Ariquemes / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Outra biografia jogada no lixo. Injustiça contra secretária Cleidimara chegou a nove anos

Publicado em: 17/10/2021 - 10:09
Outra biografia jogada no lixo. Injustiça contra secretária Cleidimara chegou a nove anos

Não se pode perdoar ou ter complacência com ladrões do dinheiro público, embora, neste Brasil de tantas incongruências e leis absurdas, mesmo pegos com a mão no cofre, muitos superladrões acabam não só soltos, mas vivendo do produto do que roubaram da população, em vias opulentas, rindo da cara da sociedade. Mas e quando acontece o oposto? Quando a vida de uma pessoa, que eventualmente ocupou um cargo público e tem a vida destruída por uma série de acusações que, muito tempo depois, se comprovam que eram frágeis, sem base? Os exemplos são imensos. Um dos casos mais incríveis, entre tantas injustiças que destruíram e continuarão destruindo vidas, é o da ex-secretária de Esportes da Prefeitura de Porto Velho, na administração de Roberto Sobrinho. Cleidimara Alves, que chegou a ser também secretária da Sejucel, no Estado, teve sua biografia jogada no lixo durante nove anos. De uma mulher alegre e de bem com a vida, se transformou numa pessoa doente, depressiva, desesperada. Uma série de erros, incluindo pareceres de técnicos do Tribunal de Contas do Estado, que a consideraram responsáveis por ilegalidades em convênios com a Emdur, feitos em 2012, determinaram que Cleidimara deveria ser condenada, por não ter cumprido corretamente suas obrigações de exigir prestação de contas de três convênios feitos com a Emdur, à época, em valores próximos de 900 mil reais. Corrigido, esse dinheiro, que estava sendo cobrado por exigências legais, de dona Cleidimara, chegava a mais de 3 milhões e 500 mil reais.

 

Não há final feliz nesta história, porque ninguém e nada vai devolver a uma mulher simples e trabalhadora, o que houve para destruir sua reputação. Mas o advogado Emanuel Nery (ele também vítima de uma operação no Dnit, até hoje sem qualquer acusação formal ou comprovação de algum delito), assumiu a causa de dona Cleidimara e, quase nove anos depois, conseguiu reverter a situação. Os conselheiros do TCE-RO, sabiamente, revogaram todas as decisões anteriores, depois da comprovação de que a então secretária fez tudo corretamente e jamais cometeu qualquer crime. Nem o de omissão.Todos os documentos que, revistos, provavam a inocência da então secretária de Esportes, estavam dentro do processo original, que a tinham condenado. Ou seja, essa vital informação não foi interpretada corretamente à época da condenação, mas, é preciso que se repita, estava lá dentro do processo. Revertida e reposta sua inocência, a partir da nova decisão do Tribunal de Contas, também as cobranças judiciais foram canceladas. Os detalhes do caso são tristes e lamentáveis, mas ao menos, no fim dele, se fez Justiça. Antes tarde do que nunca!

 

As informações são da Coluna Opinião de Primeira.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::