Ariquemes / RO - quinta-feira, 25 de abril de 2024
(69) 99929-2272

GDF é condenado a indenizar mãe por morte de bebê durante parto

Publicado em: 08/10/2019 - 12:00
GDF é condenado a indenizar mãe por morte de bebê durante parto

A juíza Mara Silda Nunes de Almeida, da 8ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal, condenou o governo do DF a indenizar uma mulher pela morte do filho dela durante parto, no Hospital Regional de Planaltina (HRPl). A sentença é de 1º de outubro e o valor foi fixado em R$ 100 mil.

Polícia investiga pelo menos 11 casos de negligência em hospital público do DF
'O médico foi bruto', diz mãe de recém-nascido que teve clavícula quebrada durante parto no DF
A Justiça entendeu que os médicos agiram com negligência ao forçar a realização de um parto normal, sendo que uma cesárea poderia salvar a vida do bebê. A decisão é de primeira instância e cabe recurso.

O G1 acionou o governo do DF sobre a determinação e aguarda posicionamento.

O caso
No processo, a mulher afirma que foi admitida no HRPl na madrugada de 21 de agosto de 2016, com 39 semanas de gestação saudável. A autora afirma que foi avaliada por três médicos, em um trabalho de parto que durou cinco horas.

Segundo a mulher, mesmo com "sofrimento excessivo" e diversos outros sinais de problemas no procedimento, os médicos mantiveram a intenção de um parto normal e não realizaram uma cesárea. Ela afirma que, por conta disso, o bebê nasceu morto.

O GDF, por sua vez, afirmou em defesa que não houve negligência e que a atuação dos clínicos não foi a causa da morte da criança.

Ao analisar o caso e a perícia realizada no processo, a juíza Mara Silda Nunes entendeu que houve negligência. "Tem-se que a opção pelo parto normal não se mostrou adequada, pois apresentava diversos riscos e, de fato, acabou por provocar a morte do feto", afirma na sentença.

Ainda segundo a magistrada, "o prejuízo moral da autora é inquestionável em razão da perda do filho (natimorto), cujo resultado poderia ter sido evitado se tivessem sido adotas as técnicas adequadas de forma tempestiva, o que configurou um dano passível de reparação".
 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Capa - 2 horas atrás Oportunidade: Ifro de Jaru prorroga as inscrições para seleção de alunos do curso de fruticultura O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, está com seleção aberta para candidatos ao curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Fruticultor na modalidade presencial
2
Agricultura - 2 horas atrás Sebrae e Caixa celebram parceria para fortalecer o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat em Rondônia Uma reunião realizada na última semana na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae RO), marcou um grande avanço para o desenvolvimento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) no estado.
3
Publicações Legais - 2 horas atrás COOPERATIVA DE CRÉDITO DO NORTE DE RONDÔNIA LTDA – CREDISIS CREDIARI EDITAL DE CITAÇÃO - CLEONE ROSA DA SILVA E GERSAMI FERREIRA
4
Ação Parlamentar - 2 horas atrás Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes E com a chegada da Carteira de Identidade Nacional (CIN), a procura aumentou em todo o Brasil, e consequentemente em Rondônia.
5
Capa - 2 horas atrás Prazo: Veículos com placa final 4 devem ter licenciamento regularizado sem multas até 30 de abril Até dia 30 de abril, é o prazo que motoristas e proprietários de veículos com placa final 4 têm para atualizar e regularizar o Licenciamento Anual referente a 2024, alerta o Departamento estadual de Trânsito (Detran-RO).

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::