Ariquemes / RO - quinta-feira, 25 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Ex-governador Marcelo Miranda completa 15 dias preso no quartel da Polícia Militar em Palmas

Publicado em: 11/10/2019 - 12:00
Ex-governador Marcelo Miranda completa 15 dias preso no quartel da Polícia Militar em Palmas

A prisão do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) completa 15 dias nesta sexta-feira (11). O político é investigado em um suposto esquema de corrupção e foi alvo da Polícia Federal na operação 12º Trabalho. Ele está em uma cela do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, desde o último dia 26 de setembro.

Três instâncias da Justiça negaram pedidos do ex-governador para responder em liberdade. O último a negar o pedido de habeas corpus foi o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça. Ante disso, a liberdade de Marcelo Miranda também foi negada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e pela Justiça Federal do Tocantins.

O advogado da família, Jair Alves Pereira, informou nesta sexta-feira que entrou com um pedido de reconsideração para os ministros do TRF1 e aguarda uma nova análise. Nesta quinta-feira (10), o ex-governador completou 58 anos dentro da cela do quartel da PM.

O irmão de Marcelo, José Edmar Brito Miranda Júnior, também segue preso. Ele está em uma cela para presos com diploma de nível superior na Casa de Prisão Provisória de Palmas. A defesa fez um pedido de habeas corpus para ele, mas o pedido ainda não foi julgado pela 4ª Vara Criminal da Justiça Federal.

O pai dos dois, José Edmar Brito Miranda, também chegou a ser preso durante a operação, mas foi solto no dia 27 de setembro após pagar fiança de 200 salários mínimos.

A investigação

Os investigadores do caso apuram desvios que podem chegar a R$ 300 milhões dos cofres públicos do Tocantins e sustentam que a prisão de Miranda é necessária para que não haja interferência nos trabalhos. Ao pedir a prisão do ex-governador, o Ministério Público Federal utilizou provas colhidas durante a operação Reis do Gado e informações obtidas na delação premiada de Alexandre Fleury, que admitiu ter sido laranja da família Miranda.

Conforme a decisão judicial que autorizou as prisões, Brito Miranda, pai do ex-governador, e Brito Miranda Júnior, irmão, funcionavam como pontos de sustentação para "um esquema orgânico para a prática de atos de corrupção, fraudes em licitações, desvios de recursos, recebimento de vantagens indevidas, falsificação de documentos e lavagem de capitais, cujo desiderato [finalidade] era a acumulação criminosa de riquezas para o núcleo familiar como um todo."

Os investigadores concluíram que os atos ilícitos eram divididos em sete grandes eixos, envolvendo empresas, fazendas, funcionários públicos e laranjas, "que se relacionavam organicamente entre si para o desenvolvimento exitoso das atividades criminosas, mas que funcionavam como grupo.

A decisão aponta ainda que durante as investigações foram verificados episódios de falsificação de escrituras públicas e registros de imóveis vinculados à família para promover a ocultação e blindagem patrimonial. Também há indícios de ameaças a testemunhas, compra de depoimentos e destruição de provas.

A investigação ainda apontou a utilização de equipamentos de contrainteligência para dificultar e impedir a investigação pelas autoridades policiais. "Assim como a rara utilização do sistema bancário legalizado, consoante teria restado claro a partir do insucesso das medidas de bloqueio determinadas pelo eminente ministro Mauro Campbell Marques", diz a decisão.

O texto da decisão afirma que a sucessão de atos de investigação não resultou no desmantelamento da organização criminosa, que continuaria em pleno funcionamento através de prepostos. A lavagem de dinheiro se daria pela aquisição de fazendas, aviões, veículos e gado mediante a ausência de escrituração em nome de laranjas.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Artigos - 8 horas atrás Conheça a história da Loja Simbólica Saber e Fraternidade N° 04 de Ariquemes Em junho de 1977 em baixo de uma árvore reunia-se alguns irmãos num encontro informal próximo a churrascaria Marisa, naquela época administrada pelo Irmão Alano de Souza Correa.
2
Agricultura - 11 horas atrás Rosangela Donadon anuncia pagamento de recurso para beneficiar agricultores de Ouro Preto do Oeste Rosangela Donadon informou que o recurso foi direcionado para a Associação dos Produtores Rurais Flor da Mata (ARFLOMA) com o intuito de beneficiar diretamente os agricultores familiares da região
3
Ariquemes Online - 11 horas atrás Ariquemes tem surto de síndromes gripais e Secretária Municipal de Saúde faz alerta A Secretária informou que por ordem da Prefeita Carla Redano, foi dobrado o número de profissionais que atuam na Saúde, tanto no Hospital da Criança quanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
4
Ação Parlamentar - 11 horas atrás Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos Naturalmente, não queremos que Rondônia, devido à sua juventude, receba o mesmo tratamento que é dado aos estados da federação que já atingiram a maioria
5
Cacoal - 12 horas atrás Cirone Deiró apoia Campeonato Estadual de Motocross O parlamentar assegurou R$ 60 mil, junto ao Governo do Estado, para apoiar o evento. A abertura será nos dias 27 e 28, na Pista do Bosque, em Cacoal. A entrada para prestigiar a largada será um quilo de alimento.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::