presos do regime fechado.

 

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::