Rondônia, - 00:09

 

Você está no caderno - Rondônia
Comissão de transporte
Comissão de transporte e obras públicas sabatina indicados para a Agero
Nomes indicados pelo Executivo foram aprovados pelos membros da comissão
Publicado Quarta-Feira, 9 de Outubro de 2019, às 11:12 | Fonte Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia 0

 
 

Fotos: Marcos Figueira-Decom-ALE/RO

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Transportes e Obras Públicas (CTOP), sob a presidência do deputado Luizinho Goebel (PV), e com as presenças dos deputados Marcelo Cruz (PTB), Cássia Muleta (Podemos), Jair Montes (PTC), Adelino Follador (DEM) e Cabo Jhony Paixão (PRB) recebeu os indicados para ocuparem os cargos de presidente e Diretores da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado de Rondônia (Agero). 

Para o cargo em comissão de Diretor-Presidente da Agero, o Executivo indicou Clébio Billiany de Mattos. Ele tem mestrado em Administração e especialista em Gestão de Pessoas e Metodologia do Ensino Superior. Mattos atuava como Coordenador na Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (SEDI).  Para o cargo em comissão de Diretor de Regulação Econômica da Agero, foi indicado Sérgio Sival Ferreira Sousa, bacharel em Ciências Econômicas e ex-assessor de planejamento estratégico do Diretor-presidente da Agero. 

Para ocupar o cargo em comissão de Diretor de Normatização e Fiscalização dos Serviços da Agero, o Executivo indicou Kenny Abiorana Duran, com mestrado em Engenharia de Produção e especialista em Administração Financeira e Estratégica Financeira Empresarial, que já exerceu o cargo de Superintendente Financeiro na Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd). Para o cargo em comissão de Diretora de Administração, Finanças e Planejamento da Agero, foi indicada a bacharel em Ciências Contábeis e ex-chefe de gabinete da Caerd, Silvia Lucas da Silva Dias. 

 

Regulamentação 

Após apresentação do currículo dos novos gestores, o deputado Adelino Follador solicitou ao novo presidente atenção referente a questão regulamentação do táxi compartilhado e dos transportes alternativos em Porto Velho e a Lei 13.855/19, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) que aumenta a punição para transportes piratas. “Essa atividade foi aprovada pela população e por isso precisamos regulamentar essa decisão. São muitas famílias envolvidas nesse ramo e não podemos deixar esses taxistas sem emprego e principalmente sem renda”, disse. 

Em resposta ao deputado Adelino, o indicado para o cargo de Diretor-Presidente da Agero, Clébio Billiany, afirmou que após a regulamentação da lei do táxi compartilhado, a Agência irá regulamentar a atividade, bem como fiscalizar para que o serviço seja prestado com qualidade. 

 

CPI Energisa 

Como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Assembleia Legislativa para investigar possíveis irregularidades e práticas abusivas contra os consumidores de Rondônia e que estariam sendo praticadas ela empresa Energisa, o deputado Jair Montes solicitou antecipadamente, ao novo presidente a indicação de técnico da equipe da Agero, com conhecimento em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica para compor a CPI. 

 

Conhecimento 

Em seguida, Jair Montes questionou também Billiany qual seu nível de conhecimento referente a importância da Agero para o Estado de Rondônia, como avalia sua indicação como Diretor-Presidente e qual compromisso será feito durante sua gestão com a população rondoniense referente aos serviços regulamentados pela Agência. 

O indicado ao cargo de Diretor-Presidente da Agero, apontou que a Agência precisa estará sempre à disposição da população e garantiu que pela sua vasta experiência como administrador se considera “um gestor voltado para a governança técnica, que busca a ética, eficiência e eficácia com sua equipe”, disse. 

O deputado Alex Redano ressaltou a importância de os indicados terem conhecimento técnico e experiência para atuar nas respectivas áreas. “Vocês serão pressionados por determinados grupos e por isso podemos afirmar que terão uma grande missão como gestores desse órgão”, pontuou. 

A deputada Cássia Muleta pediu que os novos gestores olhem com muita responsabilidade sobre a regulamentação dos transportes alternativos.  “Espero que vocês sejam parceiros de todas as categorias, que chamem para conversar, pois todos eles têm o dinheiro de trabalhar e são de grande serventia para a população rondoniense”, afirmou. 

Segundo o presidente da Comissão de Transportes e Obras, Luizinho após serem devidamente sabatinados, “os novos gestores foram aprovados por unanimidade pelos membros da comissão e estão habilitados para exercerem o cargo para qual foram indicados, nos termos da Lei Complementar Estadual n° 965/2017”, finalizou. Agora caberá ao plenário da Casa de Leis concluir o processo.

Texto: Laila Moraes-Decom-ALE/RO

 









Veja também em Rondônia


Nota pesar pelo falecimento de Danilo Cassimiro Moreno
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes, vem a público lamentar e expressar sentimento de pesar pelo falecimento do jovem Danilo......


Matérias de iniciativa dos parlamentares são aprovadas na Assembleia Legislativa
Deputados estaduais aprovaram projetos nesta segunda-feira, durante a sessão plenária ...


Follador divulga lista de emendas, de mais de R$ 2,7 milhões, destinadas em três anos para Ariquemes
Parlamentar publicou relatório detalhado para combater informações falsas ...


Moradora denuncia falta de médico no hospital público em Monte Negro
Falta de médico já virou rotina no Hospital Municipal de Monte Negro. ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News