Ariquemes / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Rondônia registra mais de 1500 acidentes com animais peçonhentos

Publicado em: 13/11/2019 - 12:00
Rondônia registra mais de 1500 acidentes com animais peçonhentos

Mais de 1.500 de acidentes com animais peçonhentos foram registrados em todo o estado até o dia 11 deste mês. Por conta disso, a Agência Estadual de Vigilância de Saúde (Agevisa) alerta a população e reforça seu planejamento e estratégia de atuação para enfrentar e dar resposta a este problema de saúde pública que tende aumentar durante o período de chuvas e cheia dos rios em toda a Amazônia. Segundo o médico veterinário Cesarino Júnior Lima Aprígio, gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Agevisa, este período, de fato, é o mais crítico do ano em relação aos ataques de animais peçonhentos em Rondônia. Ele explicou que as pessoas precisam se precaver e adotar posturas que inibam os acidentes, visto que, que as chuvas potencializam o crescimento da vegetação próxima às residências, formando um ambiente propício para abrigo e reprodução desses animais perigosos, principalmente com o acúmulo de lixo doméstico.

Cesarino Aprígio informou que até o dia 11 deste mês, 930 pessoas foram picadas por cobras, e cerca de 700 pessoas foram atacadas por outros animais peçonhentos não menos perigosos em Rondônia, como as arranhas, escorpiões, lagartas e abelhas, números que, segundo ele, devem aumentar mais nesta época do ano se as pessoas não adotarem medidas protetivas e salubres (limpeza) nas residências e no ambiente de trabalho, como o uso de botas, por exemplo, durante a realização de tarefas no quintal de casa e nas áreas de lavouras e plantações agrícolas.

O gerente explicou também que a Agevisa sempre atua vigilantemente com atenção redobrada no monitoramento das regiões de risco, destacando que mantem estoque de soro antiofídico (contra picada de cobra, aranha e escorpiões), em todas as regionais e serviços de saúde do Estado, mesmo com as dificuldades do Laboratório Butantã – que produz o soro no Brasil -, que está trabalhando em três turnos para atender demanda por este tipo de medicamento, eis que não é um insumo que se pode importar, visto que não existe similaridade de composição entre o veneno da cobra brasileira com qualquer outra cobra do mundo. “Por isso é que o antídoto tem de ser produzido com o veneno da cobra brasileira, e usado preferencialmente daquela da mesma espécie que provocou o ataque, acidente”, disse Cesarino Júnior.

Em Rondônia, por sua natureza climática e geográfica, as principais ocorrências decorrem das picadas de serpentes (cobras), aranhas, escorpiões, abelhas e besouros, segundo dados da Agevisa, que indica os telefones 190 e 193, do Batalhão da Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros Militar, que são instituições do Poder Público aptas a lidar com essas situações (muito peculiares), e parceiros da Agência de Vigilância em Saúde do Estado de Rondônia.

Fonte: Secom

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Brasil - 4 horas atrás 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo com inscrições abertas O tema central desta edição é “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais
2
Cidades-RO - 4 horas atrás Rondônia Cidadã contempla moradores de Alto Alegre dos Parecis com serviços essenciais neste fim de semana Na edição realizada nos dias 20 e 21, em Buritis, o Rondônia Cidadã promoveu 1.224 atendimentos em diversas áreas, que se somaram aos 2.862 realizados nos dias 23 e 24 de março, totalizando 4.086 serviços essenciais prestados
3
Agricultura - 4 horas atrás Cadeias produtivas da Ovinocultura e da Suinocultura são temas de encontros regionais em Rondônia Nesta primeira etapa estão previstos quatro encontros, sendo o primeiro no dia 30 de abril, em Porto Velho, no auditório da Faperon. Já no dia 02 de maio, o encontro acontece em Ariquemes, no auditório da unidade regional do Sebrae RO
4
Destaque - 5 horas atrás Educação no trânsito é fortalecida através de ações com foco na prevenção nos municípios Com a mensagem “A Cultura de Paz e Acalmamento no Trânsito”, estabelecida para o mês de abril em conformidade com a Resolução nº 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realiza ações nos municípios rondonienses
5
Capa - 5 horas atrás Oportunidade: TCE-RO abre seleção para cargo com salário superior a R$ 14 mil As inscrições já estão abertas e se estendem até o dia 5 de maio. Para participar, os interessados deverão preencher o formulário eletrônico específico disponível neste link: https://forms.office.com/r/FHCcX8Hyq3.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::