Ariquemes / RO - sexta-feira, 29 de março de 2024
(69) 99929-2272

Alunos debatem sobre violência de gênero

Publicado em: 26/11/2019 - 12:00
Alunos debatem sobre violência de gênero

Mais de 100 alunos com idade entre 13 e 17 anos da Escola Estadual David Mufarrej, localizada no bairro da Cidade Velha, em Belém, participaram do segundo dia de programação da Semana Justiça Pela Paz em Casa. Nesta terça-feira, 26, a juíza auxiliar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Reijjane de Oliveira, e a pedagoga da Cevid, Riane Freitas, conversaram com os alunos, na sede da escola, sobre violência de gênero, relacionamentos abusivos e a cultura do machismo na sociedade. 
 
“É preciso que a gente possa debater, de forma democrática, de maneira respeitosa, o que é violência contra a mulher, o que é violência de gênero, o que é identidade de gênero, o que é essa diversidade sexual. Uma das atividades que a Cevid desenvolve é essa. É preciso falar de relacionamentos abusivos, de masculinidade tóxica, de agressividade nas relações”, explicou a magistrada Reijjane de Oliveira. 
 
A pedagoga Riane Freitas esclareceu, ainda, a relevância do debate sobre as formas de violência pra que essa geração – que tem mais ou menos a idade da Lei Maria da Penha – possa construir uma outra sociedade. “É necessário que haja uma mudança de paradigma, sem tanta violência como vemos no dia de hoje. Como eles estão numa idade em que se iniciam os relacionamentos afetivos, é importante que compreendam o que é abusivo e violento”.  
 
A aluna Jullyane Monteiro, de 15 anos, aprovou a iniciativa. “Foi interessante a conversa porque tinham coisas que nem eu mesma sabia. É importante também esclarecer os meninos. Eu não conheço ninguém que tenha passado por violência doméstica, mas vejo aqui mesmo na escola situações de meninos fazendo brincadeiras que na verdade são ofensas às mulheres”, explicou.  
 
Já Artson Amorim, de 17 anos, contou que acompanhou uma situação de violência no próprio ambiente familiar. “Eu já conheço muito sobre os gêneros. Gostei muito da aula porque é sempre bom a gente saber mais sobre esse tema. Eu já parei o meu pai uma vez por causa de conflito em casa. Não é muito legal falar sobre isso, mas eu já presenciei. Sei como é. Às vezes a gente passa por isso dentro de casa”, afirmou. 
 
Justiça pela Paz em Casa – A programação, organizada pelo TJPA através da Cevid, teve início desde a última segunda-feira, 25, com o intuito de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher através de ações educativas. Paralelamente, ocorre, até a próxima sexta-feira, 29, força-tarefa em Comarcas de todas as regiões do Estado para dar andamento aos processos de violência doméstica e familiar contra a mulher.   
 
Nesta quarta-feira, 27, a equipe da Cevid estará no canteiro de obras do empreendimento La Salle, localizado na Rodovia Mário Covas, para ministrar a palestra “Violência de Gênero e o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”. Ainda no dia 27, haverá Círculos de Construção de Paz com partes em processos de violência doméstica no Fórum Criminal de Belém. 
 
A programação educativa da semana encerra no dia 28, com um cine-debate sobre violência doméstica voltado para alunos da Escola Estadual General Gurjão. A atividade ocorrerá na Fundação Cultural do Estado do Pará, o Centur.
 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::