Rondônia, - 14:31

 

Você está no caderno - Educação
Biblioteca IFRO
Público interno do IFRO é chamado a participar de treinamentos da Plataforma Minha Biblioteca
Convidados a participar dos encontros formativos promovidos pela plataforma Minha Biblioteca no mês de junho...
Publicado Quinta-Feira, 10 de Junho de 2021, às 17:06 | Fonte Ascom IFRO 0

 
 

Estudantes, professores e técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) são convidados a participar dos encontros formativos promovidos pela plataforma Minha Biblioteca no mês de junho. Os treinamentos direcionados para usuários são uma forma de demonstrar as funcionalidades e recursos de plataforma. Os participantes têm direito à certificação gratuita, podendo participar dos eventos da Minha Biblioteca também a comunidade em geral. 

A Turma 1 será no dia 16/06 (quarta-feira), das 10h30 às 12 horas (horários de Brasília), no endereço eletrônico: https://doity.com.br/minha-biblioteca-treinamento-online-16-06. E a Turma 2, dia 30/06 (também numa quarta-feira), das 15 às 16h30, no link: https://doity.com.br/minha-biblioteca-treinamento-online-30-06.

A oferta de treinamentos para o público assinante da plataforma contribui para popularizar internamente o uso dos recursos dentro do Minha Biblioteca, além de poder ser de interesse de alunos quando se trata de eventos formativos com oferta de certificados em cursos abertos, para complementação de carga horária.

Na avaliação da Coordenadora de Biblioteca do IFRO Campus Colorado do Oeste, Sarah Freire Bezerra, há um ganho com a utilização da Minha Biblioteca por todos do IFRO, em especial nos treinamentos ofertados conforme calendário divulgado pela empresa.

“Podemos ressaltar o acervo multidisciplinar que a plataforma possui, sendo composto por mais de 10.000 títulos de variadas áreas do conhecimento e as ferramentas interativas e acessíveis que possui (acesso simultâneo e ilimitado, disponibilização de livros completos, ferramentas de acessibilidade, tais como leitor em voz alta, tela noturna e alteração de tamanho da fonte e ferramentas que podem ser compartilhadas, como realces, anotações e marcadores)”, diz Sarah.

Há diversos benefícios no acesso a livros e nas possibilidades de uso em geral do Minha Biblioteca. Para o Assistente em Administração do Campus Porto Velho Calama, Andrade Araújo Silva, “a biblioteca virtual, disponibilizada de forma gratuita pelo IFRO a sua comunidade acadêmica, sem dúvida é um grande benefício aos usuários dos serviços de biblioteca”.

Andrade ainda fala sobre sua experiência no uso da plataforma: “pude constatar pessoalmente o potencial do acervo digital disponibilizado. Consegui localizar alguns livros específicos que estava buscando, tanto na área de gestão quanto na área de informática. Consigo ler os textos de forma bem clara, com possibilidade de ajuste através da janela do navegador ou com a ferramenta de zoom. Além disso, é possível utilizar a funcionalidade de marcador de página, para quando quiser retomar a leitura de onde parei. Existem outras funcionalidades, conforme descrito nos informativos do IFRO, porém ainda não os utilizei, mas sei da existência”.

O acesso à ferramenta Minha Biblioteca ocorre quando servidores e alunos acessam o ambiente do SUAP (https://suap.ifro.edu.br/), já na primeira página estará o link para o acervo virtual de livros dentro de um catálogo multidisciplinar e as suas funcionalidades, que abarcam várias necessidades em todos os níveis, cursos e modalidades ofertados pelo IFRO.

A diversidade de obras é algo que chama a atenção da Professora do Campus Porto Velho Calama, Iranira Geminiano de Melo. “A Biblioteca Virtual do IFRO é um luxo. Quando eu acessei pela primeira vez, fiquei encantada e toda vez que eu acesso eu fico encantada. Eu tento sensibilizar os estudantes a acessarem também porque é um acervo riquíssimo, amplo, e as formas de utilizar também são diversificadas: a gente pode marcar, a gente pode copiar para fazer fichamento, a gente pode destacar, então tem muitas possibilidades de utilização”, comenta a docente.

Um dos exemplos concretos trazidos pela Professora Iranira foi o uso em aula com uma turma do Curso Técnico em Informática. Ao falar sobre cinesiologia do movimento humano, para ser realizada uma análise de um exercício físico, do movimento, foi sugerida a pesquisa num ambiente confiável como o da biblioteca virtual do IFRO.

“Aí a gente entrou e foi um encantamento: tantos livros que tem sobre cinesiologia, anatomia, biomecânica… Então, até hoje, eu não tive nenhum assunto que eu precisasse pesquisar e não tivesse encontrado. Recentemente trabalhei em um projeto com a professora Enísia, para o edital Laços da Proex, e o projeto era na área de modelagem (corte e costura), e nós pegamos praticamente toda a fundamentação teórica na Biblioteca Virtual do IFRO. Então é incrível, você digita lá ‘etnomatemática’ e você encontra uma bibliografia vasta; você digita ‘corte e costura’, tem vários livros interessantes na área de modelagem. Qualquer assunto. Ainda não teve um assunto que eu quisesse pesquisar que não encontrasse referências importantes na biblioteca virtual. É uma riqueza essa aquisição”, conclui Iranira.

Para conhecer mais sobre o serviço digital da “Minha Biblioteca”, acesse a matéria https://portal.ifro.edu.br/ultimas-noticias/10866-ifro-adquire-servico-digital-da-minha-biblioteca



Veja também em Educação


IFRO faz consulta pública para construção da Política de Esporte e Lazer
Iniciou nesta terça-feira (15) a consulta pública para a construção da Política de Esporte e Lazer......


IFRO leva ao ar o projeto “Extensão em Foco” durante mês de julho
IFRO realizará o projeto “Extensão em Foco”......


Escolas estaduais são equipadas com Laboratórios Didáticos Móveis na região da zona da Mata de Rondônia
A coordenadora da CRE de Rolim de Moura, professora Rita Degam, explica que os itens recebidos vão melhorar a qualidade do ensino...


Sejucel participa de capacitação motivacional sobre natação; live reuniu estudantes de Educação Física de todo o País
O evento reuniu estudantes de 19 estados federativos do Brasil......

 



PUB

 
 
 
 

Ariquemes Online