Ariquemes / RO - quinta-feira, 25 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Lava do vulcão nas Canárias reduz o seu avanço mas o risco mantém-se. 6.000 pessoas já foram retiradas das proximidades

Publicado em: 21/09/2021 - 12:00
Lava do vulcão nas Canárias reduz o seu avanço mas o risco mantém-se. 6.000 pessoas já foram retiradas das proximidades

A lava do vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção no domingo em La Palma, abrandou o seu avanço não chegou ao mar nesta segunda-feira, ao contrário do que estava previsto, após provocar a destruição de uma centena de casas e a retirada de cerca de 6000 pessoas.

 

"Não vai chegar ao mar esta noite, como tínhamos dito", disse um porta-voz do governo regional das Canárias na tarde desta segunda numa conferência de imprensa. "O movimento lávico é bastante lento ao que era inicialmente", acrescentou.

 

No entanto, segundo os especialistas contactados pelo El País, esse contacto pode ocorrer nesta terça-feira, o que implica riscos acrescidos. Quando a lava quente ferve a água do mar, desencadeia uma série de reações químicas e físicas que provocam colunas de névoa ácida que pode ser tóxica.

 

Além disso, pode haver explosões capazes de esculpirem rochas a mais de 200 metros e ondas de altas temperaturas que entram na terra. Dados estes fenómenos, a Proteção Civil espanhola já criou durante a noite um perímetro de segurança de duas milhas náuticas em redor da zona de contacto, impedindo o acesso à zona.

 

A ministra do Turismo espanhola, Reyes Maroto, criou polémica ao lembrar que os hotéis estão abertos, convidando os turistas a aproximarem-se da ilha para presenciarem "o que a natureza trouxe para La Palma", declarações das quais se retratou posteriormente.

Os impressionantes rios de lava arrasaram árvores, invadiram casas e estradas, como mostram vários vídeos publicados nas redes sociais. "Esta língua de lava engole tudo que vai encontrando pelo caminho", descreveu Mariano Hernández Zapata, presidente de Cabildo de La Palma, em entrevista à Televisión Española. "É dramático ver muitos projetos de vida a desaparecer", acrescentou.

 

Entretanto, "cerca de 500 pessoas" tiveram de deixar as suas casas durante a noite de segunda-feira, confirmou hoje à agência de notícias AFP Lorena Hernandez Labrador, vereadora de Los Llanos de Aridane, uma localidade vizinha gravemente afetada pelos fluxos de lava.

"O aparecimento de uma nova boca eruptiva" na área de Tacande, na cidade de El Paso, levou à "retirada dos habitantes", publicou na rede social Twitter o serviço de socorro de emergência do arquipélago na noite de segunda-feira.

 

Um total de 6.000 pessoas já foram retiradas das suas casas desde o início da erupção do vulcão. A abertura desta boca eruptiva ocorreu após um novo terremoto com magnitude de 4,1, registado às 21:32 de segunda-feira, horário local (a mesma hora em Lisboa), de acordo com o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan).

 

No entanto, apesar dos danos materiais, o fenómeno continua sem vitimar pessoas. "Não temos a lamentar nenhuma perda humana ou danos pessoais. Acredito que essa é a melhor notícia", disse Ángel Torres, presidente do governo regional deste arquipélago turístico localizado na costa do noroeste da África, numa conferência de imprensa com o presidente do governo, Pedro Sánchez, que está em La Palma desde o domingo.

 

"Agora o mais importante é garantir a segurança" porque "o vulcão continua em atividade", alertou Sánchez. O chefe de governo adiou sua ida a Nova Iorque para participar da Assembleia Geral da ONU.

 

Com temperaturas de mais de 1.000°C, a lava avança a uma velocidade média de 700 metros por hora, segundo o Instituto Vulcanológico das Canárias.

 

O Cumbre Vieja lança colunas de fumo com várias centenas de metros de altura e entre 8.000 e 10.500 toneladas de dióxido de enxofre por dia, segundo o instituto. O fumo não provocou até o momento o encerramento do espaço aéreo.

A empresa que administra os aeroportos em Espanha (AENA) anunciou que todos os voos programados para segunda-feira no aeroporto de La Palma foram realizados e que outros 48 estavam programados para hoje.

 

"Três minutos"

Em apenas três minutos, Angie Chaux, uma moradora de Los Llanos de Ariadne, que vive a poucos quilómetros do vulcão, conta que teve de deixar a sua casa, à pressa, às 4h30 da madrugada, junto com o marido.

 

"Não estávamos em casa quando houve o alerta", explicou esta jovem de 27 anos, "mas quando vimos, quisemos voltar e a estrada estava fechada. A polícia deixou-nos passar e disse: 'Três minutos'", explicou.

 

Ela entrou em casa e só pôde levar a mochila de emergência que as autoridades tinha dito aos moradores para preparar.

 

Yahaira García teve mais sorte: conseguiu tirar roupa, a televisão, um computador e mais algumas coisas de sua casa, situada no sopé do vulcão, antes de partir.

 

Fonte: Sapo.pt

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Artigos - 12 horas atrás Conheça a história da Loja Simbólica Saber e Fraternidade N° 04 de Ariquemes Em junho de 1977 em baixo de uma árvore reunia-se alguns irmãos num encontro informal próximo a churrascaria Marisa, naquela época administrada pelo Irmão Alano de Souza Correa.
2
Agricultura - 15 horas atrás Rosangela Donadon anuncia pagamento de recurso para beneficiar agricultores de Ouro Preto do Oeste Rosangela Donadon informou que o recurso foi direcionado para a Associação dos Produtores Rurais Flor da Mata (ARFLOMA) com o intuito de beneficiar diretamente os agricultores familiares da região
3
Ariquemes Online - 15 horas atrás Ariquemes tem surto de síndromes gripais e Secretária Municipal de Saúde faz alerta A Secretária informou que por ordem da Prefeita Carla Redano, foi dobrado o número de profissionais que atuam na Saúde, tanto no Hospital da Criança quanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
4
Ação Parlamentar - 15 horas atrás Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos Naturalmente, não queremos que Rondônia, devido à sua juventude, receba o mesmo tratamento que é dado aos estados da federação que já atingiram a maioria
5
Cacoal - 15 horas atrás Cirone Deiró apoia Campeonato Estadual de Motocross O parlamentar assegurou R$ 60 mil, junto ao Governo do Estado, para apoiar o evento. A abertura será nos dias 27 e 28, na Pista do Bosque, em Cacoal. A entrada para prestigiar a largada será um quilo de alimento.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::