Rondônia, - 22:51

 

Você está no caderno - Polícia
Presença da Polícia Militar na Zona da Mata
Presença da Polícia Militar na Zona da Mata faz 39 anos Servindo e Protegendo toda população
No mesmo mês de junho de 2018, o Decreto nº 22.912 transformou, denominou e ativou, o 10º Batalhão de Polícia Militar...
Publicado Sexta-Feira, 8 de Outubro de 2021, às 08:33 | Fonte da Redação 0

 
 

Divulgação

Nos 39 anos da Polícia Militar de Rondônia na região de Rolim de Moura, o 10° Batalhão “Guardião da Zona da Mata”, com sede na cidade e que faz parte desta história, realizou quarta-feira, 6, às 17h30, na Rua Eliza Vieira Lopes, no município de Novo Horizonte, formatura geral como forma de prestigiar toda a área que compõe o 10° BPM. A solenidade de encerramento das festividades contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, do prefeito Cleiton Cheregato, do CRP III coronel Paulo André, do comandante do 10º Batalhão, major PM Thiago Campos entre outras autoridades locais.

 

Além da Formatura Militar descentralizada foi outorgada a Medalha "O Guardião da Zona da Mata", Medalha comemorativa do 10° Batalhão destinada a agraciar policiais militares, autoridades civis e entidades que contribuem para o desenvolvimento do 10° Batalhão, condecorar os policiais militares que se destacaram operacionalmente e administrativamente, no âmbito da área do 10º Batalhão de Polícia Militar. No 10º Batalhão, nos meses de setembro e outubro, também é realizada a festa com os veteranos, celebrações de missa em Alta Floresta do Oeste, e culto em Rolim de Moura, entre outras atividades.

 

Durante o mês de setembro deste ano, após o processo formal de escolha, sagraram-se destaques os seguintes policiais: na primeira Companhia de Polícia Militar, no pelotão de Comando e Serviço, para destaque administrativo, o terceiro sargento PM Lauro Norberto Magalhães; e, para destaque operacional, o cabo PM José Aparecido de Paiva. Na 2ª Companhia de Polícia Militar, o destaque administrativo, ficou com o segundo sargento PM Edson Justiniano de Souza, e para destaque operacional, pelo terceiro ano consecutivo, o cabo PM Anderson Fernandes Zarelli.

 

Em sua fala, o comandante-geral da Polícia Militar coronel Almeida, agradeceu e reafirmou o compromisso do governador coronel Marcos Rocha no cumprimento com suas promessas ainda enquanto candidato ao governo do Estado. São cursos, especializações, aperfeiçoamentos, reajuste salarial e agora a aprovação para a promoção por bom comportamento e tempo de serviço de soldados a cabo que se enquadra dentro da proposta de valorização à força policial pelo governo de Rondônia. A alteração do provimento de acesso hierárquico dos militares, permitirá maiores condições de acesso à graduação.

 

Ele citou várias operações realizadas este ano no Estado, em nível nacional e internacional. Esta com a participação da Interpol. O comandante revelou o profissionalismo de cada soldado da Polícia Militar que realiza desde o parto, as missões mais complexas, sempre com o objetivo que retrata o lema da Corporação que vem Servindo e Protegendo a sociedade rondoniense. Ao assumir o comandando geral da PM, disse ele que entregou “o comando nas mãos de Deus e vem recebendo bençãos para conduzir toda a tropa”. Desta forma, aquele que me suceder terá facilidades para conduzir e bem, nossa Polícia Militar.

 

Lembrou de sua trajetória na Polícia Militar. “Já passei por todos os postos e cheguei ao posto maior de comandante-geral”. Aos veteranos que também participaram da formatura, o coronel Almeida ressaltou a importância de cada um que “construíram, colocaram cada tijolo e forjaram nossas fileiras, com lágrimas e até o sacrifício da própria vida, nós honramos a cada dia”. Citou eixos de seu comando: administrativo, operacional e educacional. Especialmente neste, tem realizado parcerias com o aperfeiçoamento desde a família ao policial militar.

 

Na Escola da Magistratura de Rondônia o policial militar pode se especializar, realizar pós-graduação em cursos de Gestão Pública, de direito ambiental, mas buscando o mestrado, doutorado. Com isso, ele – o PM – vai progredir na vida da caserna e quando cumprir seu tempo, não terá dificuldades em exercer nova profissão na vida civil. Ao deputado Crispin, que foi homenageado com a Medalha do “Guardião da Zona da Mata”, o coronel Almeida agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa que tem aprovado as mensagens enviadas pelo executivo que beneficiam a segurança pública. “Leve nosso agradecimento aos deputados estaduais”.

 

Medalha

 

O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Alexandre Almeida e o deputado estadual Ismael Dias Crispin, foram homenageados com a Medalha do Mérito "O Guardião da Zona da Mata" do 10º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia. A Comenda é concedida as pessoas públicas, instituições ou cidadãos anônimos que muito contribuíram para o desenvolvendo e um sentimento de pertencimento em relação à segurança pública. Com estas parcerias “temos alcançado êxitos no policiamento. “É para prestigiar os que contribuem com o Batalhão da Zona da Mata”, disse o major Thiago Campos.

 

Presença

 

De acordo com o major PM Thiago Campos, o surgimento do 10º Batalhão se mistura com a história do Estado de Rondônia, assim como com o surgimento do município de Rolim de Moura, haja vista que valorosos brasileiros saíram dos seus Estados de origem e se deslocaram para o Território Federal de Rondônia, colaborando para a implantação do Estado. Em 12 de agosto de 1982, um ano antes de Rolim de Moura ser elevado à categoria de município, já havia um Destacamento de Polícia Militar em Rolim de Moura, sendo o Sgt PM Gladstones Tavares Amorim, o primeiro comandante.

 

No mesmo mês de junho de 2018, o Decreto nº 22.912 transformou, denominou e ativou, o 10º Batalhão de Polícia Militar "O Guardião da Zona da Mata", com área de abrangência na grande região de Rolim de Moura, subordinando-o ao Comando-Regional de Policiamento III, o qual, tem um papel fundamental e estratégico na defesa das fronteiras do Estado de Rondônia e promoção da segurança pública à população rondoniense.

Fonte: DCOMS

Fotos: Subtenente PM Sérgio



Veja também em Polícia


Em Rondônia, PRF identifica três motocicletas adulteradas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, mais precisamente nas cidades de Nova Mamoré e Porto Velho......


PM faz reintegração de posse em fazendas, são mais de 400 famílias e 3 mil invasores na região
São mais de 400 famílias e aproximadamente 3 mil invasores na região....


Governador do Tocantins é alvo de operação da Polícia Federal
A PF cumpre mandados de busca e apreensão na casa do governador e também no Palácio Araguaia...


PGR quer aprofundar investigação sobre propina da Odebrecht a Renan
Embora a Polícia Federal tenha indiciado o senador, o caso está parado desde que a Procuradoria-Geral pediu anulação do indiciamento...

 
      

2021 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras
© 2007 - 2021 • Ernesto & Eugenio Comunicação

E-mail: [email protected]
Fone: (69) 9 9967-8787 (WhatsApp)
Ariquemes - Rondônia - Brasil

Política de privacidade e uso





 

Publicidade:::

 
 
 
Ariquemes Online