Rondônia, - 15:10

 

Você está no caderno - Cidades-RO
Agricultura familiar
“Projeto Semear” incentiva produção de alimentos entre produtores de Pimenteiras do Oeste
Kits foram entregues para incentivar a produção de alimentos sem a necessidade de agrotóxicos...
Publicado Quinta-Feira, 10 de Junho de 2021, às 15:36 | Fonte Ascom Governo de Rondônia 0

 
 

O Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), buscando fortalecer as ações desenvolvidas pela agricultura familiar em todo o Estado, realizou na quarta-feira (9) o lançamento do “Projeto Semear”, em Pimenteiras do Oeste.

Idealizado pela equipe do escritório local da Emater, e desenvolvido em parceria com um zootecnista da Secretaria Municipal de Agricultura, o projeto é voltado para o incentivo de produção de alimentos com a elaboração de horta orgânica. Segundo o gerente local, Andrew Vinícius, a proposta foi apresentada à Prefeitura que realizou a compra dos materiais necessários para a distribuição dos kits.

Cem produtores vão receber os kits de horta familiar, que são compostos com sementes de diversas hortaliças, calcário filler (moagem fina de calcário), fertilizantes e manual de orientação. Além de receberem os kits, os extensionistas ofertarão assistência técnica aos agricultores na produção dos alimentos livres de agrotóxicos.

 

O gerente também destaca, que por ser uma inovação, espera que o projeto sirva de modelo para outros municípios, em prol de melhorias para agricultura familiar. “É uma novidade no nosso Estado, somos os primeiros a estar colocando em prática a horta doméstica, plano que visa produzir alimentos sem a necessidade de agrotóxicos. Vamos prestar as orientações necessárias, além de produzirmos no escritório um defensivo orgânico e compostagem orgânica que podem ser utilizados para adubação e repelente para insetos”, explicou Vinícius.

Para o gerente regional da Emater no Cone Sul, Cleverson Oliveira, é muito importante essa interação entre extensionistas e produtores. “Para fortalecermos a Agricultura Familiar precisamos incentivar a geração de renda. Com o apoio na produção de alimentos, vamos deixar de ver os produtores indo comprar verduras na cidade. Pois, além de consumir, vão vender os alimentos nas feiras, mercados, participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e até mesmo expandir a venda para as cidades maiores”.

A prefeita de Pimenteiras do Oeste, Valéria Garcia parabenizou a atuação da Emater no município. “A entidade está sempre firme conosco, buscando alternativas para incentivar as famílias rurais. Com esse projeto, vamos fortalecer a Agricultura Familiar, pois com eles produzindo, a gente tem a certeza de que sempre terão uma renda extra. Fico muito feliz em ver a nossa Agricultura Familiar crescendo com assistência e orientação certa”.

Valéria também enfatizou que Pimenteiras estará desenvolvendo em breve o PAA Municipal, o qual os produtores poderão participar do programa, ofertando os alimentos produzidos no projeto da horta doméstica.

A equipe regional da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), juntamente com a representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), participaram do lançamento do “Projeto Semear”, e destacaram a importância da orientação técnica aos produtores, uma vez que o agricultor também é um empreendedor e os ensinamentos tornam-se uma educação empreendedora.

 



Veja também em Cidades-RO


Cetas abre edital para contratação de instrutores de curso sobre “pré-natal”, em Machadinho do Oeste
A seleção visa preencher quatro vagas para enfermeiros, sendo uma vaga para a contratação imediata e três vagas para reserva técnica......


DER realiza manutenção no travessão B80 que liga a BR-364 à linha C15, em Cacaulândia
DER conclui manutenção no travessão B80......


DER executa patrolamento na RO-482, entre a RO-133 e a BR-364, em Espigão D’Oeste
Patrolamento acontece nos 55 quilômetros de extensão da rodovia......


Nova Brasilândia D’Oeste completa 34 anos produzindo mudas de café clonal em viveiro e projetando jovens cientistas
Mudas de café clonal anima produtores, que também se dedicam à criação de bovinos de corte e vacas leiteiras......

 



PUB

 
 
 
 

Ariquemes Online