Ariquemes / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99929-2272

uTorrent é reconhecido como ameaça por softwares antivírus

Publicado em: 07/12/2019 - 12:00
uTorrent é reconhecido como ameaça por softwares antivírus

 

Quem já baixou um arquivo via torrent muito provavelmente é familiarizado com dois nomes: uTorrent e BitTorrent, os mais populares softwares para essa função. No entanto, é bem possível que eles não sejam mais tão seguros para uso, como apontam vários programas recentemente.

Usuários começaram a relatar a questão nos fóruns do uTorrent, notando que os sistemas de segurança de seus computadores alertavam sobre insegurança. O site TorrentFreak também decidiu testar se os relatos tinham fundamento e, de fato, o site VirusTotal apontou que a versão mais recente do aplicativo é apontada como ameaça em vários antivírus.

Entre os serviços de antivírus que perceberam uma ameaça no uTorrent estão Windows Defender, Eset, Sophos, DrWeb e outros, totalizando nove sistemas reconhecendo o serviço de downloads como problemático. Nem todos os antivírus mais populares notaram isso, no entanto, já que AVG, Avast e Avira, por exemplo, entendem que não há problemas no software.

No caso do Windows Defender, o software categoriza o uTorrent como uma ameaça severa, mas a descrição detalhada do incidente menciona um “Software Potencialmente Indesejável”. É provável que os antivírus estejam enxergando algum programa que esteja se infiltrando nos PCs por meio do instalador do uTorrent. São os famosos adwares, softwares que muitas vezes não chegam a ser uma ameaça na definição mais estrita da palavra, mas que ficam mostrando publicidade e muitas vezes são mais um incômodo do que um risco à segurança do usuário e do computador.

Também não é a primeira vez que o uTorrent se mostra um problema de segurança. Por exemplo: em 2017, surgiram relatos no Reddit de que os anúncios exibidos no uTorrent estavam distribuindo malware. Para piorar, em 2015, já havia sido descoberto que o aplicativo foi usado para distribuir software que minerava criptomoedas similares à Bitcoin, usando o computador do usuário sem informá-lo disso e causando extrema lentidão no PC.

Isso dito, sempre que antivírus percebiam ameaças nos programas, algum tempo depois eles recebiam uma nova atualização que eliminava o falso-positivo, então não seria qualquer surpresa se dentro de pouco tempo o uTorrent deixar de ser entendido como ameaça.

A questão pode se agravar no futuro, já que agora o uTorrent e o BitTorrent pertence a uma nova empresa chamada Tron. Se você segue algum dos canais dos aplicativos em redes sociais pode ter percebido que houve um redirecionamento das marcas para criptomoedas e blockchain que talvez possa afetar o funcionamento dos programas em algum momento futuro. É ficar de olho para ver como isso se desdobra ao longo dos próximos meses… ou procurar uma alternativa, como o qBittorrent, que é gratuito, de código aberto e sem publicidade.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaque - 16 horas atrás Investimentos em educação: Estudantes vão receber mais de 23 mil tablets do Governo de RO Com o objetivo de facilitar a integração da tecnologia na Educação, o Governo de Rondônia fez entrega simbólica de tablets para estudantes da escola Mariana, Daniel Neri e Flora Calheiros, na terça-feira (23)
2
Guajará-Mirim - 16 horas atrás Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra.Taíssa Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
3
Capa - 16 horas atrás Encontro de Educadores de Trânsito debate segurança viária e lança Campanha Maio Amarelo 2024 Segundo a diretora da EPTran, Junaia Freitas, o evento vai contar com a participação de 300 pessoas em média, servidores dos 52 municípios e distritos rondonienses
4
Ação Parlamentar - 16 horas atrás Nim Barroso destina emenda parlamentar para Presidente Médici Em nome de toda equipe da associação, queremos agradecer o deputado Nim Barroso pelo envio do recurso. São muitas pessoas envolvidas e temos muito a agradecer
5
Ação Parlamentar - 16 horas atrás Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado do Oeste para traçar melhorias à população Em visita à Unisp, o deputado destacou aos policiais a importância de progressões de vencimentos, realinhamento, e questões que envolvem toda a segurança pública. Reforçou também a união, diálogo contínuo e segurança para a população.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::