Rondônia, - 00:18

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Londres envia segundo navio de guerra para região do Golfo
Segundo um porta-voz do executivo britânico, o navio HMS Duncan será enviado para a região do Golfo para transmitir à fragata HMS Montrose, já no local...
Publicado Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, às 11:11 | Fonte Expresso – Portugal 0

 
 

CARL COURT

O Reino Unido vai aumentar temporariamente a sua presença militar no Golfo, com o envio de um segundo navio de guerra, anunciou esta sexta-feira o Governo britânico e uma fonte do departamento da defesa, no contexto das tensões com Teerão.

Segundo um porta-voz do executivo britânico, o navio HMS Duncan será enviado para a região do Golfo para transmitir à fragata HMS Montrose, já no local, que continue a garantir "liberdade de navegação" naquela zona.

Esta rotação, que estava programada, foi avançada, indicou uma fonte da Defesa, que não especificou quanto tempo os dois navios permaneceriam na área.

Segundo uma outra fonte do Governo, o executivo também elevou no seu nível máximo, o nível de alerta nas águas territoriais iranianas para os navios britânicos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico pediu esta sexta-feira calma face às crescentes tensões sobre o transporte marítimo no Golfo Pérsico, anunciando que o Reino Unido não quer um conflito com o Irão.

Jeremy Hunt afirmou que "este é um momento para cabeças frias" para garantir que não haja "escalada não intencional".

Hunt referiu que Londres deu "uma resposta ponderada e cuidadosa" à situação, acrescentando que o Reino Unido está "a ser claro para o Irão" de que não está "à procura de agravar essa situação".

A tensão na zona do Estreito de Ormuz, por onde é transportado quase um terço do petróleo bruto mundial, atingiu o pico nas últimas semanas, com os Estados Unidos a acusarem o Irão de vários ataques contra petroleiros, e o Irão a abater um aparelho não tripulado ('drone') norte-americano.

Na quarta-feira, navios da Guarda Revolucionária do Irão tentaram, sem sucesso, intercetar um petroleiro britânico que navegava no Estreito de Ormuz, segundo as autoridades britânicas.

O navio britânico The British Heritage deixou o Golfo Pérsico e navegou pelo Estreito de Ormuz quando as embarcações iranianas se aproximaram e ordenaram que seguisse em direção a águas daquele país.

A Guarda Revolucionária do Irão negou ter tentado impedir que o petroleiro britânico cruzasse o estreito de Ormuz, revela um comunicado divulgado pela agência de notícias Sepah News.

LUSA
 









Veja também em INTERNACIONAL


Na Alemanha, ministra diz que Brasil é potência agrícola e ambiental
“Queremos mostrar ao mundo como nossa agricultura realmente é”, disse a ministra Tereza Cristina...


Óleo que atinge litoral do Nordeste pode ser da Venezuela
Bolsonaro disse que o governo já tem “no radar” um país de onde poder ter partido o óleo...


África do Sul. Ex-Presidente Jacob Zuma vai mesmo ser julgado por corrupção
Jacob Zuma, no poder entre 2009 e 2018, tinha pedido o abandono da acusação, afirmando-se vítima de uma ''caça às bruxas'' lançada há cerca de 20 anos num rocambolesco caso de venda de armas ...


Curdos dizem que morreram muitos civis no primeiro dia do ataque turco
A Turquia lançou a ofensiva militar depois de os Estados Unidos terem anunciado no domingo que as tropas norte-americanas na região, que prestavam apoio militar às milícias curdas contra o Estado Islâmico, iam retirar-se do teatro de operações ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News