Rondônia, - 01:56

 

Você está no caderno - Rondônia
Outubro Rosa
Assembleia Legislativa lança campanha Todos a Favor da Vida em alusão ao Outubro Rosa
É mais uma forma de conscientizar a população para a prevenção do câncer de mama
Publicado Quarta-Feira, 9 de Outubro de 2019, às 11:08 | Fonte Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia 0

 
 

Fotos: Marcos Figueira-Decom-ALE/RO

Na manhã desta terça-feira (8), a Assembleia Legislativa de Rondônia abriu oficialmente, na escadaria de acesso a Casa de Leis, a programação em alusão ao “Outubro Rosa”, com o tema “ Todos a Favor da Vida”, com uma série de atividades para alertar a sociedade sobre a importância de ações preventivas, cuidados com a saúde bem como a importância dos exames regulares com médicos especializados para o diagnóstico do câncer de mama. 

Na abertura, o deputado estadual Dr. Neidson (PMN) foi enfático ao afirmar que a mulher tem direito ao acesso com maior facilidade aos exames preventivos, pois muitas vezes esbarram na burocracia e até mesmo ficam numa longa fila de espera, o que causa desconforto, constrangimento e baixa autoestima, em não poder realizar exames básicos, como ressonância ou mamografia”. 

“Após o exame de rotina, de toque nos seios, quando encontram algo diferente, as mulheres procuram os médicos que imediatamente indicam a realização de exames complementares. Isso é importante para um diagnóstico precoce da doença, e o aumento na perspectiva de cura”, pontuou. 

Além disso, o deputado enfatizou que o câncer de mama não atinge só o público feminino, segundo ele, a estatísticas medicas já apontam que, cerca de 1%, dos homens já apresentaram câncer mamário. 

O deputado Chiquinho da Emater (PSB) declarou que as mulheres precisam ser tratadas com respeito, e que o direto a realizar exames faz parte disso. Falou que seu gabinete está à disposição para atender essa demanda, e ajudar da melhor maneira possível as mulheres de Rondônia que precisam de apoio.  O parlamentar destacou que atualmente, o câncer de mama é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. 

O deputado Aélcio da TV (PP), disse que sempre abraçou a causa, que considera importante e urgente o atendimento de qualidade. “Sabemos que o diagnóstico de câncer não abala não só a mulher, mas toda a família, por isso a importância da prevenção”. Ele fez um apelo, para que todos possam fazer o autoexame e tentar diagnosticar qualquer nódulo, ou algo diferente nas mamas, para que todo o processo de tratamento seja iniciado o mais rápido possível. “A Assembleia Legislativa cumpre seu papel social de divulgar o conhecimento e as ações de prevenção desta doença”, destacou Aélcio. 

Para o deputado Eyder Brasil (PSL) o diagnóstico precoce é responsável por boa parte da cura do câncer de mama, e quanto mais cedo a mulher perceber algum tipo de alteração em seu seio e buscar um especialista, maior a probabilidade de cura. “Nosso gabinete está fazendo uma campanha, juntamente com a Unale, para arrecadar lenços para as mulheres que já estão em processo de tratamento, e que perderam os cabelos, por conta da quimioterapia”, afirma. 

 

“Outubro Rosa” 

O “Outubro Rosa” nasceu em meados dos anos 1990 com o intuito de levar informação e maiores serviços de prevenção e tratamento de doenças relacionadas à saúde feminina. Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, estimam-se quase 60.000 novos casos de câncer de mama no Brasil nos anos de 2018 e 2019. 

O câncer de mama tem cura e graças ao Outubro Rosa, a população tem acesso à realização de exames importantes para o diagnóstico e prevenção da doença, durante todo o mês de outubro, gratuitamente pelo SUS. Os exames vão desde papanicolau a mamografias e estão disponíveis para mulheres de todas as faixas etárias. 

 

Programação da campanha  

08 a 31/10/19 - Campanha de arrecadação de lenços, uma parceria com o projeto lenço de amor resgata a autoestima e a beleza. Todos os lenços serão entregues a pacientes com câncer. 

14 a 31/10/19 - Exposição de "PEITO ABERTO" com quadros fotográficos de mulheres pacientes curadas e em tratamento, pelas lentas da fotógrafa Graziela, do município de Guajará-Mirim. 

Caminhada- No dia 29 de outubro acontece a caminhada rosa “Juntos a Favor da Vida”, às 19h, no espaço alternativo em Porto Velho.

Texto: Eláine Maia-Decom-ALE/RO

 









Veja também em Rondônia


Nota pesar pelo falecimento de Danilo Cassimiro Moreno
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes, vem a público lamentar e expressar sentimento de pesar pelo falecimento do jovem Danilo......


Matérias de iniciativa dos parlamentares são aprovadas na Assembleia Legislativa
Deputados estaduais aprovaram projetos nesta segunda-feira, durante a sessão plenária ...


Follador divulga lista de emendas, de mais de R$ 2,7 milhões, destinadas em três anos para Ariquemes
Parlamentar publicou relatório detalhado para combater informações falsas ...


Moradora denuncia falta de médico no hospital público em Monte Negro
Falta de médico já virou rotina no Hospital Municipal de Monte Negro. ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News