Rondônia, - 00:25

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Outubro Rosa
Governo de Rondônia vai realizar mais de mil exames de mamografia para zerar fila de espera da II Macrorregião
Durante a realização do exame, que é feito em um equipamento chamado mamógrafo
Publicado Quarta-Feira, 13 de Outubro de 2021, às 16:13 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

Divulgação

Mamógrafo digital do HRC é equipado com um aparelho especial que permite a biópsia orientada por radiografia

Todos os anos, em outubro, diversas ações de prevenção ao câncer de mama são realizadas. Neste ano, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realiza mais de mil exames de mamografia, com objetivo de zerar a fila de espera que aumentou em função da pandemia da covid-19. Todos os atendimentos já foram agendados para serem realizados até o final deste mês, no Hospital Regional de Cacoal (HRC), que atende a II Macrorregião.

 

São 811 pacientes que aguardam na fila de espera e que serão atendidos por uma equipe especializada e preparada para esta ação. O câncer de mama, também conhecido como neoplasia, é caracterizado pelo aparecimento de um pequeno caroço na região dos seios, que pode ser diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, com chance de cura que chega a 95%. 

 

O secretário de estado da saúde, Fernando Máximo, explica a importância da ação para as mulheres que precisam realizar o exame de prevenção. “As 811 mulheres, que já estão na fila de espera, serão contempladas. No entanto, nossa meta é que sejam realizados mais de mil exames de mamografia. É extremamente importante a realização desse exame para o diagnóstico precoce e tratamento assertivo para essas pacientes, “ diz Máximo. 

 

Durante a realização do exame, que é feito em um equipamento chamado mamógrafo, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico que permite uma melhor visualização das estruturas da mama. Por meio desse procedimento, é possível detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.

 

Mulheres que têm histórico de câncer de mama na família, em parentes de 1º grau de parentesco com idade abaixo de 40 anos, podem ter predisposição genética para a doença, por isso a importância de  realizar todos os anos o exame de prevenção.



Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Governo realizará força tarefa no Hospital Regional de Cacoal para exames de mamografias, confirmou Cirone Deiró
As mulheres que necessitam realizar o exame de mamografia devem procurar a secretaria de saúde do município para fazer o cadastro...


Com ajuda de amigos, Silvio Santos (Zekatraca) conseguiu arrecadar dinheiro para compra de medicamento
Vamos ajudar nosso amigo da cultura de Rondônia...


Cirone Deiró destina recursos para manutenção da enfermaria oncológica do Hospital São Daniel Comboni
Parlamentar trabalhou pela renovação do convênio entre a Sesau e a ASSDACO para garantir a continuidade do atendimento aos pacientes em tratamento oncológico...


Rondônia já pode contar com Laboratório de Geociências
Com o objetivo de promover melhorias nas atividades desenvolvidas pela Sedam, o Laboratório de Geociências também será utilizado......

 
      

2021 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras
© 2007 - 2021 • Ernesto & Eugenio Comunicação

E-mail: [email protected]
Fone: (69) 9 9967-8787 (WhatsApp)
Ariquemes - Rondônia - Brasil

Política de privacidade e uso





 

Publicidade:::

 
 
 
Ariquemes Online