Ariquemes / RO - terça-feira, 2 de julho de 2024
(69) 99929-2272

Amapá volta a ter maior taxa do país de afastados do trabalho por distanciamento social: 9,2%

Publicado em: 03/12/2020 - 12:00
Amapá volta a ter maior taxa do país de afastados do trabalho por distanciamento social: 9,2%

O Amapá voltou a apresentar, em outubro, a maior proporção do país de pessoas afastadas do trabalho que tinham devido ao distanciamento social em meio à pandemia da Covid-19: 9,2% da população, que representa cerca de 26 mil trabalhadores.

Em maio, junho e julho, estado mantinha o maior índice, mas em agosto e setembro, o maior percentual de afastados do trabalho em função do distanciamento foi do Acre. Essa proporção passou de 9,6% no mês anterior para 9,2% em outubro. Em maio, este percentual era de 35,2%.

Os dados são da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio (Pnad Covid-19) produzida e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outro dado que chamou atenção no Amapá foi que no 10º mês do ano o índice de desocupados foi o maior da série, que é registrada desde maio.

“A população desocupada chegou a 63 mil [pessoas] em outubro. Esse número é o maior da série desde maio, que o IBGE vem acompanhando os efeitos da pandemia. Foi um aumento de 7% no número de pessoas desocupadas frente a setembro. Chegou a crescer 18% em relação a maio. A taxa de desocupação passou de 17,4% em setembro para 18,5%”, pontuou Joel Lima, do IBGE.

Até outubro, segundo o instituto, 127 mil amapaenses realizaram algum teste para saber se estavam infectadas pelo novo coronavírus no estado (14,8% da população) – em setembro, saldo era de 124 mil pessoas.

Do total de testados até outubro, em 6,3% (ou seja, 54 mil pessoas) foi detectada a presença do vírus. O Amapá foi o 5º estado que mais testou, em comparação às outras unidades da federação.

O IBGE também destacou que 69 mil pessoas (8% da população) não fez nenhuma medida de restrição de contato em outubro. Além disso, 339 mil (40%) reduziu o contato mas continuou saindo de casa; 285 mil ficaram em casa e só saíram para necessidades básicas (1/3 da população), e só 155 mil pessoas (18%) ficaram rigorosamente isoladas.

AP tem 2ª maior taxa de pessoas que não se isolam; 144 mil casas receberam auxílio emergencial

O Amapá apareceu ainda com o maior percentual do país de domicílios em que, pelo menos, uma pessoa recebeu auxílio emergencial: 68,6% (no mês anterior a taxa foi de 68,4%), com valor médio do benefício em R$ 823 por domicílio.

Pnad Covid-19

Elaborada para acompanhar o período de pandemia, a PNAD Covid-19 apresenta dados sobre saúde, trabalho e outros tópicos relacionados ao período. Mensalmente, o IBGE divulga os resultados da pesquisa para Brasil, grandes regiões e unidades da federação.

As entrevistas, que começaram no dia 4 de maio, foram feitas exclusivamente por telefone, devido ao distanciamento social na pandemia. Os dados do décimo mês do ano foram coletados durante 4 semanas, entre 4 a 31 de outubro.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::