Ariquemes / RO - sábado, 15 de junho de 2024
(69) 99929-2272

ACONTECEU EM MANAUS: suspeito de matar engenheiro da Petrobras esfaqueou a vítima nos olhos

Publicado em: 21/12/2012 - 12:00
ACONTECEU EM MANAUS: suspeito de matar engenheiro da Petrobras esfaqueou a vítima nos olhos

Manaus – O mototaxista Francivaldo da Silva Lima, 28, conhecido como ‘Caio’, foi apresentado na tarde de hoje pela Polícia Civil (PC) como o responsável pela morte do engenheiro Ken Wheeler, 47, que estava desaparecido desde o dia 28 de novembro, em Manaus. O titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Divanílson Cavalcante, revelou que matou Ken com quatro facadas sendo uma no peito que atingiu o coração.

Em depoimento, Francivaldo afirmou que conhecia a vítima "há três ou quatro meses". "Ele (Francivaldo) disse ainda que ligou para Ken porque precisava de dinheiro e marcaram um encontro. Em seguida, após sair da academia onde fazia fisioterapia, Ken encontrou o suspeito, que desferiu os golpes dentro do veículo em uma rua no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

Segundo a médica legista e diretora adjunta do Instituto Médico Legal (IML), Marilene Menezes, o golpe que causou a morte do engenheiro foi que atingiu o coração. “Ele sangrou muito por conta da região do corpo. O cheiro que ficou no carro foi justamente por conta desse sangramento excessivo. Esse foi o golpe que o matou”. Além disso, foram detectadas perfurações nos dois olhos e na costela.

O corpo de Ken foi encontrado em avançado estado de decomposição e, por conta disso, foi necessário que a família levasse exames da arcada dentária e similares para a identificação.  

Após o crime, o suspeito levou o corpo para Rua Bambuzinho, no Puraquequara, zona leste de Manaus, onde o colocou em um saco e abandonou o corpo em um terreno baldio. A faca utilizada no crime foi encontrada ontem por policiais civis da DEHS, do outro lado da pista onde estava Ken.

"O crime foi premeditado porque ele (o autor) foi ao encontro com a faca e o saco utilizado para esconder o corpo. Ele achava que a vítima tinha mais dinheiro", analisou Divanílson.  O suspeito foi encontrado após denúncias de que o carro da vítima, um Honda Fit preto, de placa NOL 7036, havia sido visto no bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus. Caio disse que pretendia vender o veículo.

Divanilson destacou que as investigações continuam para que os detalhes sejam revelados. “Ainda há coisas que precisam ser esclarecidas e nós estamos continuando”. Cavalcante disse, ainda, que Francivaldo ainda não disse ao certo de onde ele e Ken se conheciam e nem qual havia sido o argumento para marcar o encontro. Em depoimento, Francivaldo disse que ficou suspreso

Para esconder o veículo, o mototaxista procurou colegas. Primeiramente ele levou o carro da vítima ao primo Manoel Ferreira dos Santos, 27, que escondeu o carro por alguns dias. Em seguida, Manoel entregou o carro a Rubenilson Aneglo da Silva, 25, que o escondeu na garagem da namorada, que disse ter sentido um cheiro forte e mandou que o rapaz levasse o carro embora. Rubenilson colocou uma placa clonada no veículo e o levou ao empresário Antônio Mota Neto, 38, proprietário de uma loja de produtos automobilísticos. Os quatro foram presos e serão encaminhados à cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro.

Entenda o caso

O engenheiro Ken Wheeler foi visto pela última vez na noite de 28 de novembro, quando saía da Academia Cagin, localiza na Rua Valério Botelho de Andrade, São Francisco, zona sul de Manaus. Ken fazia fisioterapia no local por conta de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Antes de deixar a academia, a vítima recebeu um telefonema de Francivaldo, feito de um telefone público. Os dois marcaram um encontro.

No carro, Ken dirigiu até uma rua não identificada pela polícia no bairro Cachoeirinha. Lá, Fanscivaldo desferiu os golpes com uma faca. Um dos golpes atingiu o coração, fazendo com que a vítima sangrasse até a morte. A polícia acredita que os suspeito tenha atingido primeiramente os olhos, para que Ken não tivesse como reagir.  Em seguida, dirigiu até  Rua Bambuzinho, no Puraquequara, zona leste de Manaus, onde deixou o corpo de Ken em um saco plástico e jogou a faca utilizada para o outro lado da rua, em uma mata fechada. A polícia ainda não tem informações sobre a localização exata que Francivaldo entrou no carro e nem onde o crime aconteceu.

Após o sumiço, no dia 29 de dezembro, familiares procuraram a Delegacia Especializada de Ordem Política Social (Deops) e registraram ocorrência. No mesmo dia, foram divulgadas fotos do desaparecido. A polícia chegou a receber a informação de que o engenheiro havia sido visto no Manauara Shopping, localizado na Avenida Humberto Calderaro, zona centro-sul de Manaus. No entanto, após averiguar as câmeras de segurança do local a hipótese foi descartada.

A Delegacia Especializada em Homicídios e Seqüestros foi acionada. A justiça o acesso  da equipe investigação acesso à casa de Ken e aos pertences pessoais, além das últimas ligações dele. Familiares receberam um telefonema de pessoas que disseram estar com Ken e que pediram uma quantia de R$ 60 mil para que ele voltasse. As ligações foram feitas por pessoas do Rio de Janeiro e a hipótese também foi descartada. Moradores do bairro Grande Vitória, zona leste acionaram a polícia após terem visto Francivaldo no carro de Ken. A partir daí, a polícia começou a investigação em torno do suspeito.

O cadáver de um homem em estado de decomposição avançado foi encontrado no Puraquequara. No domingo, após a ajuda da família, o Instituto Médico Legal (IML) identificou o corpo como sendo de Ken.

Mesmo sem a identidade verdadeira, o delegado Divanílson pediu a prisão preventiva de um homem identificado como ‘Caio’ apenas com as características dadas pelas testemunhas, que disseram que além do carro ele também estava com o celular de Ken. Após campanas da equipe de investigação, Francivaldo foi preso em via pública no Grande Vitória por policiais da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) na manhã de quarta-feira.

Em depoimento, Francivaldo confessou o crime e disse que matou por dinheiro e que ficou surpreso ao constatar que só havia R$ 20 na carteira da vítima.

*Com informações fornecidas pela Polícia Civil 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::