Rondônia, - 14:29

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
live da Embrapa rondônia
Música da Amazônia em videoclipes ambientais é tema de live da Embrapa
A live será moderada pela líder do Projeto Integrado da Amazônia (Fundo Amazônia) pesquisadora Michelliny
Publicado Quinta-Feira, 10 de Junho de 2021, às 08:50 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

Divulgação

O discurso literário musical amazônico e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) é o tema da Mostra de Videoclipes Ambientais a ser transmitida no formato de live, das 14h30 às 15h30 (horário de Brasília), desta sexta-feira, 11/6, no link https://www.youtube.com/watch?v=u4JRe84Cz_M. O público poderá interagir com comentários e perguntas no chat da transmissão.

A live será moderada pela líder do Projeto Integrado da Amazônia (Fundo Amazônia) pesquisadora Michelliny de Mattos Bentes, da Embrapa Amazônia Oriental (Pará), e contará com as participações especiais da cantora Carla Visi, ex-vocalista da banda Cheiro de Amor e atualmente mestranda em Ecologia Humana na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa (Portugal); e do músico Zé Miguel, mestrando em Educação na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Carla Visi é intérprete da música Matança (Jatobá), um hino de lamentação à devastação da Mata Atlântica e que aborda ainda questões ambientais da Amazônia. Em sua pesquisa acadêmica, a cantora, também formada em gestão ambiental, analisa o discurso ambiental de canções sobre a natureza. Zé Miguel vai abordar o processo de criação da música Pérola Azulada, um dos maiores sucessos deste músico amapaense. Graduado em Música pela e com especialização em Metodologia do Ensino da Música, pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (Iesap), Zé Miguel está entre os principais representantes da música na Amazônia, com valorização e elementos da cultura afro no Amapá (batuque e marabaixo).       

Seis videoclipes - Para esta exibição foram selecionados cinco videoclipes produzidos durante oficinas ministradas pela pesquisadora Vânia Beatriz Oliveira, da Embrapa Rondônia, junto a jovens educadores ambientais populares e com alunos e professores participantes do programa Embrapa & Escola em diversas localidades da região amazônica. Entre os vídeos a serem exibidos estão “Canto dos Castanhais do Cajari”, um videoclipe da música “Canto dos Castanhais” de autoria dos compositores Val Milhomem e Joãozinho Gomes; e “Amazônia nosso coração” – videoclipe da música “Não deixe secar o coração” do compositor Túllio Nunes.

“A produção de videoclipes com música amazônica é uma prática educomunicativa com a qual buscamos inovar no uso de recursos de imagens e sons educativos, a fim de que os participantes em interação com o discurso científico e o discurso literário musical, possam refletir e produzir videoclipes vinculados à realidade local”, explicou a pesquisadora Vânia Beatriz Oliveira, apresentadora da Mostra.   

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Agenda 2030, os ODS trazem os 5Ps como compromisso para o desenvolvimento sustentável. Com relação ao P Planeta “Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras” o desafio abraçado pela Rede ODS Embrapa é criar estratégias voltadas para promoção de proteção ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e conscientização coletiva da sociedade e populações, adultos, jovens e crianças. Esta Mostra de Videoclipes Ambientais é organizada pelo grupo de Trabalho de Comunicação da Rede ODS da Embrapa.  

Confira a Mostra de Videoclipes Ambientais: 

1 - “BABY” – videoclipe da música “Pela cauda de um cometa” autoria de Nivito Guedes e Fernando Canto, interpretada por Juliele Marques, artistas do Amapá, registrada no CD “Juliele”.

2 - “Amazônia nosso coração” – videoclipe da música “Não deixe secar o coração” autoria de Túllio Nunes, interpretada pelo Grupo Minhas Raizes, constituído por jovens e crianças da comunidade ribeirinha de Nazaré, localizada no Rio Madeira, em Porto Velho – RO. Registrada no CD Minhas Raízes, 2007.

3 - “Canto dos Castanhais do Cajari” - videoclipe da música “Canto dos Castanhais” de autoria de Val Milhomem e Joãozinho Gomes, artistas do Pará e Amapá, registrado em disco da cantora Juliele (2007).

4 – “Txai da Amazônia” - videoclipe da música “Doce Esperança” de autoria de Amaral Neto e Sérgio Souto, artistas do Acre. Está registrada no CD Sergio Souto no Mundo (2012).

5 – “ODS 6 - Nossos Sonhos Sem Água” - Produzido em Oficina por alunos da Escola Estadual Murilo Braga, em Porto Velho- RO, com a música “Sede” (Nilson Chaves e Marcos Quinan).

--------------------------

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá



Veja também em Notícias da Amazônia


Bolsonaro inaugura 102 km de asfalto em trecho da Transamazônica
Após o evento em Marabá, Bolsonaro se deslocou para o município de Novo Repartimento, a pouco mais de 180 km ao norte....


Jornalista conta os bastidores de reportagem sobre BR-319
Reportagem mostra desafios da Transamazônica......


Manaus retoma vacinação de pessoas com 40 anos ou mais nesta terça (15)
A prefeitura da capital amazonense também ampliou a imunização para pais de pessoas com deficiência permanente menores de 18 anos......


Manaus vacina cerca de 140 mil pessoas acima de 40 anos contra Covid
Mutirão aconteceu em 57 pontos de imunização, sendo que três deles funcionaram sem parar ao longo da madrugada do sábado para o domingo......

 



PUB

 
 
 
 

Ariquemes Online