Rondônia, - 01:17

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Maior aeronave militar feita no Brasil entra em fase final de testes
A aeronave lembra o clássico C-130 Hércules
Publicado Sábado, 20 de Julho de 2019, às 11:35 | Fonte Agëncia Brasil 0

 
 

Força Aérea Brasileira/Sargento Batista/Direitos Reservados

A Força Aérea Brasileira (FAB) está em fase final de testes do KC-390, a maior aeronave militar já desenvolvida e produzida no Brasil. Robusta, a aeronave lembra o clássico C-130 Hércules, avião militar de transporte de tropas e cargas. Mas o KC-390 foi desenvolvido para atender demandas acima das já cumpridas pelo Hércules.

Desenvolvido pela Embraer Defesa e Segurança, o KC-390 poderá atuar em diversos cenários e em pistas não preparadas. Após o término da fase de testes, ele poderá cumprir missões de transporte de cargas e tropa, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo, apoio a missões humanitárias, combate a incêndios florestais, busca e salvamento e evacuação aeromédica. Sua velocidade máxima é de 870 km/h.

Sua capacidade de transporte é um capítulo à parte. São 18,5 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 metros de altura reservados ao transporte de até 23 toneladas de cargas. O KC-390 pode receber blindados, peças de artilharia, equipamentos de grandes dimensões, armamentos e até outras aeronaves.

O KC-390 tem autonomia de voo de 2.730 quilômetros de distância com a carga máxima. A elevada autonomia de voo será um trunfo em missões de busca. Sem carga, o avião pode percorrer 5.958 km de distância.

De acordo com a FAB, 28 unidades estão encomendadas para compor a frota. As duas primeiras serão entregues ainda este ano e ficarão em uma base em Anápolis. Antes, porém, as unidades passam por uma inspeção, para garantir que seus equipamentos estão aptos ao pleno funcionamento. No espírito da multifuncionalidade da aeronave, foram escolhidos pilotos de diferentes especialidades, como transporte, caça e patrulha.

“A proposta é que possamos agregar os conhecimentos das aviações e consolidá-los à doutrina da aeronave para que ela esteja preparada para executar as ações que a Força Aérea Brasileira precisar”, disse o Major Aviador Carlos Vagner Veiga, um dos selecionados para atuar na operação do KC-390, em entrevista à FAB.

* Com informações da FAB

Edição: Narjara Carvalho









Veja também em NACIONAL


Polícia prende Bonde de Jesus que atacava terreiros de umbanda e candomblé
Os registros de intolerância religiosa são comuns Brasil afora, mas no Rio têm uma característica particular: passaram a envolver traficantes e evangélicos...


Cinemas têm até janeiro para garantir acessibilidade a cegos e surdos
A partir do dia 1º de janeiro de 2020, todas as salas de cinema do país serão obrigadas, sob pena de multa, a oferecer aparelhos de acessibilidade para deficientes visuais e auditivos...


Famílias de vítimas de voo da Chape querem ajuda de Bolsonaro
Reunião no Palácio do Planalto será na terça-feira ...


Bolsonaro volta a relacionar Argentina com Venezuela e recebe apoio do filho
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a fazer comentários sobre o processo sucessório na Argentina na manhã deste domingo (18), repetindo que que o país vizinho......

 


ads2507



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News