Rondônia, - 19:26

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e Religião
Papa: o apostolado da prevenção é a chave contra os abusos
Numa videomensagem, em espanhol, dirigida aos estudantes de um curso sobre protocolos e processos de prevenção para a proteção de menores, o Papa Francisco ressalta a...
Publicado Sábado, 20 de Julho de 2019, às 11:55 | Fonte Vatican News 0

 
 

Divulgação / Internet

A proteção dos menores é um “problema sério”. Todos nós conhecemos “a vergonha” que este problema trouxe à Igreja, que os nossos membros estejam envolvidos nesses crimes. “Ninguém deve abusar de menores, ninguém os impeça de encontrar Jesus.”

É o que afirma o Papa Francisco na mensagem de vídeo enviada, nos últimos dias, aos participantes do curso promovido, no México, pelo Centro de Pesquisa e Formação Interdisciplinar para a Proteção de Menores (Ceprome). O curso prossegue até a próxima sexta-feira, 26 deste mês, na Pontifícia Universidade do México.

Prevenção
“Um curso importante”, ressalta o Papa, “para todos os menores, para que ninguém abuse deles”. “Deixai vir a mim as crianças”. Recordando as palavras de Jesus, Francisco enfatiza que qualquer um, seja religioso, leigo ou bispo, “que impeça uma criança de chegar a Jesus, deve ser detido em suas atitudes, corrigido, se estivermos em tempo, ou punido, se houver um crime”.

“Prevenir, prevenir”. “Esta é a chave”, acrescenta o Papa, “para garantir que as crianças não sejam abusadas”. “Este é o apostolado da prevenção”, ressalta o Pontífice.

“Dom Bosco intuiu isso e instituiu um modo de agir na educação que foi chamado de sistema preventivo, criticado nos períodos mais iluministas da instrução”, sublinha Francisco e mais tarde se percebeu que tinha um grande valor.

“Esse sistema”, explica o Pontífice, “tem um grande valor porque não se sabe nunca onde um menino pode ser abusado, onde um menino será desviado, onde irão ensiná-lo a fumar drogas, o que é uma forma de corrupção”. “Não pensemos somente ao abuso sexual, mas a todo tipo de abuso”, acrescenta o Papa.

Atividade do Ceprome
O curso foi inaugurado no auditório da Pontifícia Universidade do México pelo núncio apostólico, dom Franco Coppola, com uma palestra focada no tema “A prevenção do abuso na Igreja latino-americana”.

O Ceprome nasceu de um acordo de colaboração, em 2016, entre a Pontifícia Universidade do México e o Centro de Proteção à Criança, sediado na Universidade Gregoriana de Roma.

O Centro, dirigido pelo sacerdote e psicólogo pe. Daniel P. Trevizo Portillo, também organizará o primeiro Congresso latino-americano sobre a prevenção de abuso de menores, programado de 6 a 8 de novembro próximo.

Na última terça-feira, 16 de julho, a Conferência Episcopal do México convocou um Dia de Oração pelas vítimas de abuso sexual perpetrado por religiosos.

Amedeo Lomonaco/Mariangela Jaguraba









Veja também em Espiritualidade e Religião


Papa Francisco clama por um novo humanismo
Com um prefácio de seu próprio punho, o Papa Francisco apresenta um livro que reúne cinco anos de reflexão sobre o trabalho de milhares de associações que, atuando como......


Papa enaltece mulheres corajosas que prestam assistência humanitária
Hoje recordamos todas as mulheres corajosas que vão ao encontro dos seus irmãos e irmãs em dificuldade. Cada uma delas é sinal da proximidade e da compaixão de Deus. #WomenHumanitarians ...


Igrejas evangélicas se mobilizam contra a lei para pessoas trans no Uruguai
Um setor do Partido Nacional promove referendo para anular a legislação aprovada em outubro, que beneficia cerca de mil pessoas ...


Cerimônia de canonização de Irmã Dulce será realizada em outubro no Vaticano
Informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira durante coletivas de imprensa que ocorreram em Salvador e em Roma...

 


ads2507



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News