Rondônia, - 09:11

 

Você está no caderno - Artigos
Federação Espírita Brasileira
Desafios da Existência Humana
O curso da existência humana é caracterizado pelas conquistas do dia a dia...
Publicado Quarta-Feira, 28 de Julho de 2021, às 14:00 | Fonte Autor e fonte: Divaldo Franco 0

 
 

Foto: Divulgação

O curso da existência humana é caracterizado pelas conquistas do dia a dia.

A busca daquilo que se chama felicidade é, sem dúvida, ao que todos nós aspiramos.

A multiplicidade de derroteiros, seja do ponto de vista ético, do sociológico e comportamental, nem sempre permite as escolhas certas para o sucesso.

Por muito bem projetada que seja o dia, porém, ela é constituída de surpresas perturbadoras, que exigem cuidados especiais, nem sempre utilizados na hora certa.

É por essa razão que, em existências cor de rosa, perfumadas de bênçãos, de um momento para o outro se altera a paisagem com tribulações inesperadas, situações sufocantes, problemas na área da saúde e do comportamento.

Sem estar preparado para tais acontecimentos, o indivíduo que supunha que jamais terminaria as lindas opções, se entrega à rebeldia, ao desespero, se não cai nas fugas psicológicas perigosas, usando drogas perversas e se deixando arrastar pelo pessimismo, caindo em efeitos mais nocivos.

Por outro lado, pessoas que nasceram em redutos de abandono, que sofreram na infância e na juventude, de repente surgem oportunidades saudáveis e compensadoras, transformando as dificuldades em conquistas valiosas e o sofrimento em paz.

É normal que uma transformação de tal natureza exija uma conduta muito segura, para transformar incertezas em segurança, podendo contribuir para o progresso de si mesmo e o da sociedade.

É por isso que o conceito foi cunhado: ′′ Não há felicidade que dure para sempre, nem desgraça que um dia não acabe “.

Infelizmente, a escala de valores que se apresenta em todos os lugares é portadora de ambições desmedidas, interesses pelo prazer rápido a qualquer preço, sem oferecer lucidez para o comportamento responsável e a busca por uma vivência equilibrada e honesta.

A cada instante, o carro da morte conduz milhares de viajantes libertados do corpo, e os sobreviventes pensam na imortalidade do corpo, acreditando-se invulneráveis à desencarnação.

Esse ledo engano contribui para que as desgraças sejam mais lembradas do que as bênçãos, e os sentimentos viles predominem no menu das aspirações.

Assim, torna-se indispensável que, seja qual for a situação em que cada um se encontre, exista a reflexão sobre a impermanência do corpo, a rapidez com que a existência passa, e se acumulem valores morais, através de comportamentos compensadores pelo amor e pela fraternidade.

A existência física é, quase sempre, o que for feito dela.

Comece agora a sua reflexão e pense no amanhã, apoiando-se nos exemplos de mulheres e homens corajosos que se tornaram modelo de felicidade, por ter construído um mundo melhor para todos.

Alegre-se com sua existência e faça-a melhor a cada dia, valorizando os bons e ruins momentos da evolução.



Veja também em Artigos


Para desespero dos inimigos, discurso de Bolsonaro confirma por que é um inegável fenômeno político
Presidente fez um discurso para gerar polêmica interna, desmontou narrativa global que acusa o Brasil de vilão ambiental e apresentou fatos sobre como o governo agiu no combate à pandemia...


Rede de água tratada e esgoto em Rondônia é uma vergonha
A rede de água tratada é inferior a 50 por cento da população e a coleta de esgoto estacionada em cinco por cento....


A exigência dos investidores + Retomada da dragagem do Rio Madeira + Opções no MDB
Era barulho demais para o Congresso ficar de fora das discussões. ...


A sorte dos ladrões
Se a espécie humana fosse corajosa em vez de medrosa, e se tivesse pensamentos claros em vez de pensamentos confusos...

 
      

2021 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras
© 2007 - 2021 • Ernesto & Eugenio Comunicação

E-mail: [email protected]
Fone: (69) 9 9967-8787 (WhatsApp)
Ariquemes - Rondônia - Brasil

Política de privacidade e uso





 

 
 
 
Ariquemes Online