Ariquemes / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Irão goza de vantagem militar efetiva sobre EUA e aliados americanos no Médio Oriente

Publicado em: 07/11/2019 - 12:00
Irão goza de vantagem militar efetiva sobre EUA e aliados americanos no Médio Oriente

 

O Irão goza atualmente de uma vantagem militar efetiva sobre os EUA e os aliados americanos no Médio Oriente, devido à sua capacidade de fazer a guerra com recurso a terceiros, como milícias xiitas e insurgentes. A avaliação é do International Institute for Strategic Studies (IISS), um instituto de investigação em relações internacionais, que esta quinta-feira divulgou o estudo “Iran’s Networks of Influence” (“As Redes de Influência do Irão”).

Após 16 meses de investigação sobre a estratégia e a doutrina do regime iraniano no Líbano, na Síria, no Iraque e no Iémen, o IISS concluiu que a capacidade de Teerão de usar terceiros tornou-se a sua arma de escolha.

As redes de influência, referidas no título do estudo, são mais importantes para o poder iraniano do que o seu programa de mísseis balísticos, putativos planos nucleares ou as suas forças militares convencionais, sublinha o instituto de investigação.

“ESPAÇOS DE BATALHA COMPLEXOS E CONGESTIONADOS SEM ESTADO DE DIREITO”
Estas redes, que operam de maneira diferente nos vários países, foram projetadas, providas de recursos e implementadas por Teerão como o seu principal meio de combate contra adversários regionais e a pressão internacional. Esta política “tem consistentemente dado vantagem ao Irão sem o custo ou o risco de confronto direto com adversários”.

O documento que resultou da investigação defende que a aplicação da força convencional não pode contrabalançar a capacidade soberana do Irão nos últimos 40 anos, uma vez que a maioria dos conflitos no Médio Oriente não é definida por uma guerra entre estados, envolvendo uma paridade de forças sujeitas ao direito internacional. Em vez disso, “há espaços de batalha complexos e congestionados, que não envolvem o Estado de Direito ou a responsabilização, mas baixa visibilidade e atores múltiplos que representam um mosaico de interesses locais e regionais”.

PROTESTOS NACIONALISTAS CONTRA O IRÃO NOS PAÍSES ONDE EXERCE INFLUÊNCIA
Apesar de tudo, o equilíbrio militar convencional ainda é favorável aos EUA e aos aliados na região, mas o equilíbrio da força efetiva pende agora mais para o Irão, sublinha o relatório.

Mesmo sujeito a sanções americanas, Teerão encontrou pouca resistência internacional à sua estratégia. O desafio que o regime enfrenta agora chega de protestos nacionalistas contra o Irão precisamente nalguns dos países em que Teerão exerce influência. Mas se, por um lado, o estudo declara que o Irão é suficientemente resiliente para resistir à vaga de protestos, por outro, não ignora que o regime enfrenta dificuldades nessa matéria, uma vez que “a sua influência depende de grupos que ou não querem governar diretamente (como o Hezbollah no Líbano) ou não estão capazes ou equipados para a governação (como no Iraque)”.

O custo total para a economia iraniana das suas atividades na Síria, no Iraque e no Iémen é de 16 mil milhões de dólares (cerca de 14,5 mil milhões de euros). Já o Hezbollah recebe anualmente de Teerão 700 milhões de dólares (mais de 630 milhões de euros). Nenhum outro país tem sido tão ativo ou efetivo como o Irão em conflitos regionais, remata o relatório do IISS.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaque - 16 horas atrás Investimentos em educação: Estudantes vão receber mais de 23 mil tablets do Governo de RO Com o objetivo de facilitar a integração da tecnologia na Educação, o Governo de Rondônia fez entrega simbólica de tablets para estudantes da escola Mariana, Daniel Neri e Flora Calheiros, na terça-feira (23)
2
Guajará-Mirim - 16 horas atrás Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra.Taíssa Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
3
Capa - 17 horas atrás Encontro de Educadores de Trânsito debate segurança viária e lança Campanha Maio Amarelo 2024 Segundo a diretora da EPTran, Junaia Freitas, o evento vai contar com a participação de 300 pessoas em média, servidores dos 52 municípios e distritos rondonienses
4
Ação Parlamentar - 17 horas atrás Nim Barroso destina emenda parlamentar para Presidente Médici Em nome de toda equipe da associação, queremos agradecer o deputado Nim Barroso pelo envio do recurso. São muitas pessoas envolvidas e temos muito a agradecer
5
Ação Parlamentar - 17 horas atrás Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado do Oeste para traçar melhorias à população Em visita à Unisp, o deputado destacou aos policiais a importância de progressões de vencimentos, realinhamento, e questões que envolvem toda a segurança pública. Reforçou também a união, diálogo contínuo e segurança para a população.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::