Ariquemes / RO - sábado, 20 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Legisladores de Nova York tentam proibir o teste de virgindade

Publicado em: 09/12/2019 - 12:00
Legisladores de Nova York tentam proibir o teste de virgindade

A polêmica em torno do rapper americano T.I., que revelou fazer questão de acompanhar a filha Deyjah Harris, de 18 anos, ao ginecologista para “verificar seu hímen” uma vez por ano, provocou polêmica e foi apelidada de #HymenGate.

Agora, os legisladores do Estado de Nova York estão tentando proibir o “teste de virgindade” — a prática de verificar se o hímen de uma mulher ou menina foi rompido, a fim de determinar se ela teve relações sexuais.

Fiquei horrorizada”, disse Michaelle Solages, a deputada democrata do Estado de Nova York que está pressionando pelo projeto de lei para erradicar a prática. “É uma forma de violência contra mulheres e meninas”, disse ela à BBC.

“Os comentários de T.I. e o exame que ele faz em sua filha são inaceitáveis. Passa uma mensagem de que as mulheres são uma propriedade, e isso é errado”, disse Solages.

Um projeto de lei semelhante foi apresentado no Senado estadual, onde está em fase de tramitação em comissões.

“Essa prática, como descrita, é perturbadora, não tem valor médico real e não deve ser permitida neste Estado, nem em nenhum Estado”, disse Melissa DeRosa, secretária do governador e presidente do Conselho Estadual de Mulheres e Meninas.

O projeto de lei de Solages, que ela diz ter apoio bipartidário, será debatido em janeiro.

Se aprovado, a prática se tornaria ilegal e qualquer médico que realizar o exame perderá sua licença.

Os médicos que o realizem também poderão sofrer penalidades ou processos criminais — se o procedimento for realizado fora de uma instalação médica, será considerado abuso sexual.

No momento, não há leis federais ou estaduais que proíbam a prática nos Estados Unidos.

Teste invasivo

Embora os testes de virgindade ainda sejam comuns em pelo menos 20 países — de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) —, ele não tem relevância médica e é frequentemente considerado doloroso, humilhante e traumático para as mulheres.

Os testes de virgindade também são chamados de “teste dos dois dedos” porque o praticante insere dois dedos na vagina da mulher para verificar se o hímen está intacto.

Especialistas em saúde dizem que isso não apenas não é científico, prejudicial e uma violação dos direitos humanos de uma mulher — também não faz sentido: não é possível distinguir um hímen “virgem” de um hímen “não-virgem”. Além disso, o teste pode causar danos físicos e à saúde mental.

A OMS e as áreas de Direitos Humanos e Mulheres da ONU condenaram a prática como “medicamente desnecessária” e pedem uma proibição global.

“O teste de virgindade está enraizado em sistemas arraigados de discriminação contra mulheres e meninas”, diz a OMS, e “reforça ainda mais as normas socioculturais que perpetuam a desigualdade das mulheres, incluindo visões estereotipadas da moralidade e sexualidade das mulheres, e serve para exercer controle sobre as mulheres e meninas”.

Em algumas culturas, as mulheres precisam provar que são virgens antes de poderem se casar.

Educação sexual

O rapper T.I., um músico de 39 anos que ganhou três Grammys e cujo nome real é Clifford Harris, fez seus comentários enquanto participava de um podcast americano chamado Ladies Like Us.

Quando lhe perguntaram sobre educação sexual para seus filhos, ele disse: “Não apenas tivemos ‘a conversa’, fazemos consultas anuais ao ginecologista para verificar seu hímen [de Deyjah Harris]. Sim, eu vou com ela. Seu hímen ainda está intacto”.

No programa, foi apontado que o hímen de uma mulher pode ser rompido fora da atividade sexual.

TI respondeu: “Então eles [médicos] vêm e dizem: ‘Bem, eu só quero que você saiba que há outras maneiras além do sexo de romper o hímen, como andar de bicicleta, atletismo, cavalgadas e outras formas de atividade física’. Então, eu digo: ‘Olha, doutor, ela não anda a cavalo, não anda de bicicleta, não pratica esportes. Basta verificar o hímen, por favor, e me entregue os resultados rapidamente’.”

Os médicos dizem que, embora um hímen possa ser esticado ou rasgado durante o sexo, ele também pode rasgar durante a atividade física ou ao usar absorventes internos.

Além disso, é preciso levar em conta que “nem todas as meninas nascem com hímen”, diz o Colégio Americano de Obstetras. Fonte: BBC.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Ação Parlamentar - 12 horas atrás Ariquemes: Asdefari recebe emenda do deputado Delegado Camargo para instalação de energia solar Com a energia solar a Associação terá uma economia mensal de aproximadamente R$ 2.500,00 em energia elétrica.
2
Ação Parlamentar - 12 horas atrás Audiência pública liderada pelo deputado Pedro Fernandes aborda conflitos na região do Soldado da Borracha O encontro focou nos desafios e contradições enfrentados após a criação da Estação Ecológica Soldado da Borracha, uma área de proteção ambiental que tem sido o centro de um debate acalorado sobre os direitos dos produtores rurais.
3
Porto Velho - 12 horas atrás Turismo em Porto Velho: Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento Na última quinta-feira (18), foi realizada uma formação prática para Guias de Turismo, alunos de história da Universidade Federal de Rondônia (Unir)
4
Agricultura - 12 horas atrás Rondônia Rural Show Internacional fomenta incentivo e reforça o potencial do setor cafeeiro do Estado Segundo o titular da Seagri, Luiz Paulo, com a participação na Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná
5
Capa - 13 horas atrás Sebrae reúne diversas instituições em evento voltado à Integridade para parcerias de sucesso em Rondônia O evento aconteceu no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, com a participação de representantes de diversas instituições de Rondônia.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::