Rondônia, - 01:06

 

Você está no caderno - Rondônia
Audiência pública sobre artesanato indígena
Em Vilhena (RO), MPF vai realizar audiência pública sobre artesanato indígena
Catalogação, exposição e comércio do artesanato indígena de Vilhena serão discutidos no dia 31 deste mês
Publicado Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, às 09:58 | Fonte Ministério Publico Federal 0

 
 

Arte: Secom/PGR

O Ministério Público Federal (MPF) em Vilhena (RO) está acompanhando a promoção do artesanato dos povos indígenas no município. Uma audiência pública foi marcada para o dia 31 deste mês, às 14h, na sede da Prefeitura para tratar com os indígenas e os diversos órgãos públicos envolvidos formas de viabilizar o comércio do artesanato produzido nas aldeias. Foram convidados indígenas, vereadores, servidores da Funai em Vilhena e Cacoal, a Secretaria da Educação e o prefeito de Vilhena.

O procurador da República Lucas Costa Almeida Dias já trata deste assunto com instituições ligadas à promoção do artesanato indígena. Na última quinta-feira (4), foi realizada uma reunião na Fundação Cultural de Vilhena. Além do MPF, participaram a professora Patrícia Goulart Tondineli, da Universidade Federal; a acadêmica Mariana Aikanã; o secretário adjunto da Secretaria de Assistência Social (Semas), Rafael Nunes Reis; a presidente da Fundação Cultural de Vilhena, Kátia Valéria; servidores públicos da Funai e da Casa de Apoio à Saúde Indígena, dentre outros interessados.

Nesta reunião, o procurador da República falou sobre o interesse em relação ao artesanato indígena, necessitando que se faça catalogação e a viabilidade de exposição e venda dos artesanatos. Ele também falou sobre a necessidade de ouvir as comunidades indígenas de forma livre, prévia e informada, conforme a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Durante a reunião houve proposta para que a exposição e a comercialização do artesanato indígena em Vilhena seja realizada duas vezes por mês em feiras nas praças Nossa Senhora Aparecida e Ângelo Spadari. Esse e outros assuntos do artesanato indígena serão tratados na audiência pública do dia 31 de julho, que servirá para articular os órgãos e as pessoas envolvidas na promoção da arte dos povos indígenas da região.

Edital de convocação da audiência pública

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Rondônia
(69) 3216-0511 / 98431-9761
[email protected]
www.mpf.mp.br/ro
Twitter: @MPF_RO









Veja também em Rondônia


Nota pesar pelo falecimento de Danilo Cassimiro Moreno
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes, vem a público lamentar e expressar sentimento de pesar pelo falecimento do jovem Danilo......


Matérias de iniciativa dos parlamentares são aprovadas na Assembleia Legislativa
Deputados estaduais aprovaram projetos nesta segunda-feira, durante a sessão plenária ...


Follador divulga lista de emendas, de mais de R$ 2,7 milhões, destinadas em três anos para Ariquemes
Parlamentar publicou relatório detalhado para combater informações falsas ...


Moradora denuncia falta de médico no hospital público em Monte Negro
Falta de médico já virou rotina no Hospital Municipal de Monte Negro. ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News