Ariquemes / RO - terça-feira, 23 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Cinco são presos em operação contra suspeitos de envolvimento em onda de ataques em Manaus

Publicado em: 18/06/2021 - 12:00
Cinco são presos em operação contra suspeitos de envolvimento em onda de ataques em Manaus

Cinco pessoas foram presas em Manaus durante uma operação da Polícia Civil, nesta sexta-feira (18), que teve o objetivo de prender suspeitos de envolvimento na onda de ataques ocorridos no Amazonas. A operação acontece em uma ação conjunta com as polícias do Rio de Janeiro e do Pará, onde líderes do grupo criminoso que orquestrou os ataques também são alvos.

Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, além dos presos no Amazonas, foram presos outras duas pessoas em São Paulo e oito no Rio, totalizando 15 presos. Ainda durante a ação, quatro suspeitos teriam sido mortos, um em Manaus e outro no Rio de Janeiro.

Segundo a polícia do Rio de Janeiro, a vítima morta em Manaus seria pai de um dos suspeitos, que teria avançado nos policiais para impedir a prisão do filho.

Três pessoas foram mortas no Rio de Janeiro: duas suspeitas de envolvimento nos crimes e outra era um adolescente, que foi atingido por um tiro na cabeça, mas ainda não há detalhes sobre as circunstâncias.

 

Balanço da operação:

  • Amazonas: 5 presos, 4 veículos de luxo apreendidos e R$ 13 mil apreendidos;
  • Rio de Janeiro: 8 presos, sendo 3 do AM, 4 do Pará e 1 do Rio;
  • São Paulo: 2 presos, 1 veículo apreendido.

 

Tropas da Força Nacional, que chegaram ao estado após os ataques para reforçar a segurança, também participam da operação. Em Manaus, 60 policiais estão participando da operação, sendo 6 da Força Nacional.

 

Investigação

A operação tem o objetivo de desarticular uma quadrilha que lavava dinheiro do tráfico de drogas praticado pela maior facção criminosa do Rio de Janeiro. As investigações identificaram uma forte ligação entre o grupo criminoso do Rio de Janeiro e seu braço no estado do Amazonas

O grupo criminoso no Rio enviava dinheiros para empresas de fachada no Amazonas. Em um ano, esse valor chegou a R$129 milhões. O dinheiro era usado no fortalecimento da facção no Amazonas, bem como para a aquisição de armas e drogas na região da tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia para o grupo criminoso do Rio de Janeiro

Durante a investigação, se constatou que a estrutura de lavagem de dinheiro também presta serviço para uma facção que atua nos presídios de São Paulo.

 

Onda de ataques

O Amazonas viveu uma onda de violência entre 6 e 8 de junho. Ônibus, delegacias, viaturas policiais, ambulâncias, prédios públicos, escolas e agências bancárias foram incendiadas e alvo de tiros. Além de Manaus, nove cidades do interior do Amazonas também registraram ações criminosas.

O transporte de ônibus coletivo chegou a ser suspenso por dois dias na capital. O comércio fechou as portas, não houve aulas presenciais na rede pública e particular e o expediente dos órgãos públicos foi suspenso. A campanha de vacinação contra a Covid-19 também foi interrompida.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, no total, 82 pessoas foram presas e 2 adolescentes apreendidos desde o início dos ataques.

Tropas da Força Nacional, com 144 homens, chegaram ao Amazonas para reforçar a segurança e atuam desde o dia 10 de junho.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::