Ariquemes / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Racismo Estrutural é debatido em Ariquemes

Publicado em: 19/11/2019 - 12:00
Racismo Estrutural é debatido em Ariquemes

Na próxima quarta-feira (20), o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra, data instituída em 2003 no calendário nacional. A Águas de Ariquemes, trabalhando na promoção da igualdade e diversidade racial, por meio do Programa Respeito dá o Tom, neste mês intensificou as ações que reforçam a importância desta temática, com novas aprendizagens e quebra de paradigmas.

 

Desta vez, a concessionária convidou, Ana Sena, mestre em Ciências Sociais e militante da causa. A campo-grandense, abriu a manhã da última quinta-feira (14), palestrando para os colaboradores da Águas de Ariquemes e convidados, sobre o Racismo Estrutural e suas vertentes. A ação, que aconteceu no auditório da Acia, proporcionou trocas de experiências e exemplos práticos do quanto o ariquemense precisa avançar nos direitos que tange a igualdade racial.

A noite, os acadêmicos da FAEMA, entenderam melhor sobre a institucionalização do racismo dentro de um contexto histórico, analisando o impacto no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. Ana Sena, conta que a música, a religião, política e gastronomia entre outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra.

 

“Acredito ser um tempo de equidade e empoderamento para o negro, valorizar a cultura afro-brasileira, e com ela criar condições para superar o racismo estrutural que impede as pessoas de alcançarem seus objetivos, seja no âmbito profissional, social”, Sena conta ainda que, “mais da metade da população brasileira é negra, porém nas cem maiores empresas do país, somente 5% dos cargos executivos são ocupados por essas pessoas, um reflexo claro do retrocesso, falta de oportunidades e empenho que precisam ser considerados pela sociedade”, finalizou.

 

“É gratificante fazer parte de uma empresa que pensa e age a favor das diversidades raciais, traz um sentimento de pertencimento, falar sobre falta de oportunidades que muitas pessoas só por serem negras não tem, ainda é latente em muitos lugares e instituições”, contou, Bruna Patrícia, analista de planejamento.

 

Alessandro Santos, operador de Estação de Tratamento de Água, que palestrou em diversas cidades nos últimos meses sobre Viés Inconsciente e Colorismo, conta que o programa mudou sua forma de pensar.

 

“A concessionária, desde que lançou o Programa Respeito dá o Tom, todo mês aborda um tema diferente. Em 2019 foram realizadas inúmeras ações, a responsabilidade social de propagar as informações é de cada colaborador, levando respeito e dignidade, a começar por frases e citações populares que discrimina e inferioriza o ser negro, elas devem sumir do nosso vocabulário”, pontuou.

 

Para mais informações sobre o Programa Respeito dá o Tom, desenvolvido nas unidades da Aegea Saneamento, acesse www.aegea.com.br/respeitodaotom

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaque - 9 horas atrás Investimentos em educação: Estudantes vão receber mais de 23 mil tablets do Governo de RO Com o objetivo de facilitar a integração da tecnologia na Educação, o Governo de Rondônia fez entrega simbólica de tablets para estudantes da escola Mariana, Daniel Neri e Flora Calheiros, na terça-feira (23)
2
Guajará-Mirim - 9 horas atrás Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra.Taíssa Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
3
Capa - 9 horas atrás Encontro de Educadores de Trânsito debate segurança viária e lança Campanha Maio Amarelo 2024 Segundo a diretora da EPTran, Junaia Freitas, o evento vai contar com a participação de 300 pessoas em média, servidores dos 52 municípios e distritos rondonienses
4
Ação Parlamentar - 10 horas atrás Nim Barroso destina emenda parlamentar para Presidente Médici Em nome de toda equipe da associação, queremos agradecer o deputado Nim Barroso pelo envio do recurso. São muitas pessoas envolvidas e temos muito a agradecer
5
Ação Parlamentar - 10 horas atrás Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado do Oeste para traçar melhorias à população Em visita à Unisp, o deputado destacou aos policiais a importância de progressões de vencimentos, realinhamento, e questões que envolvem toda a segurança pública. Reforçou também a união, diálogo contínuo e segurança para a população.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::